Saiba como funciona a validade das milhas em cada companhia aérea!

A validade das milhas é um assunto delicado para os usuários que não utilizam os programas de fidelidade com frequência e acabam perdendo os seus pontos. Continue a leitura para conhecer os prazos de cada companhia e saber como evitar o desperdício de pontos!

Viajar é tudo de bom, principalmente se for possível economizar na compra das passagens aéreas, não é mesmo? Os clientes dos programas de fidelidade conseguem a vantagem da economia ao acumularem pontos e trocá-los por voos.

Contudo é preciso entender o funcionamento da validade das milhas para não perder o prazo e desperdiçar a quantia acumulada! Neste texto, explicaremos como isso tudo funciona e o que você precisa fazer para não perder os pontos!

Por que é importante acompanhar o prazo de validade das milhas?

Alguns usuários assinam planos nos programas de fidelidade. Dessa forma é cobrada uma taxa em troca de pontuações em suas contas mensalmente. Outra maneira de adquirir os pontos é por meio da utilização dos cartões de créditos parceiros durante as compras.

Existem milhares de usuários que já fazem parte de, pelo menos, um programa de fidelidade das principais companhias aéreas operantes no Brasil. No entanto, nem todos os viajantes entendem sobre os prazos de validade das milhas e acabam perdendo tudo o que acumularam, desperdiçando a possibilidade de comprar passagens aéreas sem desembolsar um centavo.

Um dos principais motivos pelos quais é importante acompanhar o vencimento dos pontos é o risco de desperdiçar o dinheiro investido nos pagamentos mensais do programa de fidelidade. Além disso, a possibilidade de economizar com a compra de passagens aéreas durante uma viagem fica ainda mais difícil.

As milhas aéreas são uma ótima estratégia para quem deseja conhecer o mundo sem precisar se preocupar com preços absurdos das passagens. No entanto, para que esse sonho se torne realidade, é preciso atenção na hora de trocar e administrar as pontuações. Dessa maneira, as viagens serão cada vez mais especiais.

Quais são os prazos de validade das milhas em cada companhia?

Pensando em auxiliar você na hora de entender como funciona o vencimento dos pontos acumulados, separamos uma lista com os principais programas de fidelidade e os seus prazos.

É importante ressaltar que a validade das milhas pode variar conforme a maneira na qual elas foram adquiridas. Acompanhe os prazos conforme as companhias aéreas que listamos:

AZUL: Tudo Azul

programa da AZUL trabalha com diversos destinos nacionais e internacionais. A companhia também não envia e-mails mensais com um resumo dos créditos dos usuários na plataforma, portanto, é preciso ficar de olho no seu extrato no site oficial.

A data de acúmulo do ponto é validada no dia do voo e as pontuações também expiram em vinte e quatro meses.

GOL: Smiles

O programa Smiles apresenta uma vantagem que pode ser considerada um diferencial: a GOL envia, mensalmente, um extrato com a quantidade de pontos acumulados pelo usuário em sua plataforma.

Além disso, quando as pontuações estão próximas do vencimento, o programa Smiles também envia um e-mail para o usuário com as informações necessárias para evitar o cancelamento das milhas.

A validade das milhas varia conforme a categoria do perfil do usuário no programa Smiles:

  • smiles e prata: 3 anos;
  • ouro: 4 anos;
  • diamante: 10 anos.

As milhas bônus, adquiridas nos processos de compra de pontos no site Smiles, têm validade de 6 meses. Outras pontuações derivadas de cartões de crédito respondem a um regulamento diferenciado, sendo assim, é sempre importante conferir as regras das bandeiras.

LATAM: Multiplus

Assim como o programa Tudo Azul, o Multiplus também não informa aos seus clientes nos e-mails mensais se existem milhas próximas do prazo de validade. Portanto, é preciso conferir periodicamente as datas de vencimento dos seus pontos na plataforma.

Os pontos Multiplus provenientes de acúmulos em cartões de crédito e compra de passagens aéreas são válidos por um período de vinte e quatro meses. As demais pontuações possíveis derivam de regulamentos diferentes.

Como fazer para não esquecer o prazo de validação dos pontos?

Como pudemos perceber no decorrer do texto, alguns programas de fidelidade não informam aos usuários, em seus extratos mensais, a quantia de pontos que estão próximas da data de validade.

Existem diferentes aplicativos de lembretes que podem ser úteis caso você não se lembre de entrar mensalmente em sua conta nos programas de fidelidade. É possível registrar a data de validade dos seus pontos e solicitar lembretes para conseguir utilizar a pontuação antes de expirar.

Apesar dos avisos no celular, não deixe de acessar com frequência a sua conta em todos os programas de fidelidade. Mesmo com os e-mails promocionais enviados, você pode acessar ao site e encontrar promoções exclusivas na compra de passagens aéreas com milhas e garantir a sua próxima viagem.

O que fazer para não perder os pontos acumulados?

Uma opção muito válida para evitar o prazo de validade das milhas e garantir que os seus pontos não sejam desperdiçados, caso você não tenha nenhuma viagem em mente, é vender a sua pontuação para outros usuários.

Vender milhas está se tornando, cada vez mais, uma opção vantajosa para os usuários que desejam aproveitar os seus pontos, mesmo sem precisar viajar. Existem sites especializados neste serviço e que são preparados para oferecer o melhor atendimento ao vendedor e comprador, garantindo que a sua venda seja segura e que o passageiro consiga adquirir uma passagem por um preço acessível.

Agora que você entende sobre a validade das milhas, sabe como evitar que elas sejam canceladas e o que fazer para não perder a pontuação acumulada, basta seguir as dicas deste texto para não desperdiçar os pontos. Os programas de fidelidade chegaram para facilitar a vida dos viajantes, sendo assim, com atenção e organização, é possível conhecer todos os destinos dos seus sonhos!

Quer receber mais informações sobre a validade das milhas e outras dicas sobre viagens? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail!

Deixe um Comentário