Os dias mais longos e as temperaturas amenas são um dos grandes atrativos durante uma viagem na primavera. Neste texto preparamos as melhores dicas para você curtir as suas férias durante a estação!
Durante o inverno, os lugares mais procurados pelos turistas são as regiões com neve e estações de esqui. No verão, os brasileiros adoram conhecer as belas praias que existem no Brasil e no mundo. E uma viagem na primavera? Qual é o melhor destino?
São diversas razões que tornam a primavera uma época propícia para realizar aquela viagem dos seus sonhos! Quer saber mais? Então, continue a sua leitura e conheça todas as vantagens de viajar nessa estação! Vamos começar!
Por que é tão bom viajar na primavera?
Com as paisagens mais floridas, preços mais atraentes e temperaturas amenas que oferecem diferentes opções de roteiro, a primavera é uma das melhores estações do ano para viajar.
Apesar de ser um pouco parecida com o verão, essa estação consegue ser ainda mais vantajosa, principalmente por ser uma oportunidade para conseguir fazer uma viagem barata.
Os turistas que procuram destinos com temperaturas agradáveis e querem fugir dos movimentos da alta temporada encontram na primavera o momento ideal para as suas férias.
Imagine a possibilidade de passear pelas ruas de Nova Iorque sem esbarrar em milhares de turistas ao mesmo tempo? Ou conhecer a Torre Eiffel em Paris e conseguir tirar fotos sem desviar de centenas de pessoas? Durante a primavera, o movimento dos destinos turísticos diminui e oferece essa vantagem aos visitantes.
Outra vantagem é o fato de os dias serem mais longos, que favorecem os passeios e visitas em parques. Algumas atrações chegam a estender os seus horários de funcionamento conforme o horário que escurece. Em alguns lugares, por exemplo, o sol se põe depois das 20 horas.
Como se preparar e planejar?
Antes de tudo, pesquise os melhores destinos para conhecer durante a sua viagem na primavera. Após isso, está na hora de começar os preparativos para vivenciar experiências inesquecíveis.
Pesquise quando é primavera nos destinos que você deseja conhecer
Que tal visitar o Central Park todo florido, sem encontrar centenas de brasileiros passando calor? A primavera nos Estados Unidos ocorre entre os dias 20 de março e 21 de junho, e o mesmo acontece com os destinos da Europa, como Portugal, Espanha, França, Inglaterra etc.
No Hemisfério Sul, que inclui o Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai, a primavera começa no dia 23 de setembro e dura até 21 de dezembro, quando chega o verão.
Compre as suas passagens aéreas
O primeiro passo é encontrar as promoções de voos para o seu destino, mas, como? Existem algumas dicas que você pode considerar na hora de procurar quais são as melhores rotas para o seu destino.
Se você tiver disponibilidade e vai viajar com pouco dinheiro, prefira os voos noturnos e durante a semana. Essas duas dicas são essenciais se você quer economizar na compra das passagens aéreas.
Também é indispensável comprar os seus bilhetes com antecedência. Quanto mais próximo da data de embarque, maiores são os preços das passagens disponibilizadas pelas companhias aéreas.
Não se esqueça de olhar as suas milhas. Se você faz parte de programas de fidelidade, acompanhe a sua pontuação acumulada. A partir de 10 mil pontos já é possível comprar passagens aéreas sem gastar dinheiro.
Elabore um roteiro de viagem
Qual vai ser a programação dos dias durante os passeios? Você prefere aventuras ou passeios culturais? Pesquise tudo sobre o seu destino, procure os pontos turísticos mais visitados, restaurantes recomendados e quais são as melhores regiões.
Com essas informações você consegue montar um cronograma da viagem para otimizar o seu tempo e aproveitar cada segundo das suas férias. Sem contar que, ao pesquisar sobre o destino com antecedência, você evita chegar ao local sem saber como se localizar.
Defina a hospedagem
Agora que você já sabe mais ou menos como vai ser a sua rotina durante o seu passeio, é hora de definir onde se hospedar. Essa escolha é muito pessoal e depende do seu perfil de viajante.
Alguns turistas preferem economizar na estadia e outros visam o conforto das grandes redes de hotéis. No fim das contas, o importante é escolher uma localização segura e de fácil acesso.
Prepare as malas
E a bagagem? O que levar durante uma viagem na primavera? Apesar de ser uma escolha muito pessoal, por ser uma estação do ano mais amena é possível preferir roupas leves, com apenas alguns casacos por precaução.
Importante também prestar atenção nas novas regras para despachar a bagagem das companhias aéreas. Sempre verifique se a sua passagem inclui esse serviço para evitar imprevistos.
Quais são os locais imperdíveis para uma viagem na primavera?
Agora que você já sabe como se preparar, em todos os sentidos, para viajar durante a melhor estação do ano, preparamos mais uma surpresa! Separamos quais são os destinos que merecem a sua atenção na hora de escolher onde passar as suas férias!
Abaixo, separamos uma lista com destinos nacionais e internacionais para você! Dessa forma, vai ser mais fácil escolher qual é o melhor lugar para a sua viagem na primavera, veja!
Destinos internacionais
Está se preparando para a sua primeira viagem internacional? Preparamos os principais destinos que você pode considerar para vivenciar as melhores experiências da sua vida, que vão ficar guardadas para sempre em suas lembranças!
Patagônia, Argentina
Uma viagem na primavera para essa região significa encontrar paisagens deslumbrantes com as flores que florescem e os animais que saem de suas tocas após o inverno. É durante essa estação também que ocorre o pico de observação de baleias, leões marinhos, golfinhos e pinguins na província de Chubut.
Além das belas paisagens, na Patagônia os turistas conseguem se divertir na primavera com atividades de canoagem, ciclismo nas montanhas, cavalgadas e trilhas.
Cotswolds, Inglaterra
Localizada apenas a duas horas da capital inglesa, Londres, essa região é repleta de vales montanhosos que a cada estação mudam a ponto de ficarem irreconhecíveis. No entanto, é durante a primavera que as paisagens ficam mais bonitas com os jardins preservados desde a época da realeza no país.
É em Cotswolds que ficam localizadas as fábricas de lã que abasteciam a nobreza inglesa durante a idade média. A proximidade com a capital do país foi uma das principais razões pelas quais a cidade prosperou e hoje se tornou um destino turístico que proporciona aos turistas uma viagem no tempo e na história da Inglaterra.
Sevilha, Espanha
A estrutura arquitetônica encontrada na região é um dos principais atrativos que transforma a cidade em um destino apaixonante para todos os turistas. A arquitetura local estampada em praças, ruas e prédios atrai olhares de viajantes do mundo inteiro.
Apesar de lindas, as construções em Sevilha não são preparadas para abrigar os turistas durante as estações mais rigorosas, no verão e inverno. Sendo assim, a primavera é a melhor opção para caminhar ao ar livre e conhecer as atrações da cidade.
Comece o seu roteiro pela Praça España, conheça a Catedral de Sevilha e o Alcatraz. O Museu de Dança Flamenca também é imperdível para os fãs de arte. O Bairro Santa Cruz é a direção ideal para comer uns tapas — conhecidos como aperitivos acompanhados de bebidas e servidos nos restaurantes locais.
Sognefjord, na Noruega
Os restos de neve acumulada no topo das montanhas reforçam as lembranças do rigoroso inverno da região. Sognefjord é o maior e mais profundo fiorde — uma grande entrada de mar entre montanhas altas e rochosas — da Noruega.
Para conhecer a região a dica é realizar um cruzeiro que parte de Bergen, esse passeio proporciona uma experiência inesquecível ao passar entre os enormes paredões rochosos. Tudo isso com uma paisagem que se contrasta entre a neve e as flores que desabrocham em meio ao verde que começa a surgir.
Uma curiosidade sobre Sognefjord que se torna um atrativo a mais para os fãs de O Senhor dos Anéis é que John Ronald Reuel Tolkien, escritor britânico, fez esse mesmo trajeto antes de começar a produção do primeiro livro da trilogia.
Paris, França
Conhecer os cafés parisienses com as mesas nas ruas e as paisagens deslumbrantes é um dos seus maiores desejos? Então, é durante uma viagem na primavera que você vai realizar o seu sonho!
A capital da moda e beleza sabe explorar a estação mais charmosa do ano como nenhuma outra do mundo, atraindo turistas durante a primavera mesmo fora da alta temporada.
É possível explorar Paris a pé, sem precisar de carros aproveite para conhecer os jardins na Tuileries e Jardim de Luxemburgo. Aproveite o passeio e já engate uma visita ao Palácio de Versalhes.
No fim da tarde, vale a pena comprar uma garrafa de champanhe e ir até o topo do Tour Montparnasse para uma vista privilegiada da Torre Eiffel e Champs de Mars. Paris é sem dúvidas, um destino apaixonante durante a primavera e você não pode perder a oportunidade de aproveitar todas as atrações da cidade durante essa estação.
Perugia, Itália
Localizada na Úmbria, região entre Toscana e Roma, o local é de fácil acesso para os turistas que buscam um destino repleto de felicidade e história. Cercada por muralhas medievais, Perugia fica no topo de um morro e proporciona uma vista encantadora para o vale que fica lá embaixo.
As lojinhas atraem os turistas para o centro histórico da cidade, elas se misturam com os charmosos hotéis e as catedrais exuberantes e cheias de história. Uma das igrejas, inclusive, guarda como relíquia uma suposta aliança que foi usada por Maria — mãe de Jesus — em seu casamento.
Considerada a capital do chocolate italiano, é em Perugia que o famoso chocolate Bacio é produzido. Além do doce a região também oferece aos turistas vinhos de edições limitadas, trufas negras e presunto cru.
Os turistas que viajam para essa cidade durante a primavera ainda têm a chance de encontrar os campos de papoula. Eles são famosos pelas flores que crescem durante a estação na região.
Ontário, Canadá
Que tal fazer um passeio em uma tarde ensolarada considerado o mais bonito do mundo? As paisagens do Niagara Parkway são responsáveis por garantir esse título pelos turistas que visitam a cidade.
A província de Ontário conta também com o Parque Provincial Algonquin que abrange um território de mais de 7 mil km² com floresta densa, rios e lagos. Além das árvores centenárias, os turistas também podem se aventurar e remar pela região para conhecer toda a área.
Apesar de ser primavera, o clima no Canadá sempre acaba sendo um pouco mais frio. Sendo assim, não se surpreenda ao encontrar temperaturas abaixo dos 10 ºC ao visitar Ontário.
Destinos nacionais
Vai viajar com crianças pela primeira vez e por isso prefere um lugar no Brasil para essa experiência? A primavera em nosso país também tem os seus diferenciais com opções de roteiro para todas as idades!
Listamos os principais destinos que você deve considerar antes de definir qual é a melhor escolha! Acompanhe.
Gramado, Rio Grande do Sul
Com temperaturas amenas entre 15 ºC e 20 ºC e ruas tranquilas, a primavera na Serra Gaúcha é um paraíso na região Sul do país. As azaleias transformam os tons do Lago Negro em rosa, deixando o cartão-postal da cidade ainda mais bonito para os olhares dos turistas.
Um dos principais atrativos de Gramado é a culinária regional, portanto, não deixe de se preparar para aproveitar os melhores rodízios de fondue da sua vida. Além disso, aproveite para fazer o trajeto até Canela, que faz parte do roteiro turístico conhecido como ”Região das Hortênsias’” e proporciona vistas deslumbrantes com as flores florescendo durante a estação.
Blumenau, Santa Catarina
Durante a primavera, especificamente no mês de outubro, a cidade localizada no interior do estado de Santa Catarina ganha o título e capital da Alemanha no Brasil. Quer saber por quê?
É durante outubro que acontece a famosa Oktoberfest, versão brasileira do festival que surgiu em Munique, na Alemanha, com a intenção de celebrar a cultura alemã. As roupas típicas, o chucrute e o salsichão são apenas algumas das atrações do evento.
Porém, o que comanda a festa mesmo são as famosas cervejas artesanais que animam o público na Vila Germânica da cidade. O complexo foi construído próximo ao centro e tem em uma estrutura com banheiros, lojas, bares e restaurantes para atender todos os turistas que lotam a cidade para celebrar a cultura da Alemanha.
Foz do Iguaçu, Paraná
A primavera representa uma estação de chuvas intensas em todo o território nacional, porém, isso não é um fato prejudicial para os turistas que desejam visitar Foz do Iguaçu, cidade localizada na fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai, no estado do Paraná.
O principal atrativo de Foz do Iguaçu é uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, as Cataratas do Iguaçu. Quando as quedas estão com grande vazão de água, no período de chuvas, a experiência dos turistas é ainda mais excepcional e inesquecível. A oportunidade de vivenciar a força e a beleza da natureza transforma o lugar em um atrativo internacional no Brasil.
Os turistas que gostam de observar aves, têm a oportunidade de conhecer o Parque das Aves. Uma atração reconhecida internacionalmente que conta com 17 hectares de mata nativa e proporciona aos visitantes o contato direto com a Mata Atlântica da região.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Com inúmeras possibilidades de roteiros para todas as famílias, uma das vantagens da Cidade Maravilhosa é que ela é considerada uma capital gay friendly. Mas o que isso significa?
O Rio de Janeiro é uma das cidades do Brasil que oferece mais segurança e atrações para todos os tipos de família. Essa vantagem é essencial para quem busca o respeito e a diversidade no país.
Além disso, algumas programações que não podem ficar de fora da sua viagem na primavera ao Rio são: Museu Casa de Rui Barbosa, Jardim Botânico, Parque Lage e o Parque das Ruínas.
Brumadinho, Minas Gerais
Uma viagem de apenas 10 minutos de carro desde Belo Horizonte é o suficiente para chegar nessa cidade que oferece um clima perfeito para os aventureiros. Durante a primavera, as práticas de atividades radicais são liberadas em meio às belas paisagens da região. O Safari Natural é uma ótima escolha para começar a sua estadia.
É em Brumadinho que o Inhotim, Museu de Arte Contemporânea a céu aberto, está localizado. Essa atração reúne milhares de espécies de flores que são cultivadas em mais de 100 hectares de jardins e ficam ainda mais bonitas durante a primavera.
Holambra, São Paulo
Conhecida como a capital das flores no Brasil, localizada a 140 km de São Paulo relembra a Holanda. É durante a sua viagem na primavera que você encontra na cidade do interior a Expoflora, a maior festa das flores de toda a América Latina.
Essa cultura de amor por flores veio dos holandeses que migraram para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial e foi ganhando a paixão dos moradores locais. Além dessa paixão, os imigrantes também trouxeram os seus conhecimentos arquitetônicos e uma gastronomia de dar água na boca.
São diversos campos de plantação ao redor da cidade que ficam abertos para visitação do público e durante a primavera a estação deixa as flores ficam ainda mais bonitas para os turistas. Alguns, inclusive, conseguem algumas dicas de como cultivar as suas plantas em casa.
Campos do Jordão, São Paulo
Famosa por ser o destino de muitos famosos durante o inverno, a cidade localizada no interior do estado de São Paulo fica ainda mais bonita na primavera. As extensas áreas de florestas que fazem parte da Serra da Mantiqueira ficam ainda mais vivas, com as flores florescendo e os tons de verde.
A temperatura amena é ideal para a prática de atividades ao ar livre. Durante a primavera é possível encontrar com mais facilidade as empresas que oferecem práticas de arvorismo, mountain bike, trilhas e até paintball.
Como aproveitar ao máximo a sua viagem na primavera?
Com o roteiro preparado e considerando apenas as coisas que você gosta de fazer, agora, que tal aprender como desfrutar de momentos únicos sem esquentar a cabeça?
Mesmo durante a primavera, alguns destinos que são muito famosos continuam atraindo uma boa quantidade de turistas. Portanto, não se estresse em caso de filas, lembre-se que todos os visitantes estão ali por um mesmo motivo: aproveitar o tempo livre e sem confusões. Isso é importante para evitar situações desagradáveis durante os passeios.
Conforme citamos no começo do texto, crie a programação dos passeios antes de embarcar. Dessa forma, você vai otimizar o seu tempo em vez de precisar elaborar um roteiro todos os dias durante a viagem.
Carregue consigo uma cópia dos seus documentos e também salve as cópias desses arquivos em formato digital. Caso ocorra algum imprevisto você estará preparado para acessar as informações sem maiores problemas.
A conexão com internet é indispensável nos dias atuais. Além de ser uma ótima aliada para auxiliar os turistas na hora de se localizar, estar conectado durante uma viagem traz mais segurança ao turista em caso de emergências.
E por último, porém, não menos importante: carregue sempre consigo uma garrafa de água e uma fruta ou lanche durante os passeios. Essa dica é crucial, principalmente se você quiser economizar durante uma viagem. Com isso, você vai poupar o tempo de procurar algum lugar acessível para comprar esses itens e evitar um gasto desnecessário.
Definitivamente uma viagem é tudo o que você está precisando, seja para relaxar a cabeça da rotina cansativa do trabalho, curtir dias românticos ao lado do seu amor, passear com a família e as crianças ou aproveitar uma experiência de autoconhecimento e crescimento.
Depois da sua leitura deste texto, você está se perguntando porque ainda não está preparando a sua viagem na primavera, acertamos? Então, não perca tempo e comece o seu planejamento para viver momentos inesquecíveis!
Agora que você conhece as nossas melhores dicas para uma viagem na primavera, que tal aproveitar a estação no Brasil? Conheça 5 destinos inexplorados em nosso país que merecem a sua visita!