Morumbi: conheça o maior estádio particular do Brasil

Para quem visita a terra da garoa, um lugar imperdível de se conhecer é o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Estádio do Morumbi!

O campo fica localizado no bairro homônimo e é a casa do São Paulo Futebol Clube. Engana-se quem pensa que ele sedia somente eventos esportivos. O Morumba, apelido carinhoso dado à casa do tricolor, também ficou famoso por receber diversos espetáculos musicais na capital paulista.

Quer conhecer mais sobre esse imponente estádio na cidade de São Paulo? Então continue a leitura e não perca nenhuma informação!

A região do estádio

O estádio fica situado no bairro que lhe dá origem ao nome, o Morumbi, na Praça Roberto Gomes Pedrosa, nº 1, zona oeste paulistana. Ele tem uma arquitetura imponente e é marca registrada da região. Não é à toa que esse palco de inúmeros espetáculos foi tombado pela prefeitura de São Paulo.

O bairro é um cartão-postal da cidade, conhecido por suas inúmeras mansões e condomínios de alto padrão, sendo o lar de uma população de classe média alta. A região abriga ainda o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo e residência do governador do estado de São Paulo.

A chegada até ele

Em uma das localizações mais nobres da cidade, o estádio fica a cerca de 15 km do centro da capital. O acesso pode ser feito por meio do metrô com a linha quatro amarela, descendo na estação São Paulo-Morumbi e percorrendo uma distância a pé de aproximadamente 1,5 km.

Algumas linhas de ônibus que dão acesso ao entorno do estádio são 775P-10, 809P-10, 857A-10, 857R-10, N706-11. Fique atento aos dias de jogo, pois neles podem ocorrer mudanças no trajeto dos veículos.

Para quem opta ir de carro, é recomendável utilizar aplicativos de mapas ou GPS a fim de calcular a melhor rota para o seu percurso. Outro fator que deve ser considerado para quem vai de automóvel particular é a escassa quantidade de estacionamentos ao redor do estádio. Se você busca escapar dos flanelinhas, uma alternativa é utilizar o estacionamento do shopping Morumbi e caminhar algumas quadras até o seu destino.

A última opção é solicitar táxis ou veículos via aplicativos de transporte privado, lembrando que o bairro é bem residencial e que, ao final dos jogos e espetáculos, o trânsito nas redondezas pode ficar sobrecarregado. Portanto, programe-se com antecipação!

Os bares e restaurantes próximos

Para os amantes da comida japonesa, uma opção para se conhecer é o By Koji, localizado no térreo do estádio. O restaurante oferece uma vista ao gramado proporcionando uma visão incrível para quem frequenta o Morumbi em dias de shows ou jogos.

Vale a pena também conhecer o Pub&Poker, um bar temático para os amantes do pôquer. O espaço tem patrocínio da Jack Daniel’s, o que torna o cardápio de bebidas o ponto alto do local. Então se você é amante do whisky, vale a pena conhecer!

Sendo assim, não faltam lugares para comer em São Paulo e aproveitar a gastronomia local que mistura pratos típicos, requinte e preços para todos os bolsos!

A História do estádio e fundação

A casa do tricolor paulista foi projetada pelo arquiteto Vilanova Artigas e sua obra teve início no ano de 1952, mas tardou 18 anos a ser entregue. Houve uma primeira inauguração com uma partida de futebol contra o Sporting de Portugal no ano de 1960, que culminou na vitória do São Paulo Futebol Clube. Esse jogo rendeu ao lar são paulino o título de “maior estádio particular do Brasil”. Em 1970, a obra foi enfim finalizada para alegria da nação são paulina.

A capacidade máxima de pessoas

Localizado na capital paulista, o estádio colossal teve seu ápice de público na década de 80, durante um evento religioso que comportou cerca de 163 mil fiéis. No mundo do entretenimento, o gigante ficou conhecido por comportar shows e espetáculos de proporções gigantescas. O fenômeno teen Menudo veio ao país no ano de 1985 e levou uma multidão de 150 mil pessoas para vibrar com os sucessos do grupo latino! No futebol, o recorde de público chegou a 147 mil no final da década de 70.

Na década de 90, o estádio passou por uma série de reformas e um processo de modernização. Foram implementados novos camarotes e sua capacidade foi reduzida. Atualmente o lugar comporta aproximadamente 68 mil pessoas em partidas oficiais. Para os espetáculos o número sobe e fica ao redor de 89 mil pessoas, quantidade colocada pela banda irlandesa U2 em 2011, durante sua passagem pela capital paulista.

Acessibilidade ao estádio

Em jogos do Tricolor, a direção promove uma ação estimulando os torcedores a irem ao estádio! Pessoas com mobilidade reduzida não precisam pagar ingresso para assistir às partidas do São Paulo.

A instituição começou uma série de reformas visando sediar a abertura da Copa América em 2019 e um dos pontos em que houve um grande investimento foi buscando melhorar a acessibilidade, aumentando para 108 os lugares disponíveis para cadeirantes.

Curiosidades sobre o Morumbi

Conhecido por sempre receber públicos grandiosos, nem sempre o poderoso Morumbi foi assim! Em 1994, pela Copa Bandeirante, o São Paulo recebeu a equipe do Araçatuba para incríveis 29 pagantes, totalizando uma renda de R$ 66,00.

Outro dado interessante é sobre o projeto inicial. Ele previa um estádio com teto retrátil. A ideia foi apresentada pelos soviéticos Antonov & Zolnerkevic que queriam dar um ar futurista ao estádio. A ideia acabou sendo vetada pelo alto custo, mas teve gente acreditando que o lugar seria coberto até o fim das obras em 1970.

Locais para se hospedar

Muitas pessoas se perguntam quando é o melhor momento para ir a São Paulo. A verdade é que a experiência é gratificante em qualquer época do ano, pois a cidade é repleta de eventos culturais, musicais e esportivos.

Não existe uma contraindicação quando o assunto é conhecer esse fantástico município. Então, se você está buscando hospedagem: preste atenção!

A melhor opção para quem vai ao estádio é ficar no próprio bairro do Morumbi, com diversas opções de hotelaria, bares e restaurantes para quem gosta da vida noturna. A chegada do metrô ajuda a se locomover a outros lugares da cidade, sendo mais um ponto favorável para quem escolhe ficar pela região.

Outro local adorado por jovens é o bairro de Cidade Jardim que oferece acomodações e turismo de qualidade em apenas 15 minutos de caminhada do estádio!

Agora que você conhece o Morumbi e suas redondezas, é hora de programar sua viagem e fazer uma listinha sobre o que fazer em São Paulo! Então, não perca tempo e arrume já as suas malas!

Gostou de aprender um pouco mais sobre esse colossal estádio? Então não perca o nosso guia completo sobre todos os estádios que estarão presentes na Copa América 2019!

Deixe um Comentário