9 países da América do Sul para viajar sem passaporte

Sim, é possível viajar sem passaporte para outros países! Pensando em te ajudar a escolher os melhores destinos da América do Sul, separamos lugares imperdíveis para você conhecer sem muita burocracia. Vem com a gente para saber mais!

Você sabia que é possível realizar viagens internacionais sem passaporte? Um exemplo disso é que nós, brasileiros, podemos entrar em qualquer país da América do Sul que seja membro pleno ou associado do Mercosul apenas utilizando o RG.

Se o seu sonho sempre foi fazer um mochilão pela América do Sul, vamos ajudar a transformar isso em realidade! Saiba quais são os países que não exigem passaporte, conheça as suas principais atrações e comece a planejar essa aventura agora mesmo!

1. Argentina

A Argentina é aquele tipo de destino que tem alguma coisa a oferecer para todos os perfis de viajantes. Buenos Aires, a capital do país, é parecida com as principais cidades da Europa e se destaca por sua riqueza cultural.

Um dos melhores destinos da América do Sul, Bariloche, está na Argentina, e lá você pode ter o seu primeiro contato com a neve. O lugar oferece aos turistas paisagens encantadoras e um cenário inesquecível para quem procura se aventurar com o esqui.

Outro destino imperdível para quem vista a Argentina é o Ushuaia. Conhecido como “a cidade do fim do mundo”, o lugar é responsável por encher os olhos de qualquer amante da natureza com as suas belezas naturais. Os visitantes que optam por visitar o local podem ter a sorte de encontrar pinguins e lobos-marinhos.

Em Bariloche, a neve faz companhia.

Em Bariloche, a neve faz companhia.

2. Bolívia

A Bolívia é um dos melhores destinos para quem deseja fazer uma viagem incrível sem precisar gastar tanto. O país é rodeado pela Cordilheira dos Andes e a cidade-sede do governo, La Paz, está a 3.700 metros acima do nível do mar, conta com monumentos que foram construídos antes da chegada dos Incas e fica próxima ao famoso Lago Titicaca.

Outro famoso ponto turístico do país é o Salar de Uyuni, que é considerado o maior deserto de sal do mundo. O lugar oferece diferentes cenários durante o ano conforme as estações, que são responsáveis por alterar as belas paisagens e as temperaturas, que são bastante rigorosas durante o inverno.

Mercado popular em La Paz.

Mercado popular em La Paz.

3. Chile

O Chile é outro país da América do Sul que reúne atrações para todos os gostos. Sua capital, Santiago, é uma cidade cheia de pontos interessantes para amantes da história e tem um atrativo a mais quando o assunto é gastronomia. O lugar também é privilegiado para os amantes de um bom vinho, com as suas conhecidas vinícolas que atraem turistas do mundo todo.

Com 160 km², a Ilha de Páscoa é um destino remoto para os turistas que procuram lugares cheios de histórias e com passeios imperdíveis. A ilha fica localizada no Oceano Pacífico e é formada pelos vulcões Rano Raraku, Rano Kau e Po Ike, que se encontram inativos.

No alto da Cordilheira dos Andes, você pode se aventurar com os esport

Praça em Santiago.

Praça em Santiago.

4. Colômbia

Aos poucos, a Colômbia parece ganhar o coração dos brasileiros que buscam explorar novos destinos pela América do Sul. Bogotá é a capital do país e está entre as maiores cidades do continente Sul-Americano, portanto, se escolher visitar a cidade espere por um clima bem cosmopolita.

Medellín é um bom destino para os baladeiros de plantão que procuram boas festas para se divertir. Os turistas que procuram se encantar com as belas paisagens do mar devem visitar Cartagena das Índias, que proporciona um primeiro contato com o inesquecível mar do Caribe.

Famoso pelo seu mar de sete cores, San Andrés é uma ilha imperdível para os turistas que escolhem a Colômbia como destino de sua viagem. São inúmeras praias para conhecer no local e a melhor maneira de passear por lá é alugando um carrinho de golfe. Com a política de porto livre, os turistas podem se surpreender ao encontrar produtos com preços mais acessíveis.

Uma charmosa esquina de Bogotá.

Uma charmosa esquina de Bogotá.

5. Equador

O Equador ainda não é bem explorado pelos viajantes brasileiros, mas merece entrar para qualquer bom roteiro de mochilão como um dos melhores destinos na América do Sul.

O pequeno centro histórico da capital, Quito, é considerado um patrimônio da humanidade pela Unesco desde 1978. O país também conta com paisagens naturais de tirar o fôlego, como as suas belas montanhas, os vulcões Cotopaxi e Chimborazo e as Ilhas Galápagos, que são apenas alguns dos seus principais atrativos.

Vale ressaltar que além dos belos pontos turísticos, o Equador é conhecido como um dos melhores destinos na América do Sul para os viajantes que procuram paisagens deslumbrantes sem gastar muito.

Quito ainda é pouco explorado pelos brasileiros.

Quito ainda é pouco explorado pelos brasileiros.

6. Paraguai

O Paraguai tem muito mais a oferecer do que compras! Para início de conversa, esse é o país da América do Sul que melhor conseguiu preservar a cultura dos povos nativos — é bem fácil encontrar pessoas falando guarani fluentemente nas ruas, por exemplo.

Ao visitar a capital do país, Assunção, não deixe de conhecer a Manzana de la Rivera, um conjunto de edifícios históricos onde funcionam museus e algumas salas de exposições.

Também vale a pena passear pela cidade colonial de Luque, que já foi considerada a capital do Paraguai em 1868. Localizada a apenas 15 km de Assunção, é lá que se encontra o Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, o maior do país, e a sede da Confederação Sul-Americana de Futebol.

Paraguai vai muito além das compras. Na foto, a bela Assunção.

Paraguai vai muito além das compras. Na foto, a bela Assunção.

7. Peru

Esse é um país que dispensa apresentações, certo? Para aproveitar o melhor do Peru, comece sua viagem pela capital estabelecida durante o período colonial: Lima. A cidade revela paisagens e costumes que retratam a realidade dos peruanos, um povo alegre e acolhedor.

A próxima parada é Cusco, que era considerada o centro do antigo Império Inca. Para coroar essa experiência inesquecível, não deixe de conhecer as ruínas de Machu Picchu, o sítio arqueológico Inca que é considerado patrimônio mundial pela Unesco.

A terceira maior cidade do Peru, conhecida como Trujillo, tem um estilo colonial, com muitos museus e monumentos que atraem os olhares dos turistas que visitam o país.

Em Lima, não são só os prédios que arranham os céus.

Em Lima, não são só os prédios que arranham os céus.

8. Uruguai

O Uruguai se destaca na América do Sul por sua qualidade de vida e pelo costume de adotar medidas progressistas. Para quem busca um pouco de tranquilidade, a dica é combinar Montevidéu e Colônia do Sacramento na mesma viagem.

Já para quem prefere o clima de badalação típico de qualquer balneário mundialmente famoso, Punta del Este é o destino certo para encontrar as melhores festas que acontecem até na areia da praia.

Mercado do porto de Montevidéu

Mercado do porto de Montevidéu

9. Venezuela

Famosa nos últimos anos por razões políticas, a Venezuela foi suspensa do Mercosul, no entanto, ainda é possível visitar o país utilizando apenas o RG e conhecer os destinos turísticos que fazem parte do território venezuelano.

Em Caracas, não deixe de conferir as atrações ligadas a Simón Bolívar, considerado a figura-chave para o processo de independência da América Espanhola. Para os amantes da natureza, o Arquipélago de Los Roques é imperdível e oferece mergulhos privilegiados aos turistas apaixonados pela vida marinha.

Na Venezuela, um paraíso chamado Isla Margarita Pedro Gonzalez.

Na Venezuela, um paraíso chamado Isla Margarita Pedro Gonzalez.

Com tantos lugares imperdíveis que acabamos de listar, você não pode ficar sem conhecer os melhores destinos da América do Sul, não é mesmo? E como já explicamos, não é necessário apresentar o passaporte ou solicitar visto de entrada para visitar esses países.

Gostou da nossa lista com os melhores destinos da América do Sul para viajar sem passaporte e já quer colocar o pé na estrada? Então, confira o nosso texto com 10 dicas para economizar nas viagens em alta temporada

Comentários

Deixe um Comentário