Vitória

icon-desk-calendar@2x Created with Sketch. Quando ir
icon-desk-mapa@2x Created with Sketch. Como chegar
icon-desk-cama@2x Created with Sketch. Onde ficar
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde comer
icon-desk-star@2x Created with Sketch. O que fazer

Praias, parques montanhas, monumentos históricos e uma gastronomia de primeira: Vitória é uma verdadeira pérola que oferece atrativos para todos os gostos!

Engana-se quem pensa que os melhores destinos do sudeste estão apenas em São PauloRio de Janeiro e Minas Gerais. O Espírito Santo, apesar de pequeno — corresponde ao quarto menor estado do Brasil —, tem bastante a oferecer para os turistas e locais. Entre os seus principais atrativos está Vitória, uma cidade que definitivamente vale a pena conhecer.

Quer aprender a montar um roteiro justo para a capital capixaba, aproveitando tudo o que ela tem a oferecer? Continue conosco na leitura deste post!

História da cidade

A história de Vitória começa junto à fundação do estado do Espírito Santo. Apenas 34 anos depois da descoberta do Brasil em 1500, os colonizadores portugueses, explorando a região de Vila Velha (capital da capitania), estavam em busca de um local mais seguro para se protegerem dos ataques de índios e outros estrangeiros, como holandeses e franceses.

Vitória, então, foi inicialmente chamada de “Vila Nova do Espírito Santo” e fundada em 8 de setembro de 1551. A cidade finalmente mudou para o seu nome atual em memória à vitória em uma grande batalha comandada pelo donatário da capitania contra os índios goitacases.

Hoje, com uma população de 358 267 habitantes, Vitória é a quarta mais populosa do estado (atrás dos municípios de Vila Velha, Serra e Cariacica) e integra uma região metropolitana chamada de Grande Vitória, que abriga mais outras 34 ilhas.

O que faz a cidade ser tão especial

Charmosa e bastante arborizada, Vitória é cosmopolita e, ao mesmo tempo, cheia de tradição. Por já ter muitos anos de fundação, é normal por lá a mistura de edifícios antigos (concentrados sobretudo no centro da cidade) e construções modernas.

Em 2015, ela foi considerada a 2ª melhor cidade para se viver no Brasil pela Organização das Nações Unidas (ONU). Um dos principais motivos para isso é que a capital, além de sua bela vista e atrativos, ainda guarda um certo ar tranquilo de cidade do interior, junto a preços justos.

As praias estão entre as principais atrações da cidade, mas, definitivamente, não são as únicas opções, como você verá ao longo deste post. A locomoção pela região da Grande Vitória é tranquila, sendo raros os casos de muito trânsito para chegar a algum destino. Por esse motivo, muitas pessoas acabam estendendo o passeio, deslocando-se entre Vitória, Vila Velha e até mesmo o famoso balneário de Guarapari.

Para os apreciadores da vida noturna, Vitória é também bastante especial. Por lá, há a badalada região do Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto. É lá que estão localizados os melhores barzinhos, restaurantes e boates da cidade.

Atrações mais conhecidas para visitar

Aqui, é importante não se prender somente à cidade de Vitória. Os outros municípios da região metropolitana, como Vila Velha, Guarapari e Serra, são fundamentais para complementar e enriquecer o seu passeio, já que têm muito a oferecer. Um exemplo disso é o ponto turístico mais famoso do Espírito Santo: o Convento da Penha — uma das atrações históricas mais importantes localizada justamente em Vila Velha.Tendo essa informação em mente, listamos, abaixo, os principais atrativos de Vitória e arredores que merecem a sua visita:

Praia de Camburi

A praia de Camburi é a praia principal de Vitória e é a mais movimentada da cidade. Há também vários quiosques. No entanto, ela não é muito procurada para banho. Durante o verão, o movimento é ainda mais intenso, uma vez que a prefeitura sempre programa shows diversos e eventos esportivos. Para os mais animados, uma opção interessante é caminhar até o Píer de Iemanjá, um atrativo à parte.

Convento de N. Sra. da Penha

Fundado em 1558, o convento é o mais famoso símbolo turístico do estado. Ele está localizado no alto de um morro de 154 metros, no bairro da Prainha. É possível subir a estrada a pé, de carro ou de van. Para contemplar a construção, existe uma subida de 365 degraus. Lá, você verá as cidades de Vitória e Vila Velha, além do Morro do Moreno e da Praia da Costa.

Parque Pedra da Cebola

O Parque Pedra da Cebola abriga uma pedra justamente em formato de cebola. À noite, ela recebe uma iluminação especial, deixando toda a paisagem ainda mais bonita. Nos mais de 100 mil metros do parque, você poderá encontrar áreas para praticar esportes, uma fazendinha, aves diversas, animais soltos como tartarugas, patos coelhos e até mesmo hamsters.

Melhor época para viajar para Vitória

Temos uma boa notícia: Vitória é uma capital que está apta a receber turistas o ano todo. Contudo, é no verão que a região fica mais movimentada, já que aumentam os números de atrações, shows e torneios esportivos.

Por lá, os dias quentes dominam e raramente faz frio: no inverno, a média de temperaturas está entre 18°C e 26 ℃ e, no verão, de 23°C a 30 ℃. O período chuvoso vai de outubro a janeiro, sendo que as chuvas fortes costumam cair no mês de novembro.

Quem viaja durante o verão pode curtir bem as praias devido aos períodos de sol e calor. Já aqueles que querem pegar um pouco de frio devem aproveitar para conhecer a região serrana do Espírito Santo, saindo de Vitória rumo a Domingos Martins e Pedra Azul — cidades ótimas para desfrutar de um clima ameno e gastronomia italiana.

Ponto forte da gastronomia local

A culinária capixaba, oferecida tanto em Vitória quanto nos demais municípios da região, conta com um diferencial bastante interessante: ela é fruto de um mix de culturas — sobretudo dos colonizadores europeus, dos índios e africanos.

Embora Vitória conte com opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos, para os apreciadores dos frutos do mar, é impossível passar por lá e não experimentar a comida mais famosa de todo o estado: a tradicional Moqueca Capixaba, feita em panela de barro e com temperos únicos.

Por ser mais leve que as versões de outros estados, como a baiana (com azeite de dendê e óleo de coco), é comum que ela acabe conquistando a preferência e o gosto de mais pessoas. Outra opção imperdível é a Torta Capixaba, feita com frutos do mar — como siri desfiado, ostra, sururu, bacalhau e camarão — e palmito. Trata-se de um prato bastante apreciado durante a Semana Santa.

Como foi possível perceber, Vitória é uma ótima opção de destino para quem aprecia praias, história e uma gastronomia litorânea de primeira. Com seus 460 anos, a capital capixaba mistura tradição e modernidade, além de belas paisagens. Montando um roteiro de viagem que contemple os aspectos mencionados acima, você certamente aproveitará ao máximo a sua estadia por lá.

Gostou das dicas que trouxemos neste post? Para ver mais guias como este, nos siga nas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Estamos no FacebookTwitterLinkedIn e Instagram.

Deixe um Comentário