Melhores destinos para viajar nas férias de julho [Atualizado 2023]

O mês de julho é considerado alta temporada em diversos lugares, especialmente aqueles que têm como principal atrativo o frio. Mas entre as nossas dicas de melhores destinos para viajar nas férias de julho também tem muita aventura. 

 

Julho é o período de férias escolares e, consequentemente, aumenta a procura por viagens e passeios neste mês. 

 

Com tantos climas diferentes no país, e também nas regiões vizinhas, quem busca por opções para onde viajar em julho no Brasil em 2022 pode escolher entre aproveitar o frio e até a neve nas cidades mais ao sul do continente, ou então curtir uma praia e tempo ameno nas regiões mais ao norte. 

 

A verdade é que existe programação para todos os gostos. Se você está em busca dos melhores destinos para as férias de julho, chegou ao lugar certo. Continue acompanhando esse conteúdo e confira as dicas de lugares para viajar no mês de julho no Brasil e na América do Sul!

 

Você pode se interessar: Férias de julho: guia completo para planejar e aproveitar as suas

 

Como costumam ser as férias de julho

 

O mês de julho é considerado de alta temporada em diversos destinos, especialmente aqueles que têm como principal atrativo o frio. Por isso, não é mês mais barato e nem mais vazio, mas é um ótimo momento para aproveitar os eventos especiais da estação. 

 

Lugares para conhecer no Brasil

 

Se você está buscando um lugar para ir nas férias de julho, confira os destinos incríveis abaixo!

 

1. Gramado – RS

 

Centro Urbano de Gramado

 

Um destino muito conhecido e procurado por casais, é ideal para uma viagem romântica, acompanhada de vinho e fondue. Apesar disso, também é um destino interessante para ir com a família. 

 

Para quem está querendo aproveitar o frio e, quem sabe, ter a sorte de ver a neve cair, o mês ideal para visitar é em julho. 

 

Uma das atrações mais famosas é a Snowland, um parque de neve fechado que oferece atividades como patinação no gelo, esqui, snowboard e muito mais. Uma atração imperdível em um dos melhores lugares para ir com as crianças nas férias de julho.

 

Os museus também não podem ser deixados de fora. Tem museu do chocolate, de carros e até de cera. 

 

Entre os pontos turísticos estão o Mini Mundo, a Rua torta e o Lago Negro. Veja também mais dicas de viagem para Gramado neste outro artigo.

 

Canela, a cidade vizinha, também tem pontos turísticos que devem ser visitados, como o Parque do Caracol, além de muitas vinícolas. 

 

2. Paraty – RJ

 

Barcos ancorados em Paraty com uma igreja ao fundo
Foto: Rogério Cassimiro – MTUR

 

Na região sudeste, um dos melhores destinos nas férias de julho é Paraty. Nessa época do ano acontece a famosa FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, que reúne autores, escritores, cantores e muitos fãs da literatura brasileira e mundial. 

 

Além desse evento cultural, os visitantes também podem aproveitar as dezenas de ilhas da cidade e da vizinha Angra dos Reis, como a Ilha Grande, um espetáculo da natureza. É possível contratar passeios de escuna pela região.

 

Mas prepare-se para a possibilidade de não conseguir entrar na água, ou então para entrar no mar com águas frias. Nesse mês costumam surgir muitas frentes frias na região, baixando a temperatura. 

 

Um simples passeio pela cidade já é uma atração e tanto. Paraty é tombada como Patrimônio Nacional pelo IPHAN, e seu casario de mais de três séculos de história já vale a viagem. 

 

3. Campos do Jordão – SP

 

Casas de Campos do Jordão com uma árvore florida à frente.

 

Para quem quer sentir que está na Europa, mas sem gastar o valor de uma viagem para lá, deve aproveitar Campos do Jordão. 

 

A cidade que fica a 1628 metros acima do mar, entre montanhas, tem clima e arquitetura que lembram os Alpes Suíços. Um destino incrível para renovar o guarda-roupa de inverno, para aproveitar o melhor da gastronomia e para curtir a dois, sendo um dos melhores lugares para viajar em julho em casal. 

 

Para quem gosta de um agito, Campos do Jordão é um dos melhores destinos nas férias de julho, por que acontece o Festival de Inverno, com shows e eventos para todos os gostos. 

 

4. Lençóis Maranhenses – MA

 

Lençóis Maranhenses no Maranhão

 

Se você está se perguntando sobre qual é o melhor lugar do nordeste para viajar em julho, vai descobrir agora que é Lençóis Maranhenses. 

 

A melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses é justamente no início da temporada de seca, ou seja, entre os meses de junho e julho. 

 

Até maio a região sofre com chuvas constantes, que abastecem o lençol freático, formando as lagoas, mas o tempo nublado atrapalha os passeios. 

 

Já em junho e junho, a chuva cessa e o sol volta a brilhar, permitindo que os visitantes desfrutem das belezas naturais antes que a água evapore. A temperatura é amena para quente, variando entre 24 e 31 graus durante o mês. 

 

5. Maceió – AL

 

Barco em praia paradisíaca de Maceió

 

Quem não quer saber de frio nem precisa se preocupar: a lindíssima Maceió continua maravilhosa em julho – e também cerca de 35% mais barata do que no verão. 

 

Na cidade, cortadas pela ciclovia, as praias de Pajuçara, com suas piscinas naturais, Ponta Verde e Jatiuca bombam nessa época do ano. 

 

Prato cheio pra quem gosta de windsurf ou kitesurf. Isso sem falar no passeio de barco pelas nove ilhas da Lagoa de Mandaú ou a gastronomia típica de dar água na boca. Então deixe o regime de lado e curta muito suas férias de julho sob o azul do céu e do mar de Maceió!

 

     

    6. São Joaquim – SC

     

    Vista aérea da vegetação em São Joaquim
    Foto: Renato Soares – MTUR

     

    Achou que nunca ia ver neve no Brasil? Errou! 

     

    Um dos melhores destinos para curtir as férias de julho é São Joaquim, a 1.360 metros do nível do mar. 

     

    Neste, que é o mês mais frio do ano, a cidade registra temperaturas tão baixas que chega a nevar, atraindo turistas de todos os pontos do país. Mas além da Neve São Joaquim guarda ainda surpresas muito legais, como as também geladas Urubici e Urupema, com vinícolas entre as montanhas e a inusitada Pedra Furada.

     

    Lugares para conhecer fora do Brasil

     

    7. Bariloche – Argentina

     

    Vista aérea do teleférico vendo toda a parte baixa e horizonte em Bariloche

     

    Uma cidade com aproximadamente 130 mil habitantes que fica ao norte da Patagônia, na região dos lagos andinos, com águas cristalinas, contornados por montanhas branquinhas de neve no inverno. 

     

    Com paisagens deslumbrantes, preços dentro da normalidade e uma gastronomia impressionante, Bariloche é um dos melhores destinos nas férias de julho, principalmente para quem quer ter o primeiro contato com a neve.   

     

    As principais atrações da região são as estações de esqui e snowboard Cerro Catedral, Piedras Blancas e Cerro Bayo. Vá preparado para o frio, já que a temperatura máxima costuma ser de 6 graus apenas. 

     

       

      8. Ushuaia – Argentina

       

      Orla de Ushuaia

       

      Ushuaia tem 50 mil habitantes e é conhecida como o fim do mundo. Mas a verdade é que ela é bem diferente das lendas urbanas. Bonita e aconchegante, Ushuaia é a capital da Terra do Fogo Argentina, sendo a cidade mais próxima da Península Antártica. 

       

      Para quem quer esquiar, esse é o lugar certo, já que a temporada de neve costuma ser mais longa. 

       

         

        9. Mendonza – Argentina

         

        Vista aérea da cidade de Mendoza
        Foto: Itsmemarttin, Wikimedia Commons

         

        Pertinho daqui você também pode aproveitar a neve argentina em Mendonza, outros dos melhores destinos para as férias de julho. 

         

        Lá você vai encontrar paisagens estonteantes, vinícolas emolduradas pelos picos nevados dos Andes, a estação de esqui de Los Penitentes, spas e estações hidrotermais. Uma delícia para quem quer descansar e renovar as baterias para a volta ao batente.

         

        10. Valle Nevado – Chile

         

        Vista aérea do Valle Nevado

         

        Essa é considerada um dos melhores destinos nas férias de julho e é onde está localizado um dos melhores centros de esqui da América do Sul. Ao todo são 39 pistas, para todos os níveis de experiência. 

         

        A região é cercada pela belíssima Cordilheira dos Andes e também pelas melhores vinícolas da região.  

         

        11. La Paz – Bolívia

         

        Vista aérea de La Paz a noite

         

        Julho é o mês perfeito para conhecer a capital mais alta do mundo, porque é nessa época que as chuvas dão uma trégua e La Paz se revela em toda a sua beleza. 

         

        O que fazer é o que não falta, compre um poncho de lã crua no centro histórico e prepare-se para conhecer museus incríveis e o fascinante Mercado das Bruxas, com suas toneladas de ervas medicinais. 

         

        Quer ir além? Então vá rumo ao Solar de Uyuni ou descubra as ruínas de Machu Picchu: com certeza seus dias serão inesquecíveis em um dos melhores destinos para férias de julho!

         

           

          12. Machu Picchu – Peru

           

          Macchu Picchu vista de longe

           

          A cidade é uma das 7 maravilhas do mundo e Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, e julho é um dos melhores meses para visitá-la. Sua arquitetura complexa e misteriosa atrai turistas do mundo inteiro. 

           

          No período de seca, que vai de abril a outubro, o sol brilha o tempo todo e a temperatura é agradável, podendo chegar aos 25 graus durante o dia. Mas a amplitude térmica é enorme. Durante a noite, a temperatura chega a zero grau. 

           

          Em julho também tem as Festas Pátrias de Peru em Cusco, que fica a 74 quilômetros de Machu Picchu, e valem o passeio. Não se esqueça de reservar os ingressos com antecedência, pois esse período é de alta temporada. 

           

          Agora que você já conhece os melhores destinos para viajar nas férias de julho, pode começar a programar sua viagem. Já tem seu próximo destino em mente? Então aproveite para garantir suas passagens aéreas e hospedagem com os melhroes preços, na Maxmilhas!

          Deixe um Comentário