O que eu preciso saber a respeito da Arena do Grêmio?

Pioneira no Brasil por adotar um modelo de estádio mais confortável e com proximidade do campo, a Arena do Grêmio é certamente um ponto de Porto Alegre que merece sua visita. Vem saber mais sobre ela com a gente! 😀

Tanto faz se você é apaixonado pelo time tricolor ou não: todo amante do futebol deveria visitar a Arena do Grêmio quando de passagem por Porto Alegre. Trata-se do maior estádio multiuso da América Latina, com infraestrutura padrão FIFA. Assistir a uma partida no local ou até mesmo fazer um tour para conhecer as suas dependências modernas é uma experiência única.

Pensando nisso, nós, da MaxMilhas, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre a Arena do Grêmio, bem como dicas imperdíveis para quem quer se hospedar em Porto Alegre e conhecer os arredores do estádio — afinal, você também vai querer aproveitar o máximo a sua viagem, não é mesmo? Então, continue com a gente e boa leitura!

Onde fica a Arena do Grêmio

A Arena do Grêmio está localizada na saída da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. De fácil acesso, o estádio está a apenas poucos minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho e da Estação Rodoviária de Porto Alegre.

Essa posição estratégica garante praticidade tanto para os torcedores locais quanto para aqueles que vêm do interior do estado, de outras localidades do Brasil e até do mundo. Além disso, como falaremos mais adiante no post, está próximo a alguns locais interessantes para quem vai se hospedar em Porto Alegre.

Endereço oficial: Avenida Padre Leopoldo Brentano, 13.361, Bairro Humaitá.

A história do local

Até 2012, a casa do torcedor do time tricolor era o Estádio Olímpico Monumental, inaugurado em 1954 e também situado em Porto Alegre. A primeira partida no local foi disputada contra o Nacional de Montevidéu, com vitória do Grêmio por 2 a 0, levando ao delírio os apaixonados pelo clube.

No entanto, desde meados da década de 2000, os dirigentes do tricolor começaram a analisar propostas para um estádio novo e mais moderno. O objetivo era construir uma arena autossustentável e que cumprisse os padrões da FIFA — o que não era o caso do Olímpico Monumental.

Foram anos de projeto e construção — que durou 27 meses — até que, em 8 de dezembro de 2012, foi inaugurada a Arena do Grêmio, com capacidade para 56.500 pessoas. A partida que marcou a estreia do novo estádio foi um amistoso entre Grêmio e Hamburgo, time alemão.

Além do jogo internacional, a inauguração contou com a presença de shows musicais e celebridades. Tudo isso acabou rendendo à festa o prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial na categoria “Evento”.

Não é à toa que, hoje, a Arena do Grêmio é referência mundial em estádios. Ela recebe todos os anos vários shows nacionais e internacionais, sendo até mesmo considerada para sediar disputas famosas como as do UFC.

Vale a pena destacar, também, que a modernidade do local faz dele, além de padrão FIFA, padrão UEFA. Ou seja, tem quesitos ainda mais superiores do que os exigidos pela Federação Internacional de Futebol.

A Arena do Grêmio em dados

O estádio do tricolor, além da capacidade de torcedores já mencionada, conta com:

  • 2.200 vagas de estacionamento interno;
  • 3.500 vagas de estacionamento externo;
  • 274 assentos reservados para pessoas portadoras de necessidades especiais;
  • 246 banheiros;
  • 58 bares;
  • 34 cabines de imprensa;
  • 4 vestiários com área coberta, hidromassagem e piscinas de gelo;
  • 1 restaurante panorâmico.

Acessibilidade

Um aspecto muito interessante e que vale a pena destacar sobre a Arena do Grêmio diz respeito à acessibilidade. Seu projeto é referência internacional em infraestrutura para acomodar e atender os portadores de necessidades especiais com segurança e conforto.

A acessibilidade já começa no acesso ao estádio, que é facilitado ao máximo com diversas rampas. Nos elevadores, há painéis em braille — e o piso de todo o local é também apropriado para deficientes visuais. Existem diversos banheiros adaptados, 5% de espaço reservado para cadeirantes e até mesmo descontos nos bilhetes para acompanhantes.

Como chegar até lá

Uma vez em Porto Alegre, existem diferentes maneiras para chegar até a Arena do Grêmio. Felizmente, para quem está de carro, é possível traçar um caminho otimizado por meio de GPS e aplicativos do tipo. Com a praticidade dos dias de hoje, é também possível optar por alternativas de transporte como táxiUber e afins.

Já para aqueles que pretendem usar o transporte público, separamos algumas dicas abaixo:

Ônibus

As seguintes linhas regulares de ônibus que atendem o bairro Humaitá, onde está localizada a Arena são:

  • 701 Vila Farrapos/Voluntários (exceto domingos);
  • 703 Vila Farrapos;
  • 704 Humaitá;
  • 704.1;
  • T2A.1;
  • B55;
  • B25;
  • Lotação Humaitá.

Sendo assim, basta calcular a rota de acordo com a sua localização e comodidade por sites como o Google (como chegar), Moovit, entre outros.

Metrô (Trensurb)

As linhas de metrô que param perto da Arena do Grêmio são a Norte e a Sul. O meio mais fácil de chegar até o local é partindo da estação Anchieta (Av. Dos Estados, 2185)

O que fazer nas proximidades da Arena do Grêmio

Como já falamos, a localização da Arena do Grêmio é estratégica. O melhor de tudo é que ela está próxima a opções diversas de lazer, além de hotéis, como mostraremos no próximo tópico.

O estádio está próximo a dois grandes shopping centers. O DC, maior shopping a céu aberto da cidade, e o Boulevard Laçador, palco de várias exposições sobre aviação, além de opções gastronômicas para todos os paladares e bolsos. Porém, se essa não é a sua praia, não se preocupe. Perto da Arena, também existem pontos turísticos para se visitar, como:

  • Fonte Francesa: chafariz localizado no Parque Farroupilha, um dos principais da capital gaúcha;
  • Parque Estadual de Itapuã: excelente para passar o dia com a família. Por lá, é possível aproveitar as praias doces, admirar o pôr do sol, tirar belas fotografias e conhecer o Farol de Itapuã;
  • Estátua do Laçador: localizada em frente ao primeiro terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a estátua é um patrimônio histórico de Porto Alegre, de grande importância para os gaúchos.

Viu todos os pontos turísticos aos arredores da Arena do Grêmio e bateu a fome? A seguir, separamos alguns dos principais restaurantes próximos do estádio, assim, você já pode ter uma ideia de onde comer em Porto Alegre:

  • Hamburgueria 1903 Arena, para quem não dispensa um bom hambúrguer;
  • Casa Di Paolo, para quem quer provar de tudo um pouco;
  • Thai Mee, comida tailandesa com opções veganas, para gostos exóticos;
  • Braseiro, para quem vai ao Rio Grande do Sul e não quer voltar para casa sem provar do verdadeiro churrasco gaúcho;
  • Ventanas, para paladares refinados.

Onde se hospedar em Porto Alegre para visitar a Arena do Grêmio

Como a Arena está a 10 minutos do Aeroporto, é claro que, por lá, achar onde ficar não será nenhum problema. De acordo com o TripAdvisor, alguns dos hotéis mais próximos do estádio são:

  • Deville Prime Porto Alegre;
  • Hotel Express Aeroporto.
  • Novotel Porto Alegre Aeroporto;
  • Swan Tower Porto Alegre;
  • Ibis Budget;
  • Master Express Dom Pedro II.

Pronto! Agora você já está munido com todas as informações que precisa para visitar a Arena do Grêmio. Independentemente se o seu coração bate forte pelo tricolor ou não, saiba que a visita renderá um espetáculo a parte em segurança, iluminação, modernidade, acessibilidade, sustentabilidade, beleza e, é claro, muita paixão pelo futebol.

    Com todas as dicas, você, com certeza, já quer planejar a sua visita à Arena do Grêmio desde já, não é? Então, aproveite que está aqui e veja também nosso post sobre passagens aéreas para Porto Alegre!

    Deixe um Comentário