Turismo religioso: 11 lugares no Brasil e no mundo para quem adora unir férias com fé

Conheça os 11 melhores destinos de turismo religioso para quem deseja unir o descanso das férias com a renovação por meio da fé. Se, nas suas próximas férias, você quer viajar para um destino religioso, nós trouxemos dicas incríveis de cidades para você adicionar no seu roteiro e se divertir — com opções dentro e fora do Brasil. Assim, não haverá desculpas para não curtir o turismo religioso. São muitas as opções para quem deseja unir o período de férias com aquele momento de olharmos para dentro e nos conectarmos com o mais íntimo do nosso espírito. Afinal, é uma viagem perfeita para fazer com os pais, os avós e a família toda. Vamos conferir?

  1. Vaticano
  2. Uberaba
  3. Juazeiro do Norte
  4. Templo Zu Lai
  5. Nova Jerusalém
  6. Lavagem do Bonfim
  7. Santiago de Compostela
  8. Santuário de Fátima
  9. Jerusalem
  10. Meca
  11. Lourdes

O que é o turismo religioso?

O turismo religioso se fundamenta, basicamente, pela visitação de cidades que têm um calendário de festividades ligado às expressões de fé, ou mesmo aquelas que não realizam festividades, mas que possuem uma conexão com a fé popular. Esse é um dos tipos de turismo que vem ganhando cada dia mais adeptos no Brasil e no mundo. Nele, a motivação tende a ter um cunho bem específico: o espiritual. Portanto, é o desejo de se conectar com a fé que carrega fiéis a esses destinos. Mesmo que muitas pessoas visitem as cidades por questões culturais ou curiosidade mesmo, ainda é a motivação religiosa que mais move pessoas a esses lugares. Mas, você sabe qual é a cidade mais religiosa do Brasil? Não? Então, vem conferir!

Qual é a cidade mais religiosa do Brasil?

Entre tantos destinos religiosos no Brasil — a exemplo de Salvador-BA, Belém-PA e Nova Trento-SC — existe uma cidade que se destaca, quando o assunto é “fé” no Brasil. Esse local é Aparecida, no estado de São Paulo. A cidade, que é conhecida como “a padroeira do Brasil”, atrai milhões de romeiros católicos todos os anos. O motivo? As celebrações em homenagem à Nossa Senhora de Aparecida ocorrem no Santuário Nacional Aparecida. A festa da padroeira, que acontece no mês de outubro, dura dez dias e tem uma intensa programação de ritos religiosos, como missas, procissões e novenas. Mas, Aparecida não é a única cidade no Brasil e no mundo a atrair fiéis. Confira agora a lista de 11 lugares para fazer turismo religioso no Brasil e no mundo. Então, é hora de viajar! Vamos juntos?

Quais as melhores cidades para turismo religioso no Brasil e no mundo?

1. Vaticano

Basílica de São Pedro vista de cima.

O menor país do mundo é sede oficial da Igreja Católica Apostólica Romana. Não poderíamos começar essa lista com outro destino que não fosse esse: a cidade-estado soberana do Vaticano, localizada em Roma, na Itália. Afinal, mesmo sendo o menor país do mundo e tendo menos de 1.000 habitantes, o Vaticano recebe mais de 6 milhões de pessoas por ano. Quatro são os lugares que mais chamam a atenção no Vaticano: os museus, a Capela Sistina, a Praça de São Pedro e a Basílica. Por ser bem pequeno, você pode pensar que não levaria muito tempo para conhecer tudo, certo? Mas, cuidado! Devido às grandes filas que se formam, aconselhamos você a separar, pelo menos, um dia inteiro para esse tradicional ponto do turismo religioso em sua viagem para a Itália.

2. Uberaba

A cidade abriga locais que fazem parte da rota espírita em Minas Gerais. Tanto a cidade de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, quanto Uberaba, no mesmo estado, recebem fiéis ligados à fé espírita pelo mesmo motivo. As cidades foram o palco da vida de Chico Xavier: na primeira, ele nasceu; na segunda, ele viveu e morreu. Em Uberaba, foi feito um memorial em homenagem ao médium, que atrai pessoas de todo o Brasil — espíritas ou não. Na cidade, também é possível visitar os centros espíritas Comunhão Espírita Cristã e Casa de Prece, ambos fundados por Chico Xavier. Assim, são ótimos lugares para você viajar, se deseja conhecer mais a história desse importante médium brasileiro.

3. Juazeiro do Norte

Estátua do Padre Cícero, ponto turístico para quem faz turismo religioso.

Lourenço Torres at Portuguese Wikipedia, Public domain, via Wikimedia Commons

A cidade mais visitada para turismo religioso no Ceará. Conhecida mundialmente por ser a cidade de Padre Cícero, Juazeiro do Norte recebe romeiros e peregrinos durante o ano todo. Pagar promessa, rezar aos pés do famoso “Padim Ciço” ou conhecer o lugar que é tão famoso, são as três atividades que mais atraem pessoas à cidade. No local, é possível visitar o túmulo do padre, que fica localizado na Capela do Socorro, assim como igrejas e o memorial feito em sua homenagem. Ah! Lembre-se de colocar no seu roteiro a casa onde padre Cícero morou e a estátua na Colina do Horto.

4. Templo Zu Lai

Uma opção budista para quem visitar Cotia-SP. Também existe opção de turismo religioso para você que é budista ou admirador da cultura búdica. Isso porque o maior templo budista da América Latina — Templo Zu Lai — fica no Brasil e está localizado no município de Cotia, São Paulo. Com um belíssimo cenário em meio à natureza, o templo é um lugar perfeito para quem busca por paz e tranquilidade. No lugar, você ainda pode assistir a cerimônias e palestras, além de cursos de meditação, chinês, Tai Chi Chuan e muito mais.

5. Nova Jerusalém

O maior teatro ao ar livre do mundo. Localizada em Pernambuco, Nova Jerusalém é o palco do espetáculo “A Paixão de Cristo”, que atrai espectadores do Brasil inteiro, todos os anos. A região é uma ótima opção de passeio, se você deseja assistir a uma reconstrução das últimas horas de vida de Cristo. E tem mais! Além de assistir ao espetáculo, é possível visitar os cenários, conhecer os atores e até jantar no local onde é encenada a Santa Ceia. Com certeza, Nova Jerusalém é um destino que não pode faltar no seu roteiro de fé.

6. Lavagem do Bonfim

A celebração inter-religiosa chama a atenção em Salvador. Com muitas opções de eventos para comparecer em Salvador, a Lavagem do Bonfim, certamente, é uma das mais importantes e bonitas. O rito acontece sempre em janeiro, no segundo domingo após o Dia de Reis, e é a representação do sincretismo religioso. Unindo praticantes do catolicismo e candomblecistas, a Lavagem do Bonfim atrai uma média de 1 milhão de pessoas por ano. Como podemos perceber, o lugar é, realmente, uma das maiores expressões de fé do povo brasileiro.

7. Santiago de Compostela

Igreja de Santiago de Compostela, dona de lindas paisagens.

Visite os caminhos de Tiago, discípulo de Cristo. Localizado na Espanha, este é um ótimo roteiro para quem deseja conhecer os caminhos percorridos por Tiago, apóstolo de Cristo. A rota, que passa por vários países da Europa, é declarada como Patrimônio da Humanidade e tem seu trecho mais popular na Espanha. Você terá várias opções para fazer o caminho de Santiago e conhecer as paisagens belíssimas por onde o apóstolo passou. O caminho pode ser feito a pé, mas também é possível fazê-lo de bicicleta ou a cavalo.

8. Santuário de Fátima

Santuário de Fátima visto de fora.

Um dos mais importantes destinos católicos na Europa. Localizado na cidade de Fátima, em Portugal, o Santuário de Fátima é destino certo para peregrinos cristãos que visitam Portugal. O lugar é conhecido e famoso pelas aparições de Nossa Senhora de Fátima a três crianças, no início do século XX. A região, que começou a partir de uma pequena capela, hoje é um complexo católico com grandes igrejas e lugares de fé, onde multidões se reúnem, todos os anos, para assistir a celebrações católicas. Então, vale a pena incluir essa atração no seu roteiro de viagem para a Europa!

9. Jerusalém

Cidade de Jerusalém.

Turismo religioso na cidade de Jesus Cristo. Este é um destino imperdível, não só para todos os cristãos do mundo, mas também para aqueles que, mesmo não tendo uma religião, se interessam por história. A capital de Israel, dividida entre cidade velha e cidade nova, traz várias opções de passeio para os turistas. A começar pelo Cenáculo — lugar onde aconteceu a última ceia, passando pelo Monte Cião, Muro das Lamentações e Santo Sepulcro — você terá muito o que ver em Jerusalém. Lembre-se de passar pelo Monte das Oliveiras e ter uma visão privilegiada da cidade.

10. Meca

Meca, ponto sagrado para o islamismo.

Conheça um dos três lugares sagrados do islamismo. Junto com Jerusalém e Medina, Meca é um dos lugares mais sagrados para o islamismo. Ela é a sede da Grande Mesquita — a maior do mundo — e é lá que está localizada a pedra negra de Abraão, onde muçulmanos se ajoelham para orar, diariamente, e a beijam. Meca é importante para o islamismo porque foi a cidade onde nasceu Maomé, fundador do islã. Por isso, cinco vezes ao dia, os muçulmanos se voltam em direção à cidade sagrada para orar.

11. Lourdes

Importante local de peregrinação na França. A 850 km de Paris, fica localizado o Santuário de Nossa de Lourdes: um dos locais mais importantes do mundo para os cristãos. Assim, católicos se dirigem até lá para fazer pedidos e pagar promessas. Contando com apenas 15 mil habitantes, Lourdes recebe mais de 6 milhões de turistas o ano todo. São vários os cenários deslumbrantes para se conhecer. Igrejas, grutas e montanhas estão esperando por você em Lourdes! Enfim, com tantas opções de lugares incríveis e cheios de fé para fazer turismo religioso, vai ser fácil montar o seu roteiro e arrumar as malas para viajar. Então, aproveita para conferir também os 7 sites e apps para economizar na viagem e deixa as passagens por nossa conta!

Deixe um Comentário