O que fazer em Gramado: conheça as principais atrações da cidade
Gramado é uma cidade apaixonante no sul do Brasil. Com natureza exuberante e arquitetura única, o local movimenta o turismo regional em épocas como a do Natal e de outros feriados e eventos.
A Serra Gaúcha é uma região repleta de belezas e de traços remanescentes da cultura europeia. Pensando nisso, criamos um guia com dicas e atrações para você que não sabe o que fazer em Gramado e que pode estar perdido em meio a tantas opções.
Então, bora conferir algumas dicas antes de fazer suas malas?
5 dicas para sua viagem a Gramado
Com tantas coisas para fazer em Gramado, fica até difícil se organizar, né? Afinal, a cidade ferve à noite com bons restaurantes e, de dia, há atividades para toda a família. Por isso, é importante ficar de olho em algumas dicas.
1. Escolha bem a data da viagem
Muitas pessoas desejam conhecer Gramado em julho pela chance de ver neve. No entanto, basear uma viagem inteiramente nesse fenômeno pode ser frustrante e caro, uma vez que ele é incomum.
Outros meses que costumam reunir muitas pessoas por lá são agosto, quando ocorre o Festival de Cinema de Gramado, e dezembro, quando ocorre o Natal Luz.
Portanto, aqueles que se interessam apenas pelos pontos turísticos e pela natureza da região podem viajar em meses menos concorridos, como maio, junho, setembro e novembro.
2. Hospede-se fora da cidade
Encontrar hospedagens baratas em Gramado pode ser um problema, já que, mesmo os poucos hostels que existem por ali cobram diárias compatíveis com as de hotéis.
Porém, isso não deve ser um obstáculo para quem realmente sonha em conhecer a cidade. Com um pouco de criatividade, é possível arranjar soluções que caibam no orçamento.
A principal delas é se hospedar em algum lugar que fique fora de Gramado, mas esteja próximo. Algumas opções são Canela, Nova Petrópolis e Caxias do Sul, que oferecem estabelecimentos bem charmosos.
3. Procure por cupons de desconto
Uma viagem a Gramado não estaria completa sem, pelo menos, algumas refeições em restaurantes badalados, concorda? Mas isso não significa que você precisa comprometer as suas finanças!
Bem, esses lugares cobram preços um pouco mais amigáveis durante os meses de baixa temporada. Além disso, as filas de espera tendem a ser menores e a qualidade dos serviços é maior nessas épocas.
Outra alternativa para quem deseja economizar é recorrer aos cupons de desconto. Há vários sites que podem ajudar a deixar aquela sequência de fondue mais barata.
4. Curta as belezas de Gramado
Gramado é muito mais que temperaturas baixas, eventos importantes e estabelecimentos caros. Procure ter isso em mente na hora de elaborar o seu roteiro.
Uma das principais características da cidade é o seu bom planejamento urbano. Portanto, aproveite para contemplar as construções trabalhadas, as ruas limpas e o belo paisagismo em uma caminhada pelo centro.
Gramado também é praticamente imbatível quando o assunto é contato com a natureza! O Vale do Quilombo, o Lago Joaquina Rita Bier e o Lago Negro são apenas alguns exemplos disso.
5. Explore a região além de Gramado
Cascata do Caracol, no Parque Estadual do Caracol. | via Flickr.
Apesar de ser uma das cidades mais famosa da Serra Gaúcha, Gramado não é a única que merece uma visita. Essa região é cheia de destinos para deixar o seu roteiro de viagem ainda mais interessante!
Aliás, o município vizinho, Canela, oferece tantos atrativos quanto Gramado. Não deixe de reservar um tempinho para conhecer a Catedral de Pedra e o Parque do Caracol.
Se tiver um pouco mais de tempo à disposição, inclua Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e Cambará do Sul no roteiro. Nessas cidades, você terá experiências bem autênticas.
As principais atrações de Gramado
Agora, vamos ao que interessa, viajante? Gramado oferece um leque de opções que vão desde passeios pitorescos em meio à natureza até experiências culturais e gastronômicas incomparáveis.
Confira a nossa lista com as melhores atrações da cidade para você adicionar ao seu roteiro de viagem a Gramado!
Centrinho de Gramado
Centro de Gramado. | via Flickr.
Que tal começar o dia passeando no centrinho e fazendo algumas compras? Na Rua Coberta, você encontra diversas lojas, cafeterias e restaurantes. Se estiver frio, aproveite para tomar um cafézinho ou um chocolate quente.
Além disso, na Praça das Etnias, há várias casas de arquitetura colonial e estabelecimentos que vendem cucas, pães e outros produtos locais. É uma delícia!
Endereço: Rua Madre Verônica, 30 – Centro, Gramado;
Lago Negro
Lago Negro com pedalinhos, ideia de o que fazer em Gramado. | via Flickr.
A região serrana do Rio Grande do Sul é muito conhecida por suas belezas naturais. E o Lago Negro é um parque que simboliza a preocupação de Gramado com a sustentabilidade. Ele fica um pouco mais afastado da região central, no bairro Planalto, mas há vários hotéis por ali, caso você se hospede na cidade.
Com árvores de pinheiro por todo lado e pedalinhos de cisne, é um ótimo lugar para fazer um piquenique e relaxar.
Endereço: Rua A.J Renner S/N – Planalto, Gramado;
Mini Mundo
Mini Mundo, Gramado. | via Flickr.
O Mini Mundo é umas das atrações clássicas de Gramado e vai divertir a criançada. Ele foi criado por Otto Hoppner, dono do hotel Rita Hoppner, que começou a criar miniaturas de cidades e paisagens para seus netos brincarem em casa.
Em 1983, o jardim com miniaturas foi aberto ao público. Com o passar do tempo, outras miniaturas foram adicionadas, como a Igreja de São Francisco de Ouro Preto e a Usina do Gasômetro de Porto Alegre.
É um passeio que não dá para perder!
Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291 – Planalto, Gramado;
Parque Olivas de Gramado
Se você ama passeios com paisagens deslumbrantes e já quer conhecer a zona rural de Gramado, essa atração não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem. O Parque Olivas oferece uma experiência única: aprecie uma vista incrível do pôr do sol nos cânions, enquanto drinks são servidos e o DJ toca a melhor playlist do momento.
Também é possível fazer um tour rural pelo parque e conhecer as suas plantações de oliveiras, além de degustar os azeites especiais da casa. E os pequenos podem caminhar pela mini fazendinha e ver os animais.
Endereço: Rua Vereador José Alexandre Benetti, 1808 – Linha Nova, Gramado;
Horário de funcionamento: de quinta a terça-feira, das 10h30 às 18h (nas quartas, só funciona em alta temporada).
Passeio de Maria Fumaça
O passeio de Maria Fumaça é um dos mais procurados por turistas na alta temporada. Partindo de Gramado, o trem conecta a cidade de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, e seu percurso é regado com muita dança, música e degustação de vinhos, queijos e sucos.
Chegando no Parque Epopeia Italiana, você vai se surpreender com lindos cenários históricos e aprender tudo sobre a herança cultural deixada pelos imigrantes italianos na Serra Gaúcha.
Endereço: Estação Ferroviária de Bento Gonçalves, Rua Duque de Caxias, 1 – Bento Gonçalves;
Preço: a partir de R$ 220.
Jantar com fondue
No inverno, há muito o que fazer em Gramado, e, uma atividade famosa durante essa época é comer fondue. Esse prato, originalmente suíço, é uma mistura de queijos aquecidos na lamparina, onde acompanhamentos como pães, legumes e batatas são mergulhados.
Geralmente, os restaurantes brasileiros oferecem uma sequência de três etapas: fondue de queijo, de carne e de chocolate.
Entre os melhores lugares para comer fondue em Gramado, estão os restaurantes Maximilia Fondue, Chateau de la Fondue, Chateau dos Plátanos, Le Chalet de la Fondue e El Fuego. Que tal se aquecer com essa comida saborosa?
Vem viajar para a Serra Gaúcha com a gente!
Essas são apenas algumas das principais atrações de Gramado, pois além de tudo isso, há muito mais. Não importa se você vai ficar apenas 3 ou 15 dias, fazer um passeio romântico ou em família; a Serra Gaúcha conta com atividades para todos os tipos de roteiros.
Agora que você já sabe o que fazer em Gramado, bora começar a planejar a sua viagem! No site da Maxmilhas, você encontra as melhores ofertas de passagens de avião e ainda reserva o seu hotel de forma fácil e descomplicada.
Viaje com a Maxmilhas e curta ao máximo!