Florianópolis

icon-desk-star@2x Created with Sketch. O que fazer
icon-desk-calendar@2x Created with Sketch. Quando ir
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde comer
icon-desk-cama@2x Created with Sketch. Onde ficar

Descubra o que fazer em Florianópolis, uma das capitais mais lindas do Brasil!

Ao ouvir alguém falar sobre as praias brasileiras, o que passa primeiro pela sua cabeça? Na maioria das vezes, nosso pensamento viaja logo para as lindas localidades do litoral nordestino, a região brasileira com maior extensão de areia e mar. No entanto, outras regiões também contam com belezas incríveis, como é o caso de Florianópolis, no sul do país.

Conhecida pelo apelido carinhoso de Floripa, essa cidade — capital do estado de Santa Catarina — é um destino imperdível para os amantes de belas paisagens somadas à cultura, gastronomia e pontos turísticos inesquecíveis.

Mas afinal, o que podemos fazer em Florianópolis? Qual é a melhor época para visitar essa cidade? Quais são os melhores lugares para fazer um bom passeio na região? Vem com a gente pra conferir as respostas a todas essas perguntas!

Qual é a história de Florianópolis?

A maioria de nós conhece a história do Brasil apenas após a chegada dos portugueses ao território brasileiro. No entanto, nosso país já existia muito antes desse acontecimento, e a região de Florianópolis foi originalmente ocupada por índios tupi-guarani.

Inicialmente, a região era apenas utilizada como escala entre os grandes centros coloniais, servindo para que os navegantes abastecessem seus navios com água e outros suprimentos. Com o passar do tempo, no entanto, as primeiras vilas se formaram e o local passou a se chamar Nossa Senhora do Desterro.

Com o início da colonização europeia, a população indígena começou a decair. A partir daí o local deixa de ser apenas um ponto de parada e se torna um grande centro militar, devido à sua posição geográfica ao mesmo tempo protegida e estratégica.

Hoje, essa região é altamente rica e conta com um dos melhores índices de desenvolvimento humano (IDH) dentre todas as capitais brasileiras. A cidade é repleta de cultura e atrações para todos os gostos, idades e gêneros, sendo uma parada imperdível para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história de nosso país e se divertir com variados passeios.

Quais são os principais pontos turísticos da região?

Um dos principais motivos para visitar Floripa é justamente a sua diversidade, tanto em passeios, quanto em atrações culturais e pessoas. É possível visitar praias e atrações culturais, como museus e exibições, e também existem opções para esportistas e pessoas que amam a adrenalina, pois a cidade conta com práticas como windsurf, kitesurf, sandboard, surfe, canoagem, trilhas e escaladas. Tem diversão para todos os gostos! Mas afinal, quais são os pontos turísticos mais relevantes desse local? Dê uma olhada em nossa lista a seguir:

Ponte Hercílio Luz

Símbolo que ligava a Ilha de Florianópolis ao continente, a ponte Hercílio Luz é o cartão postal da cidade. A estrutura está desativada há mais de 10 anos para a passagem, mas ainda é um ponto imperdível.

Forte Santo Antônio

Localizada na Ilha Ratones Grande, o Forte Santo Antônio fazia parte do sistema de defesa da ilha de Santa Catarina no século 18 e era uma base estratégica para o poder português do região. Vale conhecer!

Catedral Metropolitana

Situada no centro histórico de Florianópolis, a Catedral é o símbolo católico mais importante da ilha. Ela foi erguida em 1908 e deve estar no seu roteiro, nem que seja para passar na porta.

Palácio Cruz e Souza

Conhecido no passado como Palácio Rosado, o Palácio Cruz e Sousa é a sede do Museu Histórico de Santa Catarina e está localizado no centro de Floripa. Logo em frente, está a Praça XV de Novembro, outro ponto turístico da cidade. No museu, é possível ver várias peças que contam a história da Ilha da Magia.

Praias de Florianópolis

Florianópolis é conhecida por ser a "Ilha da Magia", e muito de sua mágica está em suas praias. Com opções para todos os públicos, o litoral da cidade vai te encantar. Segue o texto para você conferir a quantidade de praias que você tem.

As melhores praias de Floripa

  • Lagoinha do Leste
  • Ilha do Campeche
  • Praia da Joaquina
  • Praia da Daniela
  • Praia Mole
  • Jurerê
  • Praia da Galheta
  • Praia de Moçambique
  • Praia da Armação
  • Praia dos Naufragados

Em cada uma dessas localidades, é possível vivenciar experiências completamente únicas. Florianópolis tem um vasto litoral, formado por praias de vários tipos. Dentre elas, aquelas ideais para a prática de esportes radicais (como a praia da Joaquina) e as mais tranquilas, excelentes para passeios com crianças pequenas e toda a família (a praia da Daniela, por exemplo). Vale a pena conferir!

Qual é a melhor época para visitar essa cidade?

A posição geográfica de Florianópolis não é privilegiada apenas para fins militares — essa cidade é, também, abençoada com um clima bastante agradável durante todo o ano. No entanto, algumas ressalvas devem ser feitas para que você possa avaliar a melhor época para suas preferências pessoais.

O clima dessa ilha é categorizado como litorâneo, o que significa que as estações são bem definidas ao longo do ano. Ao contrário das regiões mais ao norte do Brasil, Florianópolis conta com uma sensação térmica um pouco mais fria, especialmente durante os meses de inverno.

De modo geral, podemos dizer que as médias ficam em torno de 28ºC, para os períodos mais quentes, e 13ºC para os tempos mais frios. Isso mostra que, durante o verão, o clima é bastante ameno e dificilmente faz um calor difícil de suportar nessa região.

As chuvas também são bem distribuídas e não há uma tendência a períodos extremamente secos ou chuvosos. No entanto, o mês com mais chuvas é dezembro, enquanto o com menor precipitação é junho.

Os meses mais quentes na cidade são janeiro e fevereiro, o ápice do verão. É também nesse período que a ilha está mais cheia, já que maior parte dos visitantes escolhe essa época para visitar o município. As festividades rolam a todo vapor por aqui, e feriados como o carnaval costumam bombar.

Uma das épocas mais tranquilas é o período mais frio, entre os meses de maio, junho e julho. Se você não se importa com temperaturas um pouco mais baixas do que as normalmente registradas em praias ao redor do Brasil, visitar Florianópolis nesse tempo pode ser uma boa alternativa para encontrar menores engarrafamentos e aproveitar os passeios com mais tranquilidade.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre Florianópolis? Agora que você está por dentro das principais características dessa incrível cidade, o que está esperando para visitá-la o quanto antes? Comece a planejar sua viagem e aproveite as belezas desse local.

Deixe um Comentário