Pacote de viagem vale a pena? Confira todos as vantagens e desvantagens

Se você costuma viajar com frequência, ou sonha em conhecer uma cidade, já deve ter se perguntado se um pacote de viagem vale a pena. Há várias vantagens de contratar esse tipo de produto. Neste artigo, mostraremos os prós e contras dos pacotes de viagem

Viajar e conhecer novos lugares é sempre muito bom. No entanto, nem sempre temos tempo de programar todos os detalhes de uma viagem e, às vezes, não temos muitas informações sobre o destino para criarmos um bom roteiro de passeios. Nesses casos, vale a pena comprar um pacote de viagens.

Continue lendo este texto para entender melhor o que são e como funcionam os pacotes de viagens, quais os cuidados que você deve ter antes de adquirir esse serviço e se ele realmente vale a pena!

O que são pacotes de viagens?

O pacote de viagens é um tipo de combo oferecido pelas agências de turismo que pode englobar os seguintes itens:

  • Passagem de avião;
  • Hospedagem;
  • Traslado entre o aeroporto e o hotel;
  • Aluguel de carro;
  • City tour.

Quando a pessoa contrata um pacote de viagens, na maioria dos casos, ela recebe uma lista com alguns hotéis que ela pode escolher para ficar durante a sua estadia no local de destino. Sendo assim, o viajante pode escolher o hotel que mais o agradar.

Os pacotes de viagem possuem datas definidas, ou seja, eles têm dia para começar e dia para terminar. A duração da maioria dos pacotes varia entre duas a sete noites. 

Você também pode gostar: Hotéis para viagem: tudo o que você precisa saber para escolher o melhor

Quais são os prós dos pacotes de viagem?

Adquirir um pacote de viagens vale a pena devido aos muitos benefícios. Isso porque, como as agências compram um grande número de passagens aéreas, e sempre reservam muitos quartos de hotéis, quem compra um pacote de viagens acaba gastando menos com transporte e hospedagem.

Além disso, se você ainda está pensando se pacote de viagem vale a pena, confira a seguir os principais benefícios que esse produto possui:

  • O turista não precisa se preocupar em reservar quartos de hotel;
  • A agência de viagens fornece um traslado do aeroporto para o hotel e contrata motoristas para transportarem os turistas durante a viagem, ou facilita o aluguel de carro;
  • Dependendo do tipo de pacote de viagem que você fechar, é possível incluir gastos com alimentação.

Em casos de famílias, os pacotes são ainda mais indicados. Isso porque, muitas vezes, eles oferecem isenção na cobrança para bebês e crianças pequenas. Além disso, viagens em família geralmente envolvem muitas pessoas, de diferentes idades, e as próprias crianças. 

Fechar passeios, transporte e hotéis acaba saindo caro e, esse tipo de serviço de viagem ajuda justamente na economia — além de garantir que todos estarão juntos em cada trecho da viagem.

Outro benefício de adquirir um pacote de viagens é que você pode contar com o auxílio da agência em todas as etapas da sua viagem. Isso faz com que você se sinta mais seguro e mais à vontade para explorar o seu destino.

Caso você vá viajar para um país que não possui uma boa infraestrutura de transporte ou que tenha uma cultura muito diferente da brasileira, também pode valer a pena. 

Isso porque, em lugares assim, é bom contar com um guia que entenda a cultura e as regras do local, para que você não tenha nenhum problema.

Quais são os contras dos pacotes de viagem?

Apesar de valer a pena comprar pacote de viagem, esse formato também apresenta algumas desvantagens.

Uma delas é que você não pode encurtar a sua estadia em um local que você não gostou, você precisa ficar na cidade durante o tempo que está previsto no pacote. Assim como também não é possível aumentar a sua estadia em uma cidade ou país.

Além disso, apesar de as agências de viagens conseguirem preços melhores com as companhias aéreas e hotéis, você pode encontrar preços mais baratos por conta própria. No caso das passagens aéreas, é possível procurar um voo em outro dia ou horário. 

Já no caso dos hotéis, você também pode encontrar opções de hospedagem mais em conta, ou ainda optar por ficar em um albergue ou em um Airbnb. 

Qual é a diferença entre pacotes de viagens e excursões? 

Em um pacote de viagem tradicional estão inclusas as passagens aéreas ou rodoviárias, a hospedagem, deslocamento entre o aeroporto ou a rodoviária até o hotel, aluguel de carro e city tour.

Já a excursão é um tipo de pacote de viagem que vem com um roteiro de passeios definido. Normalmente as excursões ocorrem em grupos e todos os participantes precisam ir aos mesmos lugares e fazer as mesmas atividades.

Se você está se perguntando se excursão vale a pena, saiba que esse tipo de viagem pode ser uma boa opção para quem não tem companhia e não quer viajar sozinho, ou para quem não sabe como montar um roteiro de viagens. 

O que considerar antes de comprar um pacote de viagem?

Antes de começar a pesquisar os pacotes ideais para a sua próxima viagem, você precisa verificar se a agência que está oferecendo aquele produto realmente é confiável, principalmente se você for comprar pela internet. 

Você pode fazer isso pesquisando sobre a agência, verificando se ela está cadastrada no Ministério do Turismo por meio do site Cadastur e entrando no site Reclame Aqui e checando o que as pessoas estão falando sobre aquela empresa.

Também evite comprar pacotes de sites desconhecidos ou de pessoas desconhecidas nas redes sociais, pois pode ser um golpe. Além disso, outros cuidados que você deve ter antes de comprar o seu pacote de viagens são:

  • Verificar a política de cancelamento da empresa que vendeu o pacote;
  • Checar quais são os serviços inclusos no seu pacote, para não ter nenhuma surpresa desagradável no seu destino;
  • Verificar quais são as opções de hotéis que a agência disponibiliza. 

Qual é o melhor dia para comprar um pacote de viagem?

Muitas pessoas acreditam que existe um dia melhor para comprar pacotes de viagem ou passagens aéreas. 

No entanto, os preços desses produtos podem variar devido a uma série de fatores que não estão necessariamente relacionados ao dia da semana, como:

  • Época do ano (durante as férias escolares as passagens e pacotes de viagens costumam ficar mais caros);
  • Dia da sua viagem;
  • Número de companhias aéreas que operam aquela rota;
  • Estratégias de marketing da companhia aérea. 

Qual é o melhor lugar para comprar um pacote de viagens?

Agora que você já sabe se pacote de viagem vale a pena ou não e quais são os cuidados que você deve tomar antes de comprar esse tipo de produto, saiba que há várias agências de turismo e sites confiáveis nos quais você pode comprar o seu pacote, como a MaxMilhas.

Na MaxMilhas, você encontrará pacotes de viagens para diversas cidades do Brasil e do mundo. Além disso, você pode personalizar o seu pacote dentro do site, escolhendo quantos dias você vai ficar no seu destino e em qual hotel você quer se hospedar. 

Outro benefício de fechar o seu pacote de viagens com a MaxMilhas é que, caso haja algum imprevisto que impeça a sua viagem, temos uma política de cancelamento amigável e nos preocupamos ativamente com o bom contato com nossos clientes.

Sendo assim, se você estiver programando a sua próxima viagem, entre no site da MaxMilhas e confira todos os pacotes disponíveis, certamente você vai encontrar um ideal para você!

Deixe um Comentário