Aparecida do Norte, a cidade da padroeira do Brasil

Quer aproveitar o feriado de Nossa Senhora Aparecida para conhecer a cidade onde tudo começou? Então é hora de descobrir tudo sobre Aparecida do Norte!

No estado de São Paulo, existe uma cidade que tem grande importância aos católicos brasileiros. Localizado a 170 quilômetros da capital, Aparecida é um município que recebe quase 9 milhões de visitantes por ano, que demonstram sua devoção à Nossa Senhora Aparecida.

Apesar de ser conhecida como Aparecida do Norte, a cidade fundada em 1928 se chama apenas Aparecida. O seu prefixo foi adicionado popularmente devido a uma estação de trem que chamava Estação de Ferro do Norte e que era responsável pelo desembarque dos peregrinos. 

Ficou curioso para conhecer esta e outras histórias do destino? Então vem com a gente que vamos falar mais sobre a cidade paulista!

Quando tudo começou

Desde o princípio, Aparecida foi criada em torno da fé católica. A história começa em 1717, quando três pescadores – Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso – encontraram partes da imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba. Primeiro, foi encontrado corpo e depois a cabeça, que representam a santa.

A devoção foi quase imediata e, com o passar dos anos, a imagem ganhou ainda mais importância. Em 1745, uma capela foi criada em prol dos milagres atribuídos a santa e os primeiros moradores da região foram se estabelecendo.

O crescimento de peregrinos exigiu um templo maior e em 1888 foi inaugurada a que hoje é conhecida como Basílica Velha. No século 20, a imagem recebeu uma coroa de ouro e a manta azul diretamente da princesa Isabel e, somente em 1928, Aparecida se tornou uma cidade independente.

Em 1930, o Papa Pio XI consagrou a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como padroeira do Brasil e o feriado em nome da Santa foi oficializado em 1980, sendo motivo de peregrinação à cidade todo dia 12 de outubro.

Pontos turísticos de Aparecida do Norte

Basílica Nova / Santuário Nacional

Sem sombra de dúvidas, o principal ponto de Aparecida é o Santuário Nacional, também conhecido como Basílica Nova. A segunda maior basílica do mundo só perde em tamanho para a basílica do Vaticano e foi inaugurada em 1955, abrigando a imagem de Nossa Senhora Aparecida. 

O espaço comporta até 45 mil pessoas e esse número é facilmente superado, principalmente no dia 12 de outubro. Existem diversos ambientes dentro da basílica, sendo que um dos mais visitados é a Sala das Promessas – que conta com cartas e itens dos fiéis. Lembre-se que as missas começam bem cedo, então atente-se ao despertador.

Basílica Velha, o primeiro santuário

Basílica Velha, Aparecida do Norte, SP

Como já dissemos neste texto, a Basílica Velha foi a primeira construção erguida para receber o grande número de fiéis que chegavam à região. Inaugurada em 1888, é um ponto obrigatório para quem quer conhecer toda a história da cidade e aproveitar ao máximo o turismo religioso de Aparecida do Norte.

Bondinho Aparecida

Bondinhos de Aparecida, São Paulo

Inaugurado em 2014, o bondinho Aparecida leva o turista até o Morro do Cruzeiro. De lá, a vista panorâmica do Santuário Nacional é de impressionar qualquer um. São 685 metros de altura que permitem uma visão ampla da cidade (e permite fotos maravilhosas também!).

Ao desembarcar no topo do Morro, você também pode aproveitar da Via Sacra, que conta com vários painéis lembrando os passos da Paixão de Cristo. Você também pode ir até à Torre Mirante, com dois elevadores panorâmicos.

Passarela da Fé

Passarela da Fé, Aparecida, São Paulo

A Passarela da Fé é uma forma que Aparecida encontrou de unir o passado e o presente da cidade. Ligando a Basílica Velha com a Basílica Nova, a passarela se tornou ponto para o pagamento de promessas e também na aquisição de lembrancinhas dos vendedores. No feriado, é quase impossível transitar pelo local.

Agora não tem por que não visitar Aparecida do Norte, não é mesmo? Prepare-se para viajar para a cidade da padroeira do Brasil e tenha momentos incríveis!

Deixe um Comentário