Palmas

icon-desk-cama@2x Created with Sketch. Onde Ficar
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde Comer
icon-desk-star@2x Created with Sketch. Roteiros

A capital do Tocantins possui muitas atrações, como praias de água doce, parques, cachoeiras e monumentos culturais. Se você quiser aproveitar da melhor forma possível tudo o que essa cidade tem para oferecer, confira agora o nosso Guia de Palmas!

Palmas foi fundada em 1989 e é a capital mais nova do Brasil. A cidade foi completamente planejada, por isso, ela é bem organizada e integrada. Além disso, esse município tem muito a oferecer para os turistas, já que conta com algumas atrações históricas e possui uma natureza exuberante. Por isso, vale a pena conferir o nosso guia de Palmas

A capital do Tocantins está localizada na região norte do país. Anteriormente, esse território pertencia a diversos povos indígenas, como os acroás e os caiapós. Por isso, a cidade abriga alguns monumentos em homenagem a essas populações.

Além disso, Palmas também possui uma boa infraestrutura para receber os turistas, com muitas opções de lazer, hotéis e restaurantes. 

Continue lendo este guia de Palmas para descobrir quais são as melhores atrações dessa cidade, qual é a melhor época do ano para visitar esse local e quanto custa viajar para a capital do Tocantins.

História de Palmas

A cidade de Palmas foi criada em 1989, um ano após a fundação do estado do Tocantins. Esse município foi construído com o objetivo de promover o desenvolvimento daquela região.

Após um ano da sua criação, Palmas já contava com 24 mil habitantes. Hoje, a população da capital do Tocantins é de aproximadamente 300 mil moradores, sendo essa é a cidade mais populosa do estado.

Qual a melhor época do ano para visitar Palmas?

vista aérea de Palmas

Foto: Flávio André – MTUR

Em Palmas faz muito calor o ano inteiro. No verão, as temperaturas chegam a ultrapassar os 40ºC. Além disso, o período chuvoso nesta cidade costuma acontecer entre os meses de outubro a abril, sendo que o mês de janeiro costuma ser o que apresenta mais chuvas. 

Sendo assim, quem prefere visitar a cidade quando as temperaturas estão mais amenas e fora do período chuvoso deve ir a Palmas entre os meses de maio a setembro. 

Quanto custa viajar para Palmas?

praia de Palmas

O valor de uma viagem para Palmas pode variar muito de acordo com a cidade de origem do turista. 

Um voo de São Paulo a Palmas, por exemplo, pode custar a partir de R$ 718,00. Já quem vai de avião de Goiânia a Capital do Tocantins pode ter que pagar cerca de R$ 1.300,00 pela passagem. 

Contudo, o preço das passagens aéreas varia muito de um dia para o outro. Sendo assim, vale a pena pesquisar e ficar de olho nas promoções para encontrar valores mais acessíveis. 

Como chegar em Palmas?

Vista da ponte sobre as águas em Palmas

Foto: Flávio André – MTUR

Há várias formas de chegar em Palmas: a cidade conta com o Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, que fica a 18 km da região mais turística da cidade e recebe voos de todo o país. 

Além disso, a cidade possui uma estação rodoviária, que também recebe ônibus de vários municípios brasileiros.

Contudo, também é possível ir de carro até a capital de Tocantins. No entanto, nem todos os trechos das estradas que levam até essa cidade estão em boas condições. 

A distância entre São Paulo a Palmas é de 1.813,5 km. Já quem sai de Goiânia com direção à capital do Tocantins precisa percorrer 822,6 Km.

Onde se hospedar?

Vista do Palácio do Governo em Palmas

Foto: Flávio André – MTUR

várias opções de hotéis em Palmas, sendo que alguns são luxuosos e outros mais acessíveis. Além disso, algumas das principais redes de hotéis do mundo, como a Ibis do grupo Accor, possuem algumas unidades neste município.

O melhor local para se hospedar em Palmas é próximo a Praça dos Girassóis, já que essa região concentra a maior parte das atrações da cidade e também oferece fácil acesso aos outros bairros da capital do Tocantins. 

O que fazer em Palmas?

Há atrações em Palmas para todos os gostos e bolsos. Para quem gosta de natureza, a cidade conta com muitos parques e praias de água doce. Já quem aprecia um pouco de cultura também vai encontrar muitas atrações desse tipo na capital do Tocantins. Confira a seguir algumas opções de o que fazer em Palmas!

Praça dos Girassóis

A Praça dos Girassóis é um dos principais pontos turísticos de Palmas e concentra os principais prédios da administração do estado, como o Palácio Araguaia.

Além disso, essa praça ainda abriga o Memorial Coluna Prestes, uma construção projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em homenagem a Luís Carlos Prestes, que foi um importante nome da política brasileira do século XX.

Praia da Graciosa

A formação da Praia da Graciosa é semelhante a de uma praia de água salgada. O local possui águas doces cristalinas e azuis. Essa praia ainda oferece uma boa infraestrutura, com local para eventos, banheiros, bares e restaurantes.

——————–

Foto: Anurb01, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Veja aqui um roteiro para 3, 5 e 7 dias em Palmas.

Onde comer em Palmas?

vista aérea da cidade de Palmas

Foto: Flávio André – MTUR

A culinária do Tocantins recebeu influências indígenas, africanas e europeias. Sendo assim, nesse estado é comum encontrar algumas variações de pratos famosos de cozinhas de diferentes lugares do mundo.

Um dos pratos que faz mais sucesso nesse local é o chambari, uma variação de um prato italiano chamado ossobuco. Essa receita consiste em uma carne cozida, bem temperada, e servida com alguns acompanhamentos, como arroz ou farinha de mandioca. 

Além disso, outros pratos que fazem sucesso nesse estado são aqueles à base de peixes e de carne de sol. Também é bastante comum encontrar várias opções de caldos nos restaurantes de Palmas.

Alguns dos melhores restaurantes de Palmas são: Restaurante e Pizzaria Fogão à Lenha, Maria Izabel Cozinha e Cabana do Lago.

Confira os melhores restaurantes de Palmas aqui.

Como é a vida noturna da cidade?

Se você gosta de aproveitar a vida noturna, saiba que Palmas oferece muitas opções para quem gosta de curtir a noite.

Na cidade é possível encontrar muitos bares e restaurantes, alguns com música ao vivo, que ficam abertos até altas horas da madrugada. Além disso, a cidade também conta com algumas baladas e casas noturnas, como o Café de La Musique Palmas.

O que fazer em Palmas gastando pouco?

vista de um deck levando para a praia em Palmas

Há várias opções de o que fazer em Palmas gastando pouco, visto que essa cidade possui muitas atrações acessíveis e gratuitas.

Quem não quer gastar muito dinheiro na viagem pode passear pelas praias de água doce da cidade, como a Praia da Graciosa. 

Outra opção é passear pela Praça dos Girassóis e conhecer alguns dos pontos turísticos mais importantes da capital do Tocantins.

Agora que você já conferiu o nosso guia de Palmas, você pode começar a planejar a sua viagem para esse destino.

Na hora de comprar a sua passagem aérea e reservar seu hotel, conte com a ajuda da MaxMilhas para encontrar as melhores ofertas!

Deixe um Comentário