Carnaval Belo Horizonte: descubra tudo sobre o carnaval na capital mineira!
A canção já dizia: “quem não gosta de samba, bom sujeito não é”. E o folião belo-horizontino gosta de samba. Mas gosta também de axé, sertanejo, rock and roll e por aí vai. Não foi à toa que o Carnaval de Belo Horizonte se transformou em um dos melhores do país.
Não é só a pluralidade de blocos e estilos musicais que cativa. A festa também tem palco, Escolas de Samba, Blocos Caricatos, Eleição da Corte Momesca e Kandandu! É “bão demais da conta”!
Quer saber como aproveitar essa época festiva ao máximo em BH? Então, acompanhe o nosso guia completo.
As principais atrações do Carnaval de Belo Horizonte
O Carnaval belo-horizontino se estende por todas as regiões da cidade e atrai milhares de turistas que anseiam por muita festa e folia. Com pão de queijo de sobra e aquele gingado simpático típico do mineiro, há muito o que fazer em BH nessa época. Confira!
1. Escolas de Samba
Os desfiles das escolas ocorrem na região central da cidade, na Avenida Afonso Pena. As agremiações do Grupo de Apresentação, Grupo de Acesso e Grupo Especial tomam as passarelas e dançam ao som das baterias.
Para ser eleita campeã, uma escola precisa ir bem em 9 quesitos técnicos, como criatividade, fantasias, alegorias e desempenho das baterias. A apuração dos resultados acontece na quinta-feira, antes do final de semana do Pós-Carnaval.
2. Blocos Caricatos
Os Blocos Caricatos surgiram em 1897, antes mesmo da capital mineira ser inaugurada. Operários que trabalhavam na construção da cidade se reuniram para desfilar pelas ruas em carros e carroças, com os rostos sujos de carvão.
Esse desfile tradicional de Belo Horizonte continua até hoje e honra sua história. A cada ano, eles também competem pela atenção dos jurados e do público em apresentações alegóricas inesquecíveis.
3. Blocos de Rua
O Carnaval mineiro é conhecido por ser gratuito, diverso e muito colorido. Há alternativas para todos os gostos, de blocos fixos, itinerantes, trios elétricos, com temáticas tradicionais, de bairro, infantis e LGBTQ.
Os cortejos ocorrem ao longo de todo o dia, e à noite, festas e bailes agitam a cidade.
Esses são alguns dos mais famosos bloquinhos do Carnaval de Belo Horizonte:
- Então, Brilha: um dos mais tradicionais da região, é um bloco inclusivo que abrange grandes sucessos do axé dos anos 90;
- Alalaor: é um bloco animado, familiar e inclusivo, com muito axé e marchinhas tradicionais de Carnaval;
- Bloquim DuBem: um bloco infantil que reúne música e brincadeiras para os pequenos foliões!
- Bloco Uai, Sô: ao ritmo do axé e de outros estilos musicais, o bloco desfila pela Pampulha inspirado no Carnaval da Bahia;
- Alô Abacaxi: é um bloco LGBTQ que traz muitas cores vibrantes junto com sua temática tropical;
- Baianeiros: esse cortejo já arrastou multidões por BH, levando o melhor da música baiana pelas ruas.
4. Corte Momesca
A Corte Momesca é um momento tradicional do Carnaval de rua de Belo Horizonte. A competição para representar a realeza carnavalesca, formada pelo Rei Momo, Rainha e Princesa, é um dos eventos mais aguardados.
Os participantes precisam demonstrar diversas qualidades durante o concurso, como samba no pé, elegância, facilidade de expressão, espírito carnavalesco, entre outros.
Depois da eleição, os escolhidos recebem a missão de levar a alegria do Carnaval para as festividades que ocorrem na cidade.
5. Kandandu
O Kandandu é um evento de reunião de blocos afro de BH. Além de abrir oficialmente as festividades da época, as apresentações foram reconhecidas pelo Ministério de Direitos Humanos como uma iniciativa de promover igualdade racial no Brasil.
A ideia é celebrar a riqueza da ancestralidade africana, preservando e exaltando essa história de maneira artística.
Esses são os principais blocos de Kandandu em BH:
- Magia Negra: criado em 2013 com o objetivo de combater o racismo e exaltar a cultura negra;
- Arrasta Favela: seus integrantes são moradores do Morro das Pedras;
- Oficina Tambolelê: com apresentações de teatro, dança e percussão, levam diversas atividades para a comunidade Nova Glória;
- Seu Vizinho: uma iniciativa musical com o objetivo de promover arte, cultura e cidadania por onde desfilam;
- Afrodum: criado a partir de um projeto da Associação Cultural Odum Orixás. O bloco desfila todos os anos pela Santa Efigênia.
6. Pré-Carnaval de BH
O Pré-Carnaval ocorre antes do feriado oficial e existe para que todos possam aproveitar a festa: mineiros que vão viajar no Carnaval ou turistas que decidiram visitar BH em um período mais acessível.
Esse evento é ainda maior do que o Carnaval e inclui bloquinhos de rua famosos que desfilam todos os anos. Confira alguns deles:
- Rocknejo: um bloco para os amantes do rock e do sertanejo aproveitarem o Carnaval com alegria!
- Atenção Creuzebeck: feito em homenagem aos Mamonas Assassinas;
- A Justiça Não é Cega: a missão deste cortejo é levar o samba pelas ruas da capital mineira;
- Boi Rosado: criado para homenagear Guimarães Rosa e levar o frevo, ciranda, congado e baião para animar a cidade;
- ClandesTinas: um bloco feminista e antirracista que reúne mulheres para foliar com liberdade;
- @bsurda: este bloco toca ritmos de pop e reúne o público LGBTQ para desfilar com orgulho.
Onde acontece o Carnaval de rua em Belo Horizonte?
O Carnaval de rua acontece em várias regiões de BH. Confira por quais bairros os blocos passam:
- Centro: os blocos Baianas Ozadas, Então, Brilha!, @absurda, Bloco dos Hermanos e muitos outros desfilam pelas ruas da região central;
- Savassi: o famoso bairro boêmio de BH não fica de fora. Ali, passam os blocos Asa de Banana, Us Beethoven, Rocknejo, Baianeiros e mais;
- Buritis: os tradicionais blocos Inimigos do Fim – Bloco do Buritis, Buritis de Guimarães Rosa e Pipino Folia fazem a festa em um dos melhores bairros da cidade;
- Santa Tereza: este bairro repleto de barzinhos com quitutes deliciosos atrai blocos como o Boi Rosado, Alalaor, Bloco Nada Santa e outros;
- Floresta: neste bairro, desfilam mega blocos como Unidos da Estrela da Morte, Ziriggydum Stardust, Bloco dos Hermanos e Lindo Bloco do Amor.
A folia mineira espera por você!
Em meio a tantos blocos, de estilos diferentes, o barato é se divertir. A festa é só alegria. Para quem vem de fora, BH oferece infraestrutura hoteleira completa e restaurantes com uma gastronomia que dispensa comentários.
Agora que você já tem a lista perfeita para todo folião, é hora de fazer as malas e aproveitar o Carnaval de Belo Horizonte. Na Maxmilhas, você encontra passagens com preços incríveis. Não tem desculpa para perder a folia, né?