Quais são as cidades que serão sedes da Copa América 2019?

Gosta de futebol e de viajar? Então, que tal conferir quais serão as sedes da Copa América 2019?

Você é um apaixonado por futebol? Então, provavelmente, está ciente de que a 46ª edição de um dos mais importantes torneios será sediada no Brasil, após ser adiado por alguns anos. Por isso, conhecer as sedes da Copa América 2019 é uma boa oportunidade de se preparar para conferir as estrelas do esporte de perto e ao vivo.

A Copa América (organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol, a CONMEBOL) é uma competição futebolística de grande tradição entre as nações do continente americano. Embora inicialmente tenha sido reservada apenas aos países sul-americanos, desde 1990 todos os integrantes do continente podem participar do torneio.

Mas, afinal, quais serão as cidades-sede dessa grande competição? O que há para fazer nesses locais além de conferir os jogos? Como funciona a hospedagem? A seguir, você descobrirá essas e muitas outras informações sobre o assunto e poderá se preparar com muito mais eficiência para a sua grande viagem. Boa leitura!

Como foi feita a escolha do país-sede para a Copa América?

A escolha das sedes da Copa América é feita por meio do revezamento de países. Portanto, a cada edição, um país é escolhido a partir de uma sequência predefinida pelos organizadores.

Devido à ordem definida, o Brasil deveria ter sediado a Copa América de 2015, já que sediou o evento em 1989 pela última vez. No entanto, o nosso país já estava responsável por uma série de eventos esportivos muito importantes, como a Copa do Mundo FIFA de 2014, as Olimpíadas de 2016 e a Copa das Confederações em 2013, e, por isso, foi adiado.

Com isso, o Chile foi o responsável por sediar a edição de 2015, enquanto o Brasil foi incumbido de sediar a edição que ocorreria 4 anos mais tarde. O dia finalmente chegou e o torneio começará no dia 14 de junho, tendo o Brasil e a Bolívia como times oponentes na primeira partida da competição.

Além da seleção das sedes, outra característica importante dessa competição é o convite para que algumas seleções participem do evento. Em 2019, os convidados foram Japão e Qatar, país-sede da Copa do Mundo de 2022.

Quais são as sedes da Copa América 2019?

Agora que já conhecemos o processo que levou o Brasil a ser escolhido como responsável por sediar esse grande evento esportivo, que tal conferirmos as cidades-sede oficiais da Copa América? Todas elas participaram da Copa do Mundo de 2014 e estão, portanto, bem equipadas para receber esse torneio. Saiba mais a seguir.

Belo Horizonte

Igrejinha da Pampulha em Belo Horizonte

A capital de Minas Gerais é conhecida por sua grande riqueza gastronômica e histórica. Afinal, essa região foi o cenário de muitos eventos da história de nosso país e, até hoje, é possível identificar tais marcas pelas ruas e estradas de Belo Horizonte.

Outro ponto positivo é a sua proximidade com outras cidades históricas, o que torna o passeio pela região ainda mais completo e enriquecedor. Visitar Belo Horizonte é, portanto, uma oportunidade única para quem busca mais conhecimento e aprendizado sobre o Brasil.

A seguir, veremos alguns pontos importantes e que devem ser considerados na hora de planejar a sua ida a BH. Veja!

Características

Belo Horizonte conta com cerca de 2,5 milhões de habitantes e é uma cidade cercada por serras, o que traz características bastante marcantes ao seu clima e, claro, à paisagem do ambiente. Os verões aqui são relativamente quentes e úmidos, mas a transição entre o outono e inverno (época da competição) costuma ser seca e bastante amena.

Por conta de sua extensa arborização, BH é comumente chamada de ‘’cidade jardim’’. Por isso, visitar esse local é sinônimo de se deparar com paisagens belíssimas, algo interessantíssimo para pessoas que gostam de um contato mais direto com a natureza.

O que fazer

Há, de modo geral, muitas coisas a serem feitas em Belo Horizonte. Apesar do clima muitas vezes pacato da cidade, é possível visitar muitos pontos turísticos e conhecer muito da cultura do local. Veja, a seguir, alguns dos principais lugares para apreciar na cidade:

  • Mercado Central;
  • Praça da Liberdade;
  • Parque das Mangabeiras;
  • Lagoa da Pampulha;
  • Palácio das Artes;
  • Igreja São José;
  • Igreja de São Francisco de Assis;
  • Museu Brasileiro do Futebol.

Além disso, é possível visitar cidades próximas e aprender ainda mais sobre a história do Brasil e sobre as incríveis riquezas culturais e históricas de Minas Gerais.

Hospedagem

Se hospedar em Belo Horizonte não é algo difícil. A cidade comporta inúmeras opções de hospedagem, com os mais variados valores e características para todos os gostos.

No entanto, a nossa recomendação é buscar um local no bairro da Pampulha. Além de bem localizado e próximo de vários pontos turísticos importantes, essa região se encontra perto do Estádio do Mineirão, algo que facilitará o trânsito para assistir aos jogos.

Participação no evento

A participação de Belo Horizonte na Copa América será bastante importante. Na primeira fase, pelo grupo A, o Estádio Mineirão abrigará a partida entre Bolívia e Venezuela (22 de junho às 16h).

Além dessa, ele sediará os embates entre Argentina e Paraguai (19 de junho às 18h30min), pelo grupo B e Equador e Japão (24 de junho às 20h) pelo grupo C. Na fase final, ficou responsável pela partida de 2 de julho (uma das semifinais).

Como podemos observar, visitar Belo Horizonte durante esse período será garantia de muita diversão e emoções em partidas de tirar o fôlego. Além disso, será possível ter um bom tempo para visitar outros lugares próximos e viver a experiência de conhecer algumas cidades mineiras.

    São Paulo

    A cidade de São Paulo é um dos maiores municípios de todo o mundo, contando com mais de 12 milhões de habitantes. Devido a isso, sua infraestrutura é bastante avançada e ideal para comportar um evento da magnitude da Copa América.

    No entanto, um passeio a essa cidade pode trazer muito mais experiências do que simplesmente assistir aos jogos que acontecerão por aqui. Visitar bairros históricos e provar da gastronomia da região, por exemplo, são bons exemplos do que pode ser feito por aqui. Além disso, São Paulo é um grande polo cultural brasileiro e mundial.

    Gostaria de saber mais características dessa cidade e descobrir o que há para se fazer por lá? Continue a leitura!

    Características

    Chamada de Terra da Garoa, São Paulo é uma cidade conhecida mesmo por aqueles que nunca a visitaram. O clima nesse município é bastante instável e costumam dizer que abriga as quatro estações em um único dia. O inverno, por sua vez, não costuma ser muito chuvoso, com a ocorrência de garoas ocasionais.

    Além do clima diferenciado, podemos dizer que São Paulo é uma das cidades mais diversificadas de todo o país. Por lá, há pessoas de todas as culturas e etnias, o que torna o ambiente bastante plural. Por isso, visitar esse local é uma oportunidade única para consumir diversos tipos de atrações.

    O que fazer

    Visitar São Paulo é, de certo modo, o mesmo que visitar uma grande variedade de países ao mesmo tempo. A amplitude cultural dessa cidade é imensa e sua pluralidade de mistura de culturas faz com que os passeios sejam uma experiência única. A seguir, veja os principais pontos turísticos desse local:

    • Parque do Ibirapuera;
    • Museu de Arte de SP (MASP);
    • Pinacoteca do Estado de São Paulo;
    • Avenida Paulista;
    • Catedral da Sé;
    • Mercado Municipal;
    • Theatro Municipal.

    Outra opção bastante interessante é se aventurar por bairros típicos, como o Bixiga e a Liberdade, que trazem muito sobre a cultura de alguns dos povos que contribuíram para a identidade e construção da cidade que conhecemos atualmente — os italianos e os japoneses.

    Hospedagem

    Embora existam muitas opções de hospedagem disponíveis em São Paulo, nesse caso é importante optar por se hospedar em uma região central, que facilite tanto o acesso aos pontos turísticos da cidade quanto aos estádios que abrigarão as partidas da Copa América.

    Uma boa alternativa é se hospedar próximo à região da Avenida Paulista. Por ali, há muitas opções de transporte público de fácil acesso. Para quem estiver de carro, o acesso também é facilitado — mas, lembre-se, o trânsito em São Paulo não é muito agradável e encontrar vaga não é a tarefa mais fácil, então prefira os transportes públicos ou táxis.

    Participação no evento

    São Paulo, ao contrário de Belo Horizonte, terá 2 estádios como sede dos jogos da Copa América: a Arena Corinthians e o Estádio do Morumbi. O primeiro jogo do campeonato ocorrerá no Morumbi e será entre Brasil e Bolívia, no dia 14 de junho às 21h30min.

    Em seguida, a Arena Cortinhians, ainda pelo grupo A, sediará o jogo entre Peru e Brasil (dia 22 de junho às 16h). Pelo grupo B, a partida entre Colômbia e Qatar ocorrerá dia 19 de junho às 18h30min. Japão e Chile (grupo C) se enfrentarão no Estádio do Morumbi em 17 de junho às 20h.

    Nas etapas finais, a Arena Corinthians sediará uma das partidas das quartas de final, que ocorrerá em 28 de junho às 20h. A disputa pelo terceiro lugar também ocorrerá no estádio do Timão, no dia 6 de julho às 16h.

      Rio de Janeiro

      Vista de toda a cidade do Rio de Janeiro

      É praticamente impossível pensar no Brasil e não se lembrar, quase que imediatamente, do Rio de Janeiro. A capital desse belíssimo estado tem uma importância ímpar para o turismo brasileiro, seja por suas belezas naturais, pela receptividade de seu povo ou pela relevância histórica do local.

      Outrora capital do Brasil e lar do Império de nossa nação, o Rio de Janeiro é, até hoje, um dos principais cartões-postais desse país. Portanto, visitar e conhecer a Cidade Maravilhosa é praticamente uma obrigação de todos os brasileiros.

      A seguir, conversaremos sobre algumas características desse município e falaremos sobre a sua participação na Copa América. Vamos lá?

      Características

      Quem nunca ouviu falar sobre o Rio de Janeiro? Famoso mundialmente por suas praias exuberantes, essa cidade é, mesmo durante o fim do outono e começo do inverno, um prato cheio para pessoas que adoram um bom sol e muita diversão.

      Bastante populosa e divertida, a cidade do Rio oferece muito mais do que os clássicos que acontecem no Maracanã. Por aqui, é possível encontrar muita cultura e atrações variadas, que permitem ao visitante entrar em contato com a cultura carioca e também com a de muitas outras pessoas que passam por aqui diariamente.

      O que fazer

      Apesar de serem uma das principais atrações da cidade, o Rio de Janeiro apresenta muitas atrações que não envolvem a praia e o mar. A seguir, veremos alguns dos pontos turísticos mais populares:

      • Forte de Copacabana;
      • Baía da Guanabara;
      • Mirante da Paz;
      • Feira do Rio Antigo;
      • Parque Lage.

      Além desses, podemos citar os passeios clássicos e imperdíveis, como visitar o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Opções não faltam para curtir todo o esplendor da Cidade Maravilhosa!

      Hospedagem

      Mais uma vez recomendamos a hospedagem próxima ao estádio responsável pelos jogos, no caso, o Maracanã. Bairros como a Tijuca e o Méier, por exemplo, têm uma ótima infraestrutura com linhas de metrô e trem que facilitam o acesso ao estádio.

      Isso, é claro, não impede que outras localizações sejam escolhidas como hospedagem. A indicação é sempre procurar traçar rotas que sejam inteligentes e abriguem a todos os seus passeios planejados sem prejudicar o acesso aos jogos.

      Participação no evento

      Você consegue imaginar qual será o estádio escolhido para abrigar as partidas da Copa América 2019 no Rio de Janeiro? Há uma grande chance de você ter chutado certo: sim, é o Estádio do Maracanã. Esse ambiente tradicional é sempre palco de partidas realmente emocionantes e promete não fazer feio nessa edição do torneio.

      O primeiro jogo a ocorrer nesse local será a partida entre Bolívia e Peru, no dia 18 de junho às 18h30min (pelo grupo A). Pelo grupo B, o Maraca receberá Paraguai e Qatar (em 16 de junho às 16h) e pelo grupo C, Chile e Uruguai (no dia 24 de junho às 20h).

      Por fim, receberá também uma das partidas das quartas de final (em 28 de junho às 16h) e será o palco da grande final, que ocorrerá dia 7 de julho às 17h. Vamos torcer para que o campeão seja o Brasil!

        Salvador

        Agora chegou o momento de falarmos sobre outra cidade que também já foi capital do Brasil: Salvador. A única representante da região Nordeste em nossa lista não poderia ser mais emblemática, já que carrega os principais elementos nordestinos em sua essência e está superpreparada para mostrar aos visitantes o que esse ambiente tem de melhor.

        Cores, música, calor e gastronomia de primeiríssima qualidade são alguns dos termos que podem nos ajudar a definir a cidade de Salvador. No entanto, apenas visitando-a podemos ter, de fato, alguma noção de toda a sua importância cultural e histórica para o Brasil.

        Ficou curioso? Então, continue a leitura e veja as principais características de Salvador. Assim, você poderá se preparar para visitar essa incrível cidade!

        Características

        Ah, o Nordeste! Uma das mais belas regiões brasileiras, ele é o lar de belas praias, paisagens diversas e também de um povo extremamente receptivo e caloroso. O calor, por sinal, é outra de suas marcas registradas e, portanto, é necessário caprichar no guarda-roupa mesmo durante os períodos mais frios.

        Além de assistir aos jogos da Arena Fonte Nova, o turista em Salvador pode se misturar com os habitantes nativos e com os outros visitantes e se divertir pelas praias e várias outras atrações disponíveis na região. Por aqui, o que não faltam são opções para vivenciar o melhor do clima nordestino!

        O que fazer

        Visitar Salvador também é uma experiência que vai muito além de conferir algumas das belas praias da região nordeste. A seguir, mostraremos passeios que não podem ficar de fora de seu roteiro:

        • Elevador Lacerda;
        • Baía de Todos os Santos;
        • Mercado Modelo;
        • Largo Terreiro de Jesus;
        • Museu da Gastronomia Baiana.

        Não esqueça, no entanto, de incluir pontos turísticos clássicos em seu passeio. Um bom exemplo é o Pelourinho, lugar histórico do Brasil e de importância ímpar para a cultura dos baianos.

        Hospedagem

        Há muitas opções de hospedagem interessantes em Salvador. Algumas das mais bacanas se encontram na região do Pelourinho, que é bem localizada e próxima de vários outros eventos importantes.

        O Pelourinho também fica próximo da área do Estádio Arena Fonte Nova, localizada no bairro Nazaré. É sempre interessante buscar opções que estejam perto de onde os jogos ocorrerão, já que o trânsito pode ficar um pouco caótico na hora das partidas.

        Participação no evento

        A Arena Fonte Nova, inaugurada em 2013, será o palco das partidas da Copa América 2019 no estado da Bahia. Essa estrutura supermoderna e construída para a Copa do Mundo 2014 é, sem dúvidas, um dos estádios mais bonitos a participar dessa competição.

        A primeira partida a acontecer nesse local será entre Brasil e Venezuela, pelo grupo A, no dia 18 de junho às 21h30min. Pelo grupo B, poderemos conferir o clássico entre Argentina e Colômbia, dia 15 de junho às 19h e Colômbia e Paraguai, no dia 23 de junho às 16h.

        O grupo C jogará em Salvador na partida entre Equador e Japão, que acontecerá dia 24 de junho às 20h. A partida de 29 de junho, às 16h, pelas quartas de final, também ocorrerá na Arena Fonte Nova, fechando a participação da cidade baiana no evento.

          Porto Alegre

          Passagens para Porto Alegre

          Conhecida carinhosamente como PoA, Porto Alegre é a única cidade da região sul a participar da Copa América 2019. Ela também fez parte da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos de 2016 e, portanto, está apta a receber esse evento e a todos os torcedores de braços abertos.

          Conhecida por sua classe e elegância, Porto Alegre também é um importante âmbito cultural do Brasil. Portanto, visitá-la será uma experiência única, já que a cultura do sul é bastante peculiar e merece ser conhecida por brasileiros e pessoas de todas as nacionalidades.

          A seguir, falaremos sobre algumas características dessa cidade e mostraremos os principais pontos turísticos da região para que você possa começar a programar os seus passeios pelo local. Veja!

          Características

          A última cidade de nossa lista é considerada um dos principais municípios da região sul. Com um dos melhores IDHs do Brasil, esse local oferece toda a infraestrutura necessária para abrigar os turistas interessados pelo futebol e por conhecer as maravilhas desse ambiente.

          Por estar localizada em uma zona de clima subtropical úmido, a região tende a ser um pouco mais fria durante o inverno. Entre junho e julho, meses em que ocorrerão os jogos, a temperatura média pode beirar os 15°C. Por isso, vá preparado e não deixe de colocar um casaco em sua mala!

          O que fazer

          Chegou o momento de conversarmos sobre os pontos turísticos mais visitados de Porto Alegre! Assim, você pode começar a preparar o seu roteiro e a organizar seus passeios de maneira mais dinâmica, intercalando-os com as partidas que ocorrerão nessa cidade. Veja:

          • Parque Farroupilha;
          • Mercado Público de Porto Alegre;
          • Parque Moinhos de Vento;
          • Museu de Arte do Rio Grande do Sul;
          • Casa de Cultura Mário Quintana;
          • Usina do Gasômetro;
          • Museu de Ciência e Tecnologia.

          Como podemos observar, há opções de passeios para todos os gostos. Estas são apenas algumas alternativas, já que Porto Alegre é uma cidade repleta de atrações para pessoas de todas as idades e preferências.

          Hospedagem

          Em Porto Alegre, há muitas opções de boas hospedagens com preços para todos os bolsos. No entanto, buscar se hospedar na região próxima ao aeroporto é uma boa pedida para ficar perto da Arena do Grêmio e ter fácil acesso a outros pontos turísticos.

          Outra vantagem de estar nessa região é o fácil acesso às pequenas ilhas da cidade. Visitá-las é algo interessante e que pode agregar muito ao passeio e à visita ao município.

          Participação no evento

          O estádio escolhido para participar da Copa América 2019 em Porto Alegre foi a Arena do Grêmio, inaugurada em 2012. O segundo jogo da competição ocorrerá nesse local, em 15 de junho às 16h e será uma partida entre Venezuela e Peru, pelo grupo A. Em seguida, veremos Argentina e Qatar, pelo grupo B, no dia 23 de junho também às 16h.

          No grupo C, teremos Uruguai e a outra equipe convidada para o evento, o Japão, no dia 20 de junho às 20h. Em seguida, ocorrerão as partidas com equipes que serão decididas ao longo da competição.

          Nas quartas de final, Porto Alegre sediará a partida do dia 27 de junho, a primeira dessa etapa da competição. Ela ocorrerá às 21h30min. Depois, a Arena do Grêmio será o palco para um dos jogos da semifinal, que acontecerá no dia 3 de julho, mais uma vez às 21h30min.

            Como encontrar passagens para as cidades-sede da Copa América?

            Encontrar passagens aéreas pode parecer uma tarefa relativamente simples, mas saber onde procurá-las é algo fundamental. Afinal, isso pode gerar uma série de benefícios para o comprador!

            A ideia é sempre buscar passagens inteligentes, que além de terem um valor mais atraente, podem contribuir para a qualidade de vida do comprador. As milhas aéreas, por exemplo, são uma alternativa interessante para adquirir as passagens para a Copa América.

            E aí, gostou de conhecer mais sobre as sedes da Copa América 2019? Viajar pelo país para conferir os jogos é uma ótima oportunidade de conhecer também as riquezas e belezas de nossa nação. Por isso, não perca essa chance de unir a sua paixão pelo futebol com a oportunidade de conhecer melhor o Brasil!

            Se você gostou deste artigo, provavelmente também curtirá saber mais sobre o turismo de futebol, um costume que está em crescimento em todo o mundo. Dê uma olhada no post e boa leitura! 

            Deixe um Comentário