Conheça os encantos da Serra Gaúcha

Ah, os encantos da Serra Gaúcha… Para saber tudo o que esse destino incrível e aconchegante tem a oferecer, continue com a gente na leitura do post!

Se existe um pedacinho da Europa dentro do Brasil, esse local certamente é a Serra Gaúcha. Localizada no estado do Rio Grande do Sul, a região abriga um dos principais roteiros de inverno do país, com atrações para pessoas de todos os gostos e idades. Caso esteja buscando tranquilidade, paisagens incríveis e uma atmosfera extremamente intimista e colonial, esse é o destino ideal!

Então, se está planejando conhecer essa região cheia de história, tradição e opções de passeios, está no lugar certo! Neste post, reunimos as principais informações que você precisa saber sobre a Serra Gaúcha, como seus principais atrativos quando viajar para lá, pontos fortes da gastronomia local, entre outras. Vamos acompanhar?

História da região

A história da Serra Gaúcha que conhecemos hoje começa no final do século XIX, com a decisão do Império do Brasil de colonizar a região com uma população europeia. Com isso, chegaram de navio milhares de imigrantes — em sua maioria, italianos e alemães — para desbravar uma área quase inteiramente inexplorada.

Após um início cheio de dificuldades, esses imigrantes conseguiram se estabelecer na região, que preserva até hoje as raízes e cultura de seus colonos. A economia inicial se baseava principalmente na exploração de produtos agropecuários, com destaque para a cultura da uva e do vinho, motivos pelo qual até hoje os produtos fomentam o enoturismo no local.

Principais atrativos da Serra Gaúcha

Para que você entenda melhor a essência desse destino, separamos a seguir os três principais “polos” da Serra Gaúcha e seus atrativos. Veja!

Região gaúcha

Acima, falamos como a imigração dos europeus deixou raízes permanentes na Serra Gaúcha. No entanto, existem pedaços nesse local em que a cultura gaúcha é ainda mais predominante, como na região dos pampas. Esse é o caso das cidades como Bom Jesus, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes. Nesses locais, é possível encontrar várias criações de gado e conhecer um pouco da vida no campo

Região alemã

A região alemã é certamente uma das mais conhecidas quando o assunto é Serra Gaúcha, englobando cidades famosas como Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Esses municípios carregam aspectos bastante característicos da colonização, que podem ser percebidos tanto na arquitetura quanto na gastronomia e no modo de vida dos habitantes locais, que até hoje se reúnem em família aos domingos para os famosos cafés coloniais.

Região italiana

Também conhecida como “Pequena Itália”, essa região é composta por cidades como Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias do Sul, entre outras. É lá que os apaixonados por bons rótulos poderão fazer enoturismo e conhecer as incríveis rotas de vinho, base da economia local.

A tradição dos colonos italianos também pode ser percebida na culinária dessa região (assim como no resto do estado), em que é possível encontrar pratos como capeletti in brodo, galeto, polenta frita… Para não deixar você com água na boca desde já, falaremos sobre os pontos fortes da gastronomia da Serra Gaúcha ao final do post, combinado?

Atrações mais conhecidas para visitar

Abaixo, listamos algumas das cidades da região que certamente merecem a sua visita.

Gramado

Gramado, um dos excelentes destinos para viajar na semana santa

Se você pesquisou sobre a Serra Gaúcha, certamente percebeu que grande parte dos materiais sobre o destino não deixa de citar Gramado, certo? Isso porque a cidade é um dos destinos mais visitados do Brasil, atraindo muitos viajantes pela sua arquitetura europeia, gastronomia de primeira e diversas opções de atrações.

Por lá, você pode conhecer:

  • Lago Negro;
  • Mini-mundo;
  • Rua Coberta;
  • Snowland;
  • Fábricas de chocolate;
  • Gramado Zoo etc.

Canela

Canela, Rio Grande do Sul

A cerca de 15 minutos de carro de Gramado está Canela, igualmente charmosa. Seus pontos fortes são as belezas naturais, matas nativas, parques e demais locais que promovem paz e diversão. Assim como sua vizinha, a cidade também conta com toda infraestrutura hoteleira e gastronômica para receber os turistas.

Por lá, você pode conhecer:

  • Castelinho Caracol;
  • Parque Fazenda da Serra;
  • Parque das Sequóias;
  • Parque da Cachoeira, etc.

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Aproximadamente 60% da produção vinífera do país fica em Bento Gonçalves, o que fez com que o município fosse declarado a capital brasileira do vinho. O local é marcado por vales, nos quais estão dezenas de vinícolas abertas a visitação, desde as mais famosas como a Casa Valduga e Miolo, até as artesanais, que preservam a fundo a tradição dos imigrantes italianos.

Por lá, você pode conhecer:

  • Vale dos Vinhedos;
  • Vinícola Aurora;
  • Maria Fumaça (passeios);
  • Museu do Imigrante, etc.

Nova Petrópolis

Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul

Nova Petrópolis é uma cidade de forte presença alemã, que conta com uma arquitetura colonial ainda mais marcante, presente em seus hotéis, pousadas, casas, lojas e restaurantes. Além disso, é bem comum encontrar habitantes conversando em alemão por lá. Trata-se de uma ótima opção para quem quer viver momentos de tranquilidade e até mesmo experimentar excelentes cervejas artesanais.

Por lá, você pode conhecer:

  • Aldeia do Imigrante;
  • Ninho das Águias;
  • Moinho Rasche;
  • Parque do Panelão;
  • Labirinto Verde, etc.

Melhor época para viajar para a Serra Gaúcha

Quando planejamos uma viagem, além do destino, é preciso considerar qual é a melhor época para visitá-lo, certo? Para quem quer conhecer a Serra Gaúcha, fatores como tempo, clima e atrações estão entre os principais pontos considerados pelos visitantes.

O melhor da Serra Gaúcha é que o destino está pronto para receber os turistas durante o ano todo, uma vez que abriga cidades bastantes destinadas ao turismo, como Gramado e Canela. Para essas duas localidades, as épocas de maior procura costumam ser durante a temporada de inverno, quando elas ficam ainda mais acolhedoras e intimistas, e no Natal, por conta dos festivais como Natal Luz.

No inverno, de maio a setembro, a região é marcada pelas temperaturas que chegam a ficar abaixo de zero e pelas geadas, garantindo cenários dignos de cinema. Para casais apaixonados, trata-se da época mais aconchegante para curtir um friozinho, visitar restaurantes acolhedores e fazer passeios românticos. Já para famílias com crianças, existem atrações como a Snowland, parque de neve indoor.

Ponto forte da gastronomia local

Chegamos a outro dos principais motivos pelos quais você deve conhecer a Serra Gaúcha: a gastronomia local. Assim como já mencionamos, a região mistura a cultura dos colonos com um toque de gauchismo, o que reflete também nos pratos típicos encontrados por lá.

Entre os quitutes imperdíveis, podemos citar:

  • fondue, prato de origem suíça, mas bastante consumido na Serra Gaúcha;
  • sopa de capeletti, massa italiana servida com caldo (brodo) de frango e legumes;
  • churrasco gaúcho, com os melhores e mais suculentos cortes;
  • café colonial, com pães caseiros, bolos, geléias, queijos, salames, cucas, entre outras opções.

Essas são as nossas principais dicas sobre a Serra Gaúcha. Como é possível perceber, a região tem vários atrativos que encantam milhares de turistas todos os anos, sobretudo no inverno. Agora, você já está preparado para montar o seu próprio roteiro e descobrir tudo o que esse pedacinho da Europa no Brasil tem de melhor!

Gostou de saber mais sobre a Serra Gaúcha? Para continuar por dentro de mais dicas como essas, siga agora mesmo as páginas da MaxMilhas nas redes sociais — estamos no FacebookInstagramTwitter e LinkedIn! 🙂

Deixe um Comentário