Buenos Aires

icon-desk-star@2x Created with Sketch. O que fazer
icon-desk-cama@2x Created with Sketch. Onde ficar
icon-desk-mapa@2x Created with Sketch. Como chegar
icon-desk-calendar@2x Created with Sketch. Quando ir
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde comer

Fique por dentro de tudo sobre a capital portenha e conheça roteiros imperdíveis de Buenos Aires, na Argentina!

Com o Mercosul, não é preciso apresentar visto ou passaporte para visitar a Argentina: apenas o RG (com o máximo de dez anos de expedição) basta. Além disso, a quantidade de voos disponíveis diariamente garante aos brasileiros melhores oportunidades para conhecer o país dos ”hermanos”.

Buenos Aires se renova todos os dias, portanto nunca é tarde para visitar uma capital tão diversificada e cheia de história! Pensando nisso, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber para conhecer uma das cidades mais visitadas do mundo. Acompanhe!

História da capital da Argentina

Buenos Aires, CABA, Capital Federal, Bs As e BA são algumas das diversas opções que temos para citar a cidade que faz parte da história da Argentina. Fundada em 1536, sua história é contada nas construções históricas que encontramos por todos os lados.

Desenvolvimento

Todo o desenvolvimento de Buenos Aires se baseou no comércio. Um dos principais motivos para esse crescimento foi a instauração do porto no século XVIII, que permitiu a expansão das rotas marítimas e movimentou todo o país.

Esse é um dos portos mais movimentados da América do Sul — e não apenas para navios cargueiros. O local também funciona como ponto de chegada e partida de cruzeiros nacionais ou internacionais que trazem turistas do mundo inteiro para conhecer a Capital Federal.

Vale destacar que Buenos Aires foi a primeira cidade da América do Sul a ter um sistema de metrô. A implementação ocorreu entre 1945 e 1980, durante o crescimento surpreendente da capital.

Esse desenvolvimento foi remodelando a arquitetura local, sendo que ainda podemos encontrar tais obras em diferentes bairros. Os prédios localizados no Microcentro, na Avenida Córdoba e na Rua Florida são alguns dos exemplos.

População

Entre 1880 e 1930, a Argentina passou a receber imigrantes de diversos países, principalmente da Itália e Espanha. Esse foi um dos principais fatores que transformaram a cidade de Buenos Aires em um destino multicultural, diversificando sua população e atraindo a atenção do mundo inteiro.

Hoje em dia, há mais de três milhões de habitantes na Capital Federal e 12 milhões vivendo na região. Trata-se da segunda maior área metropolitana da América do Sul, ficando atrás apenas de São Paulo.

Principais atrativos de Buenos Aires

Existem inúmeras razões para conhecer a capital argentina, mas os tópicos que preparamos para convencer você a preparar sua próxima viagem são imperdíveis:

  • Teatro Colón, com a construção atual, foi inaugurado em 1908 e consagrou Buenos Aires como a capital da rádio, da televisão, do teatro e do cinema;
  • o transporte público é fácil e prático — utilizando o sistema de metrô, trens e ônibus, é possível conhecer toda a cidade e pontos turísticos mais distantes, como o Tigre e San Isidro;
  • Buenos Aires foi a primeira cidade da América Latina a oficializar o casamento entre homossexuais (em 2003) — atualmente, existe uma linha de metrô que homenageia o ativista LGBT Carlos Jáuregui: a estação Santa Fé, da linha H, é um atrativo turístico LGBT-friendly;
  • os argentinos são muito próximos de suas famílias e adoram passar os finais de semana lendo em parques, sempre acompanhados do famoso ”mate” (uma bebida parecida com o chimarrão do Rio Grande do Sul).

Destino especial para todos os roteiros e idades

A diversidade de Buenos Aires pode ser encontrada por todos os lados. Atrações infantis, adultas e até para a terceira idade estão disponíveis aos visitantes. Sendo assim, não tenha dúvidas de que, independentemente do viajante, todo mundo consegue se divertir na capital argentina.

Para os turistas mais tranquilos, que gostam de aprender sobre História, não faltam parques, bibliotecas e cafés ideais a momentos de aprendizado. Além disso, os museus e centros culturais são extremamente valorizados — inclusive, a peça Abaporu (1928), da Tarsila Do Amaral, está exposta no museu Malba.

Os mais aventureiros podem conhecer o Parque de La Costa, que conta com atrações radicais para todas as idades e também oferece o Aquafan, um parque aquático aberto durante o verão. Ambos estão localizados em Tigre, uma província de Buenos Aires, mas é possível chegar até o local com um passeio de trem usando o MITRE e percorrendo a costa da Argentina no Rio da Prata.

Por fim, os apaixonados por dança vão se encantar ainda mais com os shows de Tango mundialmente famosos. É possível encontrar apresentações imperdíveis em inúmeros pontos turísticos e nas ruas, com as “milongas”, em que as pessoas se juntam para dançar e aproveitar a noite com bons vinhos.

Entre as apresentações de tango mais famosas de Buenos Aires, estão: Señor Tango, Tango Porteño, Café Tortoni e Madero Tango, com opções para todos os bolsos e gostos!

Atrações mais visitadas e imperdíveis

Existem inúmeras possibilidades de roteiros para conhecer Buenos Aires. Por isso, nossa recomendação é tirar pelo menos quatro dias para visitar os principais pontos turísticos:

Casa Rosada

Construída em 1898, a sede do Governo da Argentina está localizada em frente à Plaza de Mayo e oferece visitações guiadas.

Catedral Metropolitana de Buenos Aires

O local fica pertinho da Casa Rosada e os turistas ainda podem conhecer a Catedral onde o Papa Francisco rezava suas missas antes de se mudar para o Vaticano.

Obelisco

Localizado no centro de uma das avenidas mais movimentadas da capital (9 de Julio), foi construído em 1936, para homenagear a igreja onde a bandeira argentina foi hasteada pela primeira vez.

Caminito

Destino ideal para os apaixonados por fotografia que desejam registrar paisagens e construções coloridas, pois a região é conhecida pelo cenário encantador.

La Bombonera

Os argentinos também são apaixonados por futebol, sendo que o estádio do time Boca Juniors se transformou em atração turística.

Cemitério La Recoleta

Um dos pontos turísticos mais visitados pelos turistas, o cemitério é conhecido mundialmente por ser onde o corpo de Evita Perón está sepultado.

Melhores estações para conhecer Buenos Aires

Buenos Aires agrada os turistas em todas as estações. No inverno, as baixas temperaturas garantem que o período seja considerado a ”alta temporada” da cidade.

Durante a época mais fria do ano, a cidade transmite um ar europeu que fica bem nítido com a neblina baixa. No entanto, o verão também se mostra uma ótima estação para aproveitar passeios em parques e piscinas.

Para os turistas que preferem o meio-termo, o outono é uma boa recomendação (apesar das chuvas). Já na primavera, as árvores floridas transformam a paisagem em uma pintura inesquecível nas ruas arborizadas.

Delícias da gastronomia portenha

A culinária argentina é um show à parte — e a garantia de que Buenos Aires é um destino imperdível. A especialidade do país é a carne: os tradicionais Bife de Chorizo, Ojo de Bife e Bife de Lomo estão nos menus dos principais restaurantes.

As tradicionais empanadas também fazem sucesso e estão por todos os lados, desde as portinhas com receitas caseiras até os restaurantes mais requintados, que oferecem essa opção como entrada para seus pratos principais.

Os bares e restaurantes estão por todos os lados, mas os bairros que oferecem uma maior diversidade de opções são Palermo, Puerto Madero e Recoleta. Ao percorrer as ruas dessas regiões, é possível encontrar desde cozinhas com especialidades argentinas até chefes de culinária internacional, que agradam a todos os gostos!

Sem dúvidas, Buenos Aires é uma das cidades mais lindas que você vai conhecer em toda a sua vida. Por isso, comece a preparar as malas e aprender a dançar tango para aproveitar dias inesquecíveis na capital da Argentina!

Gostou deste artigo e quer ver dicas de outras cidades imperdíveis? Então, siga a gente nas redes sociais e não perca nossas publicações. Estamos no FacebookLinkedInTwitter e Instagram

Deixe um Comentário