6 problemas comuns durante a viagem e como evitá-los

Acompanhe nossas dicas e veja como evitar os principais problemas durante a viagem de forma simples e inteligente.

Quando queremos viajar e conhecer um novo lugar, nos preparamos para ter apenas experiências positivas e aproveitar bastante a estadia nele, não é mesmo? Contudo, mesmo se planejando com antecedência ninguém está 100% livre de enfrentar alguns problemas durante a viagem, que podem ocorrer por descuidos, falta de informação sobre o destino ou mesmo pela ação de terceiros.

Portanto, estar precavido é fundamental. Pensando nisso, reunimos alguns dos incidentes mais comuns com os quais os viajantes lidam e como evitá-los para que a sua temporada fora seja tranquila e sem contratempos. Veja!

1. Reservar o hotel apenas quando chegar ao destino e não encontrar quarto disponível

O primeiro deles é decidir embarcar para o destino e deixar para fazer a reserva da hospedagem apenas quando chegar nele. “Mas isso não é possível? O que pode dar errado se eu tomar essa decisão?”, você deve estar se perguntando. Bem, a resposta é simples: além de se deparar com preços mais altos, você corre o risco de não encontrar quartos disponíveis em nenhum canto.

Isso é algo que pode ocorrer, por exemplo, se o lugar visitado é bastante turístico e a viagem é realizada na alta estação e/ou durante datas comemorativas locais — quando a taxa de ocupação da rede hoteleira tende a ser acima de 90%.

Portanto, para evitar esse tipo de complicação, não marque bobeira! Assim que comprar as suas passagens, reserve alguns minutos para pesquisar por hospedagens e encontrar aquela que tem o melhor custo-benefício.

2. Chegar ao hotel no qual fez a reserva e se decepcionar com o local

Um segundo problema que pode ocorrer quanto à reserva do hotel é escolher um local e se decepcionar quando chegar nele. Isso acontece com algumas pessoas porque elas focam em encontrar um quarto com o menor custo e deixam de avaliar outros aspectos importantes do estabelecimento.

Porém, como diz o ditado, às vezes o barato sai caro! Por essa razão, ao fazer a sua pesquisa por hospedagens no destino, verifique:

  • a localização delas — isto é, a proximidade com pontos turísticos, meios de transporte, centros comerciais etc.;
  • se contam com recepção 24 horas e serviço de transfer;
  • se permitem animais de estimação — caso pretenda viajar com o seu pet;
  • quais as comodidades são oferecidas por elas (WiFi gratuito, elevador, café da manhã incluso na reserva, lavanderia etc.);
  • os idiomas falados na recepção e pela equipe de funcionários.

3. Exceder o limite de peso das bagagens despachadas e de mão e ser cobrado pelo excedente

Se para alguns a hora de arrumar a mala é algo simples e rápido, para outros é algo que requer um grande planejamento para não caírem na vontade de levar mais peças do que vão precisar na viagem e, com isso, acabarem abarrotando a bagagem. Afinal de contas, as companhias áreas impõem limites para as malas despachadas e de mão e cobram uma multa quando há excedente em ambas.

Logo, para não ter esse gasto extra, há uma medida bem simples: compre uma balança portátil — dessas que são vendidas em farmácias, por exemplo — e a utilize para pesar a sua bagagem em casa. Dessa forma, você saberá se está ultrapassando o limite de peso e, em caso positivo, pode rever o que está levando para deixar para trás o que só está fazendo volume e, talvez, nem mesmo será usado no destino.

4. Ter a mala extraviada e ficar sem roupas para os primeiros dias da viagem

Além dos problemas durante a viagem já citados, há um que pode acontecer e não ser responsabilidade sua, mas sim da companhia com a qual você viaja: ter a mala extraviada e acabar sem roupa, calçados e acessórios. Não é à toa que alguns viajantes ficam receosos de passar por essa situação, especialmente em voos internacionais e com muitas conexões.

No entanto, não há motivo para desespero, ok? A cada ano, as empresas aéreas adotam novas tecnologias para evitar esse tipo de inconveniente e otimizar o processo de despacho de malas. Tanto é que incidentes assim são raros e, de acordo com o levantamento da Société Internationale de Télécommunications Aéronautiques (SITA), desde 2007 eles caíram mais de 70% em todo o mundo.

Contudo, prevenir é melhor que remediar, sempre! Por isso, nunca deixe de levar algumas peças na sua bagagem de mão. Assim, caso aconteça de as suas malas despachadas não serem localizadas, você já terá roupa suficiente para os primeiros dias.

5. Visitar um país onde não há posto diplomático do Brasil

Ao viajar para outro país, sempre é indicado que você se informe sobre em qual cidade há um posto diplomático do Brasil, assim como o endereço e os horários de funcionamento dele. Dessa maneira, caso precise resolver alguma complicação por conta de visto, perda de passaporte, maus tratos, prisão ou falecimento, por exemplo, você receberá as orientações necessárias de como proceder e solucioná-la.

Agora, caso decida viajar para um local em que não tenha representação diplomática, como Somália, Uganda, Letônia, Camboja ou Samoa, é indispensável pesquisar qual o posto que fará cobertura do local para que você não fique sem acesso aos serviços consulares, especialmente em situações de emergência, ok?

6. Perder documentos durante a viagem

Nada pior do que chegar ao seu destino pronto para aproveitar a sua viagem e conhecer novos lugares e perceber que perdeu algum documento, não é verdade? Isso não só tira a sua paz, como também pode ser um empecilho para o seu embarque de volta, já que é exigida documentação oficial com foto para que o passageiro possa embarcar no avião.

Portanto, é preciso se precaver e saber o que fazer nessa situação. Em viagens nacionais, leve tanto o seu RG quanto uma cópia autenticada dele. Já nas viagens internacionais, procure a embaixada brasileira mais próxima da região onde está para providenciar um passaporte temporário, caso perca o seu.

Agora, em relação aos demais documentos, como reserva de hotel, cartão de embarque e apólice do seguro viagem, o recomendado é ter uma cópia digital deles em seu e-mail. Com isso, você pode apresentá-los (e acessá-los) por meio do celular, do tablet ou do notebook.

Agora que você já sabe quais são e como evitar os principais problemas durante a viagem, não deixe de colocar nossas dicas em prática para aproveitar ao máximo o seu destino e estar preparado para tirar de letra qualquer imprevisto!

Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais. Assim, você ajuda outras pessoas a ficarem por dentro do assunto e a não passarem perrengues ao viajarem! 😉 

Deixe um Comentário