Descubra o que fazer no Rio de Janeiro

Se você quer conhecer o Rio de Janeiro bem de pertinho e já comprou sua passagem aérea em promoção, essa é a hora de fazer as malas e zarpar rumo ao Rio dos cariocas. Tem praia que não acaba mais, montanhas e até floresta, mas a cidade, que é um dos cartões postais do país, tem muito mais a oferecer. Vem ver porque o Rio de Janeiro é um dos melhores destinos do mundo e top no ranking de lugares para viajar a dois.

Praias pra curtir a dois ou com todo mundo

Se é verão ou pleno inverno não importa, o clima temperado faz com que o Rio de Janeiro seja o lugar ideal pra ir à praia o ano todo. Ainda bem, porque são 72,3 Km de extensão em praias, 25 delas na cidade. Mas se Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra são as mais conhecidas – e frequentadas – outras, lá pela Zona Oeste, são ideais para quem quer mais privacidade, como a do Abricó, Macumba e Prainha. É escolher e partir pra trip.

Quase um samba em cada esquina

No Rio de Janeiro, todo dia é dia de samba: de domingo a domingo você encontra rodas e apresentações em bares, ruas e casas de show. Mas se a sua ideia é samba no pé sem gastar muito, algumas das melhores rodas têm entrada baratinha ou gratuita, como o Samba do Ouvidor (Rua do Ouvidor), Pedra do Sal (Saúde), Samba da Arruda no Beco do Rato (Lapa), Feira das Yabás (Madureira) e do Mercado das Pulgas (Santa Teresa). Samba da melhor qualidade pra quem não é doente do pé.

Maior floresta urbana do mundo: Floresta da Tijuca

O Rio de Janeiro tem a maior floresta urbana do mundo criada pelo homem, que ocupa um dos quatro setores do Parque Nacional da Tijuca. Com entrada pela Estrada da Cascatinha, no Alto da Boa Vista, a Floresta da Tijuca oferece espaço para churrasco, bar, restaurante e vários monumentos históricos. Entre a infinidade de trilhas, merecem destaque a dos Picos, a do Vale Histórico e a maior trilha urbana do Brasil: a Transcarioca.

Se quiser conhecer bem de perto a história da floresta e suas curiosidades, há dois roteiros de visitas guiadas, o roteiro Escravos, que aborda seu passado histórico, e o Artistas, que conta a relação de pintores como Portinari e Taunay, e paisagistas como Burlemarx e Glaziou com o local.

Bairros charmosos e boêmios

O Rio de Janeiro também é repleto de bairros charmosos, com roteiros culturais e uma vida boêmia capaz de enfeitiçar qualquer turista. A encantadora Santa Teresa, com seu bondinho e a vida cultural fervilhante por suas ladeiras; a malandra Lapa; Vila Isabel, berço de grandes nomes do samba, como Noel Rosa; Botafogo, com seu mix de bares e clubes alternativos; Urca, com sua vista privilegiada da Baía de Guanabara, e seu ar de antigamente com casarões do início do século XX; e o próprio Centro, por exemplo, com seus museus e igrejas imperiais, botequins centenários e manifestações culturais. No Rio de Janeiro, há lugar para todos os gostos, raças, credos e todas as formas de ser feliz.

Por tudo isso – sem falar na gastronomia para todos os paladares do mundo e nos roteiros culturais que vão do teatro de rua aos grandes espetáculos – o Rio de Janeiro é um dos melhores destinos do mundo pra você aproveitar seus dias folga, seja qual for o seu estilo e a sua companhia.

Então, pronto pra descobrir muito mais do Rio de Janeiro do que o Pão de Açúcar e o Corcovado? Faça suas malas, compre aquela passagem aérea barata de madrugada e amanheça em uma das cidades mais lindas do mundo!

Tem mais sugestões de passeios legais no Rio de Janeiro? Compartilhe sua ideia aqui nos comentários!

Comentários

Deixe um Comentário