Fernando de Noronha

icon-desk-star@2x Created with Sketch. O que fazer
icon-desk-mapa@2x Created with Sketch. Roteiros
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde Comer
icon-desk-cama@2x Created with Sketch. Onde ficar

Para você aproveitar ao máximo e não perder nenhum detalhe de um dos principais destinos do Brasil, veja o guia de Fernando de Noronha 

Fernando de Noronha tem tudo: praias paradisíacas, cenários que parecem coisa de filme e gastronomia de alta qualidade. Por causa disso, e muito mais, o arquipélago é um dos destinos mais cobiçados do Brasil.

Para saber onde ficar, o que fazer e quando viajar, produzimos o Guia de Fernando de Noronha, contendo tudo o que você precisa saber sobre esse verdadeiro paraíso. 

Embarque nessa e noronhe-se! 

O que dizer de Fernando de Noronha

vista das águas em Fernando de Noronha

Descoberta no ano de 1503, pelo navegador Américo Vespúcio, Fernando de Noronha já foi dominada por holandeses, franceses e portugueses, serviu como presídio político, foi base militar norte-americana e também recebeu visitas de Charles Darwin. Muita coisa aconteceu no arquipélago, devolvido ao estado de Pernambuco apenas em 1988.

No mesmo ano, ocorreu a fundação do Parque Nacional Marinho. Depois disso, em 2001, Fernando de Noronha foi declarado Patrimônio da Humanidade. Desde então, a economia é movimentada pelo turismo. 

Em relação à geografia, a distância entre o continente e Noronha é de aproximadamente 545 km. Por lá, existem 23 ilhas, ilhotas e rochedos espalhados em 26 km² de extensão, sendo que 91% do arquipélago é composto pela ilha principal. 

Qual a melhor época para ir em Fernando de Noronha?

Fernando de Noronha no pôr do sol

Tropical, esse é o clima que predomina por lá. A temperatura média anual é de 26º C, portanto, faz calor o ano inteiro. Mas atenção, entre fevereiro e julho há períodos de fortes chuvas, principalmente em abril. 

Em dia de chuva, as ruas de Noronha ficam enlameadas, dificultando a locomoção de nativos e turistas.

Sobre a lotação da ilha, existe um fluxo maior de turistas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, os famosos meses de alta temporada. Como resultado, os preços de passagens, hotéis e pacotes costumam ser mais altos. Os valores tendem a diminuir durante a baixa temporada, que acontece em abril, maio e junho. 

Como chegar a Fernando de Noronha

vista de Noronha via um carro

Existem duas rotas para Fernando de Noronha: com ou sem escalas. A Gol Linhas Aéreas e a Azul oferecem voos com escala em Recife. Posteriormente, os passageiros embarcam rumo ao Aeroporto de Fernando de Noronha (FEN). A Azul também opera rotas diretas, partindo do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. 

     

    Como funciona para entrar em Fernando de Noronha?

    Vista de praia de Fernando de Noronha com a areia e o mar

    Noronha aceita somente 1000 turistas por dia. Além disso,quem busca conhecer as belezas naturais das ilhas necessita pagar a taxa de preservação ambiental (TPA). De acordo com a tabela de 2022, a taxa é de R$ 87,71 por dia. Crianças até 4 anos estão isentas, mas estudantes e idosos precisam pagar. 

    O pré-pagamento é feito via boleto bancário, basta preencher o formulário. O pagamento antecipado deve ser efetuado com, pelo menos, 3 dias úteis de antecedência da viagem. A administração do arquipélago também permite pagamentos logo após o desembarque. 

    E não se esqueça de guardar o recibo!

    Quanto custa viajar para Fernando de Noronha

    imagem de águas azuis em Fernando de Noronha

    Dando sequência ao guia de viagem de Fernando de Noronha, o assunto é o valor da viagem. 

    Fernando de Noronha é um dos destinos mais caros do Brasil. Afinal, trata-se de um pequeno arquipélago de difícil acesso para mercadorias, que chegam em pequenos barcos, pois não existe um grande porto por lá. Isso aumenta consideravelmente o preço de tudo na região. 

    Além disso, o custo da viagem depende do hotel escolhido, alimentação, preço das passagens aéreas, transporte no arquipélago, duração da estadia e gastos extras. 

    Onde se hospedar em Fernando de Noronha

    caminho em meio às matas em Fernando de Noronha

     

    As regiões de Vila dos Remédios, Vila do Trinta e Nova Floresta são os melhores lugares para se hospedar. Afinal, estão a poucos minutos de belas praias, de bons restaurantes e dos programas noturnos.

    O que Fernando de Noronha tem de melhor

    As principais atrações noronhenses estão relacionadas com o mar. Além da paisagem exuberante, a Baía dos Porcos e a Baía do Sancho têm águas cristalinas. Por outro lado, os fãs de mergulho devem ir até as praias do Porto e Sueste, recheadas de tartarugas, peixes, crustáceos, corais e, em alguns casos, tubarões de pequeno porte.

    Projeto Tamar

    o projeto é voltado à salvação e preservação de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção e é um ponto turístico forte e interessante da cidade. Eles promovem palestras sobre a vida marinha e a história de Noronha.

    Forte Nossa Senhora dos Remédios

    Localizado no ancoradouro da Baía de Santo Antônio, o Forte fornece uma vista maravilhosa da região norte da ilha, além de propiciar um pôr-do-sol de tirar o fôlego.

    Forte de Santo Antônio

    Essa atração não demanda muito tempo, mas permite algumas fotos incríveis do mar e das ruínas do forte.

    Praia do Cachorro

    Praia rica em piscinas naturais e localizada próxima da Vila dos Remédios, é parada indicada para quem busca curtir um bar e mergulhar entre a vida marinha.

    Praia da Conceição

    Localizada próximo ao centro, ela é ideal para quem busca agito no final da tarde. Parada obrigatória para quem curte turismo esportivo, porque a praia conta com quadras de vôlei de praia e futebol de areia, além de ser muito frequentada por surfistas.

    Onde comer em Fernando de Noronha

    comida na mesa em Fernando de Noronha

    Agora, o guia de melhores destinos Fernando de Noronha chega à culinária. 

    Basicamente, a gastronomia de Fernando de Noronha gira em torno dos mariscos, camarões, peixes e crustáceos, todos pescados ali mesmo. Pratos elaborados com ingredientes difíceis de encontrar em Noronha, como carne vermelha, são vendidos a preços altos.

    Veja sete lugares para comer bem em Fernando de Noronha:

    • Pousada Maravilha;

    • Restaurante Mergulhão;

    • Restaurante Varanda;

    • Restaurante Mãezinha;

    • Empório São Miguel;

    • Cacimba Bistrô;

    • Flamboyant. 

    Vida noturna em Fernando de Noronha

    águas do mar em Fernando de Noronha

    Devido ao tamanho do arquipélago, Noronha não tem baladas ou casas noturnas. Mesmo assim, possui boas opções para quem quer curtir a noite. Como é o caso do Bar do Meio, Bar do Cachorro e do Muzenza, três lugares para ouvir música ao vivo.

    Por outro lado, também existem passeios sem tanta agitação. O Projeto Tamar, por exemplo, promove palestras sobre a vida marinha e a história de Noronha. Ainda seguindo a linha dos passeios tranquilos, Tribojú, Pousada do Vale, Varanda e Cacimba servem jantares deliciosos. 

    O que fazer em Fernando de Noronha em 5 dias

    mulher mergulhando em Fernando de Noronha

    Dia 1 

    O primeiro dia no paraíso brasileiro pode começar com um passeio de barco, que passa por algumas ilhas. Cardumes de golfinhos costumam acompanhar o barco, proporcionando uma experiência única! Depois do passeio, que tal um almoço com comida regional no centro de Noronha?  

    Dia 2

    O segundo dia deve ser reservado para o famoso Ilha Tour, passeio com cerca de 10h, mas que oferece o melhor de Fernando Noronha. Depois de conhecer praticamente todo o arquipélago, saia para jantar no Restaurante Varanda ou Xica da Silva. 

    Dia 3 

    Para recuperar as energias deixadas no Ilha Tour, acorde um pouco mais tarde. Após o café da manhã reforçado, vá conhecer a Baía do Sancho. Na volta, escolha um restaurante e almoce no centro. Posteriormente, espere o pôr do sol no Forte Nossa Senhora dos Remédios. 

    Dia 4

    O penúltimo dia em Noronha deve ter snorkel na Baía Sudeste, local perfeito para observar a vida marinha. Assistir o surf praticado na Praia Cacimba do Padre também é uma boa pedida. 

    Dia 5 

    Por fim, para encerrar o guia de Fernando de Noronha, aqui vão duas dicas de passeio no último dia em Noronha: Trilha Enseada dos Abreus ou Trilha do Piquinho. Independente da escolha, as duas trilhas são ótimas maneiras de se despedir da ilha.

    Prontinho, você já sabe absolutamente tudo sobre Noronha, um dos destinos mais cobiçados do Brasil. Só falta arrumar as malas, comprar passagens aéreas, reservar hospedagens ou montar um pacote de acordo com as suas preferências!

    Deixe um Comentário