Poupe dinheiro com estas dicas para economizar na compra de passagens aéreas internacionais

Às vezes, o preço de voos internacionais acaba desencorajando muita gente de viajar para o exterior. É verdade que, em comparação com as tarifas praticadas em outros países, acabamos pagando caro. Mas não é preciso desanimar: sempre há um jeito de encontrar passagens mais baratas.

Lendo nossas dicas para economizar na compra de passagens aéreas internacionais, você vai concluir que não precisa mais adiar suas desejadas férias fora do país. Com a criatividade e o jogo de cintura que já temos de sobra, a gente descobre maneiras de viajar barato.

Já passeou muito pelo Brasil com amigos ou com a família e quer expandir seus horizontes? Quer dicas de como economizar nas passagens aéreas? Então, fique aí e aprenda!

Use a janela anônima para pesquisar

Começamos com uma dica meio esquisita, não é? Calma que vamos explicar. Durante sua pesquisa na internet, o navegador grava informações sobre a busca. Se você pesquisar voos frequentemente no site de uma companhia aérea, os preços podem ser alterados de propósito, para te incentivar a reservar rapidamente, temendo novos aumentos.

Na navegação anônima, o browser não conseguirá rastrear seus passos e os preços não sofrerão influência. Então, antes de começar sua busca na internet, já sabe:

  • no Chrome, clique nos três pontinhos verticais no alto, à direita da página, e encontre a opção “nova janela anônima” ou use o comando “ctrl+shift+n”;
  • no Internet Explorer, clique no ícone da engrenagem no alto à direita, depois em “segurança” e então em “navegação InPrivate” ou “ctrl+shift+p;
  • no Microsoft Edge ou no Firefox, clique nos 3 pontinhos horizontais no alto, à direita, e depois em “nova janela InPrivate” ou use “ctrl+shift+p”.

Se usa um navegador diferente, procure pela opção de configurações. Normalmente, o botão fica no alto, à direita. Para começar uma nova pesquisa, feche a janela e abra novamente.

Conheça os aplicativos de comparação de preços

Não precisa ter o trabalho de entrar em todos os sites de companhias aéreas para comparar preços, pois existem ferramentas que fazem isso em poucos segundos. Alguns bons aplicativos são MaxMilhas, Decolar, Skyscanner, Kayak e o Google Flights.

Na tela de resultados, você terá uma lista de todas as companhias aéreas, preços, horários, conexões e outros detalhes.

Compre com antecedência

Não há dúvida de que você vai pagar mais caro se deixar para comprar sua passagem na última hora. Em voos internacionais, comprar com antecedência faz uma enorme diferença.

Mas com que antecedência? Aqui, já não há uma resposta exata. Os sites de busca, que costumam analisar o gigantesco banco de dados das companhias aéreas para acompanhar o comportamento dos preços, sugerem uma antecedência mínima de dois meses.

Então, comece a pesquisar pelo menos três meses antes da viagem, sempre analisando cuidadosamente as regras de alteração e cancelamento de voos, para o caso de um imprevisto.

Escolha dias e horários mais econômicos

Nas terças, quartas e sábados, os voos costumam ser mais baratos, já que a procura é menor e as companhias não querem partir com aviões vazios. Sextas e domingos são os dias mais procurados e os preços tendem a subir.

Outro fator que pode baratear um voo é o horário de partida. Quem não tiver preguiça de levantar de madrugada para ir pro aeroporto ou aceita chegar ao destino bem tarde da noite vai pagar menos.

É só lembrar de conferir se o transporte público para o aeroporto estará funcionando de madrugada pois, se você tiver de pegar táxi, sua economia pode descer pelo ralo. É bom fazer as contas pra ver se compensa.

Seja flexível

Para economizar na compra de passagens aéreas internacionais, flexibilidade é tudo. Sorte do pessoal da terceira idade, que pode viajar em qualquer época, não é?

Então, quem escolher destinos mais econômicos e menos procurados e voar na baixa temporada vai pagar muito menos do que quem não abre mão de voar para Paris, Londres ou Nova Iorque em datas de muita procura.

Para poupar dinheiro em uma viagem internacional é fundamental ser flexível quanto a datas e destinos. Alguns aplicativos de busca oferecem a opção “anywhere” (qualquer local): você coloca a cidade de origem e as datas, e o site mostra todos os destinos disponíveis e os respectivos preços. Fica fácil escolher o mais barato.

Experimente o site kiwi.com para ver como funciona, mas preste atenção: os valores não estão em reais e sim em dólar, euro ou libra, conforme sua opção.

Escolha um voo com stopover

As companhias aéreas podem oferecer a oportunidade de ficar alguns dias em uma cidade intermediária, antes do seu destino final, que é mais ou menos uma promoção do tipo “pague uma e leve duas”. Isso se chama stopover, que nada mais é que uma conexão prolongada no meio do caminho.

A portuguesa TAP, por exemplo, costuma permitir stopover de 5 dias em Lisboa ou no Porto, sem custo extra. Se seu destino final é outra cidade europeia, você pode dar uma paradinha em Portugal, saborear um bacalhau com vinho e prosseguir a viagem 5 dias depois.

Só não se esqueça de que são as companhias que oferecem o stopover e isso não acontece sempre. Você não pode simplesmente decidir desembarcar em Portugal e embarcar de novo depois de 5 dias, se o stopover não foi concedido na hora da reserva.

Voe com milhas

Entre as dicas para economizar na compra de passagens aéreas internacionais, esta vale ouro: voar com milhas. Para isso, registre-se nos programas de milhagem das companhias e lembre-se de pedir suas milhas sempre que voar ou usar serviços de parceiros. Alguns cartões de crédito também permitem acumular pontos que podem ser transferidos para programas de fidelidade.

Mesmo que você não tenha milhas suficientes para ganhar uma passagem de graça, é possível disponibilizar suas milhas para outros passageiros e ganhar dinheiro com elas.

E o melhor: dá para comprar passagens usando milhas acumuladas por outras pessoas. Então, procure um site confiável e faça suas pesquisas — a economia pode chegar a 40%! Afinal, você merece viajar mais, pagando menos.

Com as nossas dicas para economizar na compra de passagens aéreas internacionais, você já sabe que ser flexível, usar ferramentas de pesquisa e aproveitar milhas são pontos fundamentais para voar sempre. Esperamos que nosso artigo seja útil para seus próximos voos!

Acesse a MaxMilhas e garanta agora sua viagem com economia! 

Deixe um Comentário