Montevideo

Montevidéu, oficialmente Montevideo, é a capital do Uruguai, país que faz fronteira com o Brasil e oferece uma riqueza impressionante aos turistas. A capital uruguai é ideal para todos os tipos de viajantes. Por isso, preparamos um guia impecável com tudo o que você precisa saber sobre a cidade!

Apesar de não ser extenso territorialmente falando (seu tamanho se compara ao estado do Paraná, por exemplo), o Uruguai demonstra sua grandeza nas ruas e na diversidade da população. O país também é bastante conhecido devido aos programas de intercâmbio.

Quer saber mais sobre Montevideo e por que essa cidade precisa entrar na sua lista de destinos dos sonhos? Continue a leitura e prepare as malas: o Uruguai está esperando sua visita!

A história da capital do Uruguai

Montevideo é a maior cidade do Uruguai, com cerca de um 1,4 milhão de habitantes demonstrando um comportamento muito diferente do que estamos acostumados. Os uruguaios são extremamente cuidadosos no trânsito e priorizam a limpeza das ruas. Parece um sonho, não é mesmo?

Situada na costa sul do país e às margens do Rio da Prata, a capital foi fundada em 1724 por um soldado da Espanha e, desde então, seu desenvolvimento começou a surpreender o mundo. Um dos exemplos é que Montevideo sediou todos os jogos da primeira edição da Copa do Mundo FIFA, em 1930.

Além disso, a capital uruguaia é a sede administrativa dos principais blocos econômicos da América do Sul (Mercosul e Aladi). Essa posição rendeu à cidade comparações com Bruxelas, a capital da União Europeia.

Os principais atrativos da cidade

São tantos pontos positivos para citar sobre Montevideo que fica até difícil filtrar tudo e encaixar neste artigo. Mas decidimos resumir de maneira que seja possível explicar como essa capital consegue ser tão encantadora para seus moradores e visitantes.

Um dos principais atrativos do município é a facilidade para viajar e a falta de burocracia, como a necessidade de passaporte e visto. Devido à participação no Mercosul, os brasileiros podem conhecer Montevideo apenas apresentando um RG com data de expedição de até dez anos.

As construções históricas da região da Cidade Velha são de tirar o fôlego e remetem às obras arquitetônicas europeias do século XX. Sem dúvidas, trata-se do cenário ideal para registrar fotografias impressionantes.

Os motivos que transformam Montevideo em um destino especial

Quer saber por que você precisa conhecer a capital uruguaia? Abaixo, a gente conta as razões pelas quais a cidade se destaca na América do Sul:

  • o município tem o maior índice de qualidade de vida da América Latina, segundo a consultoria de Recursos Humanos Mercer (no ranking mundial, Montevideo está na 79posição);
  • o turismo é uma das principais fontes de renda da capital, portanto o visitante é extremamente valorizado e os uruguaios demonstram um carinho enorme por todos;
  • é possível se locomover utilizando meios de transporte que cobrem toda a cidade, com trens e ônibus à disposição dos turistas e da população;
  • com um governo mais liberal, muitos acreditam que o país possa ser perigoso, mas o que vemos em Montevideo é uma capital extremamente segura e tranquila;
  • o país é extremamente LGBT-friendly e reconhecido pelo avanço nessas questões, com leis que amparam a comunidade LGBT — como a aprovação do casamento homoafetivo e a permissão para adoção por esses casais.

As atrações mais conhecidas 

Uma boa viagem depende de um roteiro bem-elaborado. Pensando nisso, listamos todos os pontos turísticos imperdíveis para você conhecer e garantir um passeio inesquecível em Montevideo:

Puerta de la Ciudadela

A Puerta de la Ciudadela é o que restou da antiga fortaleza de Montevideo. A fortaleza era o que protegia a cidade conta os invasores da cidade. Atualmente, a porta é um ponto certo de encontro de turistas que se encantam com o monumento e registram suas visitas com várias fotos. Ela está localizada em frente a Praça Independência.

Praça Independência

Considerada o ponto mais importante de Montevideo, a Praça Independência é o ponto que marca a separação da cidade velha da parte mais moderna da capital. Rodeada por prédios antigos e históricos, nela você encontra um monumento dedicado ao libertador José Artigas e o mausoléu do herói nacional. Em sua visita, você vai encontrar muitas famílias descansando e tomando um mate, marca registrada do povo uruguaio.

Praia de Pocitos

Montevideo também tem suas praias e a mais famosa dela é a de Pocitos! Esse nome lhe foi dado porque lavadeiras cavavam poços na areia para lavar roupas, por isso virou Pocitos. Rodeada de prédios residenciais, essa praia tem um grande número de turistas no verão, que aproveitam a grande quantidade de comércios, restaurantes e serviços que tem na região.

Catedral Metropolitana

Também conhecida como Igreja Matriz, a Catedral Metropolitana é a principal igreja católica da cidade. Ela é aberta a visitação e possibilita que os turistas e moradores tirem fotos internas da igreja, aproveitando toda a beleza das capelas.

Mercado do Porto

Um dos símbolos da cidade, o Mercado do Porto exala o melhor da gastronomia uruguaia. Repleta de lojas focadas no turista (além de, claro, ótimos restaurantes), você poderá rechear a mala e também sair de barriga cheia após comer uma boa carne.

Estádio Centenário

O Estádio Centenário é parada obrigatória para os fãs de futebol que estão em Montevideo. Palco da primeira Copa do Mundo, realizada em 1930, o local é sede dos jogos da seleção uruguaia em seu país. Além disso, você poderá dar uma passada pelo Museu de Futebol e ver mais curiosidades sobre a história do esporte mais popular do planeta, que tem raízes profundas no Uruguai.

Nos pontos turísticos que citamos, é possível tirar fotos, fazer visitações e aproveitar toda a História que Montevideo tem a oferecer para seus visitantes. Mas é sempre importante buscar atrações de acordo com suas preferências de viagens, assim a programação dos passeios será ainda mais interessante e divertida!

As melhores estações para conhecer Montevideo

Com uma média anual de 17 graus, a capital uruguaia conta com chuvas bem divididas em todas as estações do ano. Durante o inverno, as baixas temperaturas lembram os estados do Sul do Brasil, com termômetros variando entre 15º e 3º.

Mesmo no verão, as temperaturas em Montevideo são amenas e dificilmente ultrapassam a média de 25º. Nessa época, os uruguaios costumam frequentar as praias e aproveitar o sol. Para os turistas que curtem festas, a dica é tentar conhecer o Uruguai entre os meses de janeiro e março, período das principais festividades (incluindo o Carnaval).

Porém, vale deixar um lembrete muito importante a você que vai viajar para Montevideo: independentemente da estação do ano, sempre coloque um casaco na mala. As frentes frias são comuns na região e os ventos gelados podem chegar de surpresa.

As vantagens gastronômicas oferecidas

A capital uruguaia é sinônimo de comida boa para diversos gostos e bolsos, ou seja, todo mundo pode se deliciar com inúmeras possibilidades culinárias. A economia voltada à pecuária faz com que a qualidade das carnes, dos queijos e dos lacticínios seja excelente, o que representa um diferencial para os turistas.

No Mercado del Puerto, os visitantes encontram diversos estabelecimentos que comercializam esses produtos. Há também os restaurantes especializados na gastronomia uruguaia, com várias opções de parrillas (como o churrasco é conhecido no país).

Um dos pratos mais famosos da culinária local é a parrillada. Trata-se de uma porção generosa de assados na brasa, que inclui: carnes, linguiças, frango, miúdos, rim e chinchulin (intestino delgado do boi). Outras especialidades trazem o Assado de Tira (um corte especial da costela do boi) e o Bife Ancho.

Ainda que os pratos com carne sejam bastante comuns, também é possível encontrar restaurantes especializados em culinária internacional e com frutos do mar. Ou seja: todos os paladares são atendidos em uma só cidade!

Se você está buscando um destino tranquilo, acessível e imperdível ao mesmo tempo, não tenha dúvidas de que Montevideo é o lugar ideal para sua próxima viagem ao exterior! Além da curta distância em relação ao Brasil, as oportunidades de passeios são imperdíveis e apropriadas para toda a família!

Por isso, não deixe de aproveitar as passagens aéreas da MaxMilhas para garantir a sua viagem para o Uruguai!

Quer ver mais dicas sobre destinos que não podem ficar de fora da sua lista de viagens dos sonhos? Siga-nos nas redes sociais e não perca nenhuma novidade! Estamos no FacebookTwitterInstagram e LinkedIn

Deixe um Comentário