Quando ir a Natal?

Será que o tempo é mesmo sempre bom na Cidade do Sol? Descubra agora quando ir a Natal!

 

A capital do Rio Grande do Norte também é conhecida como a Cidade do Sol. Isso faz com que muitos viajantes não se preocupem muito no momento de decidir quando ir a Natal.

De fato, a localização geográfica faz com que essa cidade seja iluminada pelo sol por mais tempo que qualquer outra capital do Brasil – são 15 horas diárias. Mas será que isso significa que as possibilidades de chuvas são pequenas?

É o que você descobrirá nesse post que preparamos especialmente para quem deseja visitar Natal em breve. Descubra quando ir à cidade e planeje a sua viagem com mais segurança!

Quando ir a Natal?

Temperaturas

As temperaturas não costumam variar muito ao longo das estações em Natal. As médias ficam na casa dos 20 graus: 27ºC no verão e 25ºC no inverno. Portanto, a cidade está quase sempre quente.

Quando ir a Natal, procure montar uma mala recheada de roupas leves para enfrentar essas temperaturas. Também não se esqueça dos trajes de banho e das saídas de praia, hein?

Sol e chuvas

Reza a lenda que a capital do Rio Grande do Norte tem mais de 300 dias de sol por ano. No entanto, é impossível dizer que Natal não tenha uma estação chuvosa minimamente definida.

Se possível, evite programar a sua viagem para a cidade entre os meses de abril e julho. Nesse período, a incidência de pancadas de chuva e de dias nublados é sim maior que no restante do ano.

Os meses de transição entre a estação seca e a estação chuvosa – fevereiro, março e agosto – também têm chances ligeiramente maiores de contar com dias chuvosos ou nublados.

Normalmente, chove pouquíssimo entre os meses de setembro e janeiro. Considere programar a sua viagem nessa época se quiser ter dias de sol e mar garantidos.

Apesar de tudo isso, é praticamente impossível que chova vários dias consecutivos em Natal. Então, basta consultar a previsão do tempo e ajustar o seu roteiro para fazer uma atividade em local coberto se o tempo fechar.

Como a incidência solar é maior que a de outras capitais brasileiras, uma mala de viagem não estará completa sem protetor solar, boné e óculos escuros. Quando ir a Natal, cuide da sua saúde, combinado?

Detalhe interessante: o sol nasce e se põe um pouquinho mais cedo por lá. Isso costuma causar estranhamento nos primeiros dias, mas é bacana tentar se acostumar para conseguir aproveitar seus dias por lá ao máximo.

Alta temporada

A alta temporada começa em meados de dezembro e termina junto com o Carnaval. Nesse período, a cidade fica lotada de turistas e os preços sobem conforme a demanda.

Portanto, quem deseja fugir da estação chuvosa e da alta temporada deve tentar programar sua viagem entre os meses de setembro e novembro. Assim, garante tempo firme e preços amigáveis.

Eventos

Em janeiro, o bairro de Santos Reis promove uma festa que leva o seu nome. Trata-se de uma grande celebração popular, com apresentações musicais e eventos religiosos.

Obviamente, o Carnaval é o principal evento dos meses de fevereiro e março. Há blocos de rua que saem dos bairros de Ponta Negra, Ribeira e Centro. Entretanto, a festa mais famosa da cidade é o Baile das Kengas.

Depois do Carnaval e da quaresma, começam as encenações da Paixão de Cristo. Em Natal, a mais famosa apresentação acontece no anfiteatro do campus universitário.

Em maio, a capital do Rio Grande do Norte sedia um dos principais festivais de rock da região Nordeste, que acontece desde 1998: o Música Alimento da Alma (MADA).

As tradicionais festas de junho também têm seu espaço em Natal. A capital promove o Festival das Quadrilhas, em que agremiações de todo o estado competem pelo título de melhor quadrilha junina.

Em novembro, milhares de devotos se reúnem em missas na Pedra do Rosário e na Nova Catedral em respeito a Nossa Senhora da Apresentação, que é a padroeira da cidade.

Ainda em Novembro, acontece o Muitos Carnavais, uma prévia que reúne milhares de pessoas no bairro da Ribeira para celebrar o carnaval de antigamente, com marchinhas e frevos.

Natal promove um dos principais carnavais fora de época do Brasil: o Carnatal. Essa micareta costuma acontecer entre a segunda quinzena de novembro e a primeira quinzena de dezembro.

O calendário de eventos da capital se completa com o Auto de Natal, que comemora o aniversário de fundação da cidade e dramatiza o nascimento de Jesus Cristo.

Esperamos que esse post ajude você a decidir quando ir a Natal. Independentemente do período escolhido, acesse o site da MaxMilhas e garanta passagens aéreas com desconto!

Deixe um Comentário