Como planejar uma viagem de volta ao mundo

Para planejar uma viagem de volta ao mundo você deve montar um roteiro estratégico conforme o seu orçamento e os dias disponíveis para realizar a sua viagem. Não é necessário visitar todos os países, o importante é escolher os pontos principais de cada continente e aproveitar essa aventura!

Dar uma volta ao mundo não é tão complicado quanto parece ser. Você pode viver essa aventura ao redor do planeta, aproveitando diferentes culturas, paisagens e idiomas.

Mas, para isso, é importante ter um planejamento adequado e conforme a sua realidade.

Para te ajudar, preparamos esse conteúdo com todos os detalhes para você planejar a sua viagem de volta ao mundo e se aventurar por todos os continentes. Acompanhe a seguir!

É possível dar a volta ao mundo?

Sim, é totalmente possível dar a volta ao mundo. E você não precisa conhecer todos os países do globo para realizar essa viagem.

O ideal é que você escolha alguns destinos em cada continente para completar a sua viagem ao redor do mundo.

A melhor maneira de fazer isso é criar um roteiro. Uma dica interessante para quem não quer passar frio, por exemplo, é montar uma rota em busca do sol.

Como assim? Na hora de fazer o planejamento da sua viagem de volta ao mundo, o ideal é escolher visitar os países na época em que as temperaturas quentes predominam.

Assim, você consegue aproveitar melhor tudo o que o lugar pode oferecer e não sofrerá com o frio intenso de certos destinos.

Além disso, as roupas de verão são mais leves, o que contribui para a sua bagagem ser minimalista e mais prática. 

Como escolher os países? Por onde começar? O primeiro passo é se planejar, definindo um roteiro de viagem, organizando o seu orçamento e buscando passagens aéreas.

 A seguir, saiba mais detalhes! 

Como planejar uma viagem de volta ao mundo?

Câmera fotográfica, mochila, lápis e guias em cima de um mapa.

Como já falamos, você não precisa conhecer todos os países para fazer uma viagem de volta ao mundo. Por isso, antes de planejar a sua viagem, comece pensando nas suas motivações e nos países que você deseja conhecer. 

Saiba quais são as suas motivações

Reflita sobre quais são os seus objetivos de dar a volta ao mundo. Conhecer novas culturas, aprender outros idiomas, tirar um ano sabático ou realizar serviço de voluntariado, são exemplos de motivações. 

Ao entender as suas motivações e determinar as suas ações na viagem de volta ao mundo, o seu planejamento com certeza será um sucesso. 

E por quê? Porque você terá uma razão para planejar a sua viagem e torná-la possível e real. Isso vale para todas as viagens que você queira fazer. Tudo parte de uma motivação.

Entendendo as suas motivações, é hora de escolher os países que você deseja visitar!

Escolha os países para visitar

Faça uma lista com os lugares que você deseja conhecer. O ideal é que você escolha países estratégicos em cada continente.

Depois, defina o tempo de estadia em cada um deles, respeitando os dias que você separou para dar a volta ao mundo

Não esqueça de pesquisar sobre as regras de cada país e sobre os documentos obrigatórios. 

Verifique o período de cada estação climática e escolha os melhores dias para visitar o país e aproveitar cada cantinho.

É importante que você escolha locais estratégicos e que estejam no mesmo clima. Já imaginou curtir o verão da Califórnia, nos Estados Unidos e depois ir para o intenso inverno Russo? Acredite, a sensação não será a das melhores!

Pesquise passagens aéreas

https://unsplash.com/photos/gMJ3tFOLvnA 

Após escolher os países e definir o seu roteiro de viagem, é hora de pesquisar passagens aéreas e os seus valores. 

Há duas opções: comprar bilhetes únicos de volta ao mundo ou comprar viagens avulsas.

Round The World Ticket

Os bilhetes exclusivos de volta ao mundo, os chamados Round The World Ticket, trazem facilidade na hora de comprar passagens aéreas. 

Ele funciona assim: você pode viajar o mundo todo com apenas um bilhete. Os voos podem ser reservados com antecedência, seguindo um roteiro já definido. 

As companhias aéreas que oferecem esse tipo de passagem são a Star Alliance, One World e Sky Team. 

Todas possuem simuladores online, onde você pode escolher os seus destinos e montar o seu roteiro de forma personalizada. 

Porém, há algumas regras conforme a empresa aérea:

  • A duração da viagem é de, no mínimo, 10 dias e, no máximo, 1 ano;
  • A volta ao mundo deve começar e terminar no mesmo país;
  • Trechos mínimos são 3 e no máximo 16;
  • A volta ao mundo deve contemplar todos os continentes, seguindo o mesmo sentido;
  • O preço da passagem é calculado a partir da classe escolhida e das milhas;

Passagens avulsas

Há também a opção de comprar passagens de forma avulsa, conforme a sua necessidade. 

Para quem deseja viajar com mais liberdade e flexibilidade, comprar bilhetes por trecho é uma boa escolha, principalmente para quem quer ficar mais alguns dias em um determinado país.

A única questão é a variação dos preços das passagens. Conforme a demanda, os preços podem ser mais altos ou mais baixos. 

Cada escolha vai depender do seu orçamento. Defina a opção que faz sentido para a sua realidade. 

Cruzeiros para viagem de volta ao mundo

Cruzeiro

Você pode conhecer o mundo todo viajando em um cruzeiro. Há diversas opções de pacotes de 30 dias a 1 ano. Depende do seu orçamento e da sua disponibilidade. 

O roteiro de viagem de volta ao mundo em um cruzeiro já é definido no momento da contratação do pacote de viagem.

Isso significa que, dependendo do pacote escolhido, você já sabe quais países irá conhecer enquanto desbrava os continentes. 

Um dos diferenciais de viajar em cruzeiros, é ter tudo disponível em um só lugar. Você não precisará se preocupar com hospedagem e alimentação. 

No entanto, os custos são um pouco mais elevados. Por isso, você deve se planejar e ter um bom orçamento guardado para aproveitar. 

Quantos dias são necessários para fazer uma viagem de volta ao mundo?

Depende da sua motivação e intenção. Por isso é muito importante refletir sobre os seus objetivos de viagem. É assim que você saberá o tempo necessário para conhecer o mundo todo. 

Mas como falamos no tópico acima, o mínimo são 10 dias, mas esse não é o melhor caminho, pois, como é de se imaginar, este não é um tempo suficiente para apreciar e conhecer cada lugar. 

Com 30 dias, é possível conhecer os principais países, mas três dias é o máximo que você conseguirá passar em cada lugar.

Logo, embora um mês viajando o mundo seja uma opção, pense que não será possível aproveitar as belezas e cultura de cada país com tranquilidade. 

Reserve um período exclusivo para fazer essa viagem e tenha uma experiência agradável. Se você não conseguir ampliar o tempo, a única maneira é excluir alguns destinos. 

Recomendamos pelo menos 6 meses a 1 ano, para que você possa aproveitar cada um dos lugares 

Qual o roteiro para uma viagem de volta ao mundo?

Preparamos um roteiro de viagem de volta ao mundo para você se inspirar ou usar na sua próxima aventura pelo globo. Veja a seguir!

1. América 

Estados Unidos

Estados Unidos

Para começar a sua viagem pela América, saindo do Brasil, você pode conhecer a Califórnia, nos Estados Unidos e aproveitar lugares como Los Angeles, Santa Barbara, San Diego. Dessa forma, é possível conhecer um pouco do país.

Em seguida, o Hawaii é outra opção para quem quer continuar aproveitando o melhor do continente. Você pode visitar Maui, Oahu e Big Island. Praias de tirar o fôlego.

2. Oceania

Austrália

Austrália

Depois, siga para a Austrália, na Oceania, e aproveite todas as belezas de Sydney. Lá é possível se encantar com os maravilhosos corais e mergulhar para conhecer de perto as maravilhas da natureza. 

3. Ásia

Indonésia

Indonésia

Começando no continente asiático, uma parada em Bali, na Indonésia, vale a pena. A pequena ilha conta com paisagens exuberantes e montanhas vulcânicas.

Além disso, Bali possui atrações como templos religiosos, retiros de meditação e ioga.

Tailândia

Tailândia

A Tailândia é um país com diversas atrações para você aproveitar. Cidades como Bangkok, Chiang Mai e Phi Phi são ótimas opções para você conhecer enquanto faz uma viagem de volta ao mundo.

Não precisa escolher todas, apenas uma delas já garante que você conheça o mínimo do país e do continente 

Malásia

Malásia

A Malásia é outro lugar que você pode colocar na sua lista de viagem ao redor do mundo. Lá você encontrará inúmeras praias, florestas tropicais e arranha-céus de tirar o fôlego. 

Não deixe de visitar Kuala Lumpur e conhecer toda a dinâmica da cidade, com edifícios coloniais e zonas comerciais com muitas atrações para todos os visitantes.

4. Europa

Turquia

Turquia

Saindo da Ásia em direção à Europa, o primeiro destino para você desembarcar pode ser a Turquia. Temos certeza que Istambul, a capital do país, vai encantar você!

Além de ser uma cidade localizada entre a Ásia e a Europa, Istambul, antiga Constantinopla, já foi a sede de três impérios: Romano, Bizantino e Otomano.

Ou seja, há muita história para você aprender e muitos palácios para aproveitar. Com certeza a Turquia é um destino que você deve incluir no seu roteiro. 

Grécia

Grécia

A Grécia, país vizinho da Turquia, é outro ponto que você deve visitar. Para facilitar o seu deslocamento, comece por Rhodes, uma cidade grega próxima da Turquia. 

Não deixe de acrescentar as praias exuberantes espalhadas pelo país no seu roteiro, além das clássicas cidades de Creta e Atenas. 

Itália

Coliseu, em Roma.

A Itália é um dos destinos mais visitados pelas pessoas. Não é pra menos, o país possui muita beleza natural, patrimônios culturais para você apreciar.

Roma é um lugar perfeito para conhecer e passar alguns dias da sua viagem de volta ao mundo.

5. África

Tanzânia

Tanzânia

A Tanzânia é um país do continente cheio de belezas naturais, onde é possível fazer safáris e se encantar.

Mas é possível aproveitar paisagens exuberantes e praias lindas em Zanzibar, uma ilha paradisíaca que pertence à Tanzânia.

Vale a pena aproveitar os safáris do país e toda a natureza!

África do Sul

África

A África do Sul é um país que você deve reservar alguns dias a mais no seu roteiro. O motivo são as muitas atrações que o lugar tem para oferecer.

Desde mergulhos com tubarões e trilhas incríveis em uma floresta de tirar o fôlego de todos os visitantes.

Não deixe de conhecer cidades como Johannesburgo e Cape Town. Você irá se encantar!

Assim, você termina a sua volta ao mundo em um dos continentes mais incríveis e levará experiências inesquecíveis para casa.

Lembrando que trouxemos apenas um exemplo de roteiro de viagem. Você pode e deve acrescentar outros países para conhecer, seguindo o seu orçamento e os dias disponíveis para conhecer os principais pontos do planeta.

Agora, quanto custa tudo isso? Veja a seguir como calcular os valores e se organizar!

Quanto custa uma viagem de volta ao mundo?

O custo vai depender do seu padrão de vida. Isso envolve o consumo e o custo de vida do destino escolhido. 

Além disso, o valor das passagens aéreas também fazem parte do orçamento de uma viagem ao redor do mundo. 

Mas como mensurar todos esses gastos? Fazendo uma pesquisa apurada de preços. 

Hoje você tem disponível inúmeros sites, como o da MaxMilhas, com dicas e pacotes de viagem para você aproveitar e economizar

Durante a pesquisa, analise o valor da hospedagem, alimentação, transporte e os gastos com atrações turísticas e passeios.

Dependendo do seu estilo de vida e do seu orçamento, você deve estimar quanto custará a sua viagem conforme os preços do momento. 

Qual moeda levar para uma viagem de volta ao mundo?

Cédulas de dinheiro de diferentes países.

Avalie também qual moeda levar para viagem de volta ao mundo. O ideal é saber qual é a moeda local para poder fazer a conversão.

O dólar e o euro são as moedas fundamentais para quem percorrerá países da América do Norte e alguns países da Europa, mas o caminho mais fácil é ter um cartão de crédito internacional disponível, pois traz mais segurança do que andar com muito dinheiro.

Embora o dinheiro em espécie tenha facilidades com relação às taxas de cartão, a segurança é mínima. Com o cartão de crédito há mais praticidade e não há a necessidade de fazer as conversões para a moeda local. O próprio sistema faz automaticamente. 

Os cartões pré-pago também são ótimas opções. Você pode recarregá-los com a moeda local, o que é um ótimo custo benefício, pois você não perde dinheiro no momento da conversão. 

Assim, a melhor moeda para levar em uma viagem ao redor do mundo depende da cotação do país. Se possível, escolha opções mais práticas.

Como fazer uma mala para viagem de volta ao mundo?

Mala de viagem com roupas, acessórios e eletrônicos.

A bagagem é um item essencial para uma viagem ao redor do mundo, mas o que levar? Dependendo do estilo de viagem que você escolheu, poderá decidir o tipo e tamanho de mala que levará. 

Se você decidiu curtir dias frios em vários países, saiba que a sua mala será mais pesada devido ao peso das roupas e casacos. Já para quem vai aproveitar o verão, a bagagem poderá ser mais leve. 

Para viajar de forma leve, prática e eficiente, separamos algumas dicas. Confira!

Não leve todo o seu guarda-roupa na mala

É possível viajar apenas com peças-chave na sua bagagem. Além disso, você pode comprar outras roupas ao longo da sua viagem.

Para facilitar a sua vida (e as suas costas), coloque na mala apenas peças essenciais e com cores que combinem entre si. 

Aposte em cores neutras e prefira tecidos leves e de rápida secagem. Assim, você consegue levar o essencial em apenas uma bagagem.

Adote uma necessaire básica 

Em uma necessaire você consegue ter todos os principais itens de higiene, como shampoo, condicionador, sabonete, kit dental e outros.

Você não precisa levar frascos maiores. Basta colocar pequenas quantidades em potes pequenos e ir repondo ao longo da sua aventura pelo mundo.

Escolha eletrônicos básicos 

A gente sabe que é impossível fazer uma viagem sem tirar fotos e registrar os momentos mais marcantes dos lugares.

Porém, você só precisa do seu celular e de carregadores para guardar os melhores momentos da sua volta ao mundo.

Para quem deseja fotos mais profissionais, a câmera fotográfica também deve ser uma opção para levar na bagagem. Não esqueça dos fones de ouvido, baterias extras e cartões de memória.

Uma pequena farmácia também fará a diferença. Afinal, não sabemos quando algum imprevisto irá acontecer. Tenha em mãos remédios para dor de cabeça, dores no estômago e enjoos. Além de um kit de primeiros socorros.

Por fim, leve sempre travesseiros de pescoço, tapa olhos e cobertores – que podem ser úteis em viagens longas.

Quais os documentos necessários para uma viagem de volta ao mundo?

Bilhete aéreo ao lado de um passaporte.

Documentos de identificação como o passaporte, visto, reserva de hospedagem e vacinação são essenciais para viajar ao redor do mundo.

O passaporte deve estar no prazo de validade. Além disso, o seguro de viagem é obrigatório.

Quanto às vacinas, a imunização contra febre amarela é o comprovante mais pedido nos países. Portanto, é imprescindível apresentar esse documento, além do Certificado Internacional de Vacinação da Anvisa. As vacinas contra a COVID-19 também são obrigatórias. 

Portanto, é fundamental que você tenha todos esses documentos em mãos antes de embarcar na sua viagem de volta ao mundo.

10 dicas extras para sua viagem de volta ao mundo

Para te ajudar a ter uma viagem de volta ao mundo inesquecível, separamos mais algumas dicas para que você não esqueça nada e aproveite essa experiência única!

1. Respeite os seus limites 

O planejamento é importante, mas é possível ter flexibilidade e respeitar os seus limites e as suas vontades.

Isso significa que você pode e deve mudar o seu roteiro sempre que achar necessário. Afinal, viajar é sentir conforto e levar as melhores experiências dos lugares para casa.

2. Faça trajetos práticos 

Escolha trajetos práticos e que tenham uma lógica definida. Assim você economiza tempo e aproveita os lugares da melhor forma.

Por isso, siga uma sequência. Busque países e continentes próximos um do outro.

3. Tenha sempre um mapa em mãos

O ideal é marcar todos os destinos que você visitará no Google Maps. 

Além de ser uma ferramenta prática, você consegue visualizar todos os destinos e consegue se programar com mais facilidade.

5. Cuidado com a hospedagem

É importante fazer reservas com antecedência, mas se você tem dúvidas sobre algum local, reserve apenas dois dias e estenda o prazo quando chegar ao hotel.

Assim, você consegue saber se aquele lugar é ideal para você se hospedar e aproveitar.

6. Faça um seguro viagem

Além de ser obrigatório, protege você contra qualquer imprevisto. Portanto, não deixe de fazer!

Conheça o seguro viagem MaxMilhas e Assist Card, nele você aproveita condições exclusivas, acumula pontos e ainda pode fazer uma renda extra no nosso site.

7. Aproveite as milhas aéreas 

Viajar ao redor do mundo pode te render muitas milhas aéreas. O ideal é que você concentre todos os seus gastos em apenas um cartão de crédito

Assim, você consegue acumular mais pontos e trocar por passagens aéreas. Geralmente, é possível aproveitar as suas milhas enquanto você viaja, proporcionando uma ótima economia.

8. Tenha internet no celular 

Não deixe de ter comunicação. A cada novo destino, sempre compre um chip e comece a usar a internet e outras funções. 

Nunca se sabe quando um imprevisto pode acontecer, portanto, sempre esteja conectado. 

9. Menos é mais

Leve apenas o necessário na sua bagagem. Além de ser mais barato, a sua viagem, com certeza, será mais leve!

10. Aproveite todos os lugares

Tire muitas fotos, mas não esqueça de se conectar com cada lugar que você visitar. 

Vale a pena esquecer o celular ou câmera por alguns momentos e apreciar cada detalhe das cidades, sem pressão e com muita leveza.

Agora você já sabe como planejar uma viagem de volta ao mundo. Com todas essas dicas, fica fácil escolher os melhores destinos e aproveitar! 

E para te ajudar nessa aventura, conte com os pacotes de viagem da MaxMilhas! Acesse o nosso site e comece a planejar a sua viagem de volta ao mundo

Deixe um Comentário