Passagens aéreas promocionais: saiba como encontrar e aproveite

Existem inúmeras promoções que são disponibilizadas para voos nacionais e internacionais. No entanto, poucas pessoas conseguem realizar a compra dessas passagens aéreas promocionais, em razão das companhias liberarem esses valores exclusivos por quantidades limitadas e em horários diferenciados.

Neste post, vamos explicar como acontecem essas promoções, quais são as melhores maneiras para encontrar os preços baixos e dar dicas para conseguir a passagem ideal para o destino que você deseja.

Prepare a sua bagagem, porque está na hora de começar a programar a sua próxima aventura, vamos lá?

O que são as passagens áreas promocionais?

Sabe aquelas passagens com um desconto magnífico, que atiçam a nossa vontade de pegar as malas e embarcar no mesmo momento? Então, essas são as famosas promoções relâmpago ou passagens aéreas promocionais: voos e assentos que passam por uma queda de preço bem interessante para o viajante.

Como alguns momentos de alegria não duram para sempre, esses bilhetes com descontos são liberados em quantias limitadas e em horários de pouca procura online.

Para conseguir adquirir essas passagens, na maioria das vezes, é necessário ter uma disponibilidade de datas e horários para viajar, uma vez que os valores diferenciados geralmente são válidos apenas para períodos previamente estipulados pelas companhias.

Esses benefícios são extremamente úteis para internautas que são acostumados a comprar passagens áreas pela internet, uma vez que as promoções são divulgadas por meio dos sites e das redes sociais.

Quais são os benefícios das promoções relâmpago?

Conseguir comprar uma passagem por um valor mais baixo do que o anunciado normalmente para aquele destino que você sempre quis já é um benefício e tanto, não é mesmo?

Contudo, existem várias vantagens para os passageiros que viajam com esses descontos! Separamos alguns desses benefícios para você:

Conhecer lugares diferentes

Algumas passagens aéreas promocionais são para destinos conhecidos, mas que nem sempre são buscados com muita frequência em determinadas estações do ano. Sendo assim, as promoções fazem com que os viajantes possam conhecer os pontos turísticos sem as grandes filas na busca da melhor posição para as fotos.

Imagina conseguir comprar passagens áreas internacionais por preços diferenciados e conhecer lugares especiais, como a capital de um dos países da América do Sul ou aquele país no Oriente que você sempre teve curiosidade de visitar? Essas viagens podem se tornar realidade por meio das passagens áreas promocionais!

Aprender novas culturas

Cada viagem é singular e proporciona ensinamentos para a vida toda, não importa se o destino é nacional ou internacional. As experiências proporcionadas por essas aventuras possibilitam a oportunidade de entrar em contato com novas culturas e costumes de uma sociedade com hábitos diferentes da sua rotina – e por um precinho incrível!

Romper as distâncias

Todas as pessoas têm alguém especial que mora a quilômetros de distância e sofrem com a saudade da espera até o próximo encontro. Para quem se encontra nessas situações, as passagens aéreas promocionais aproximam as relações.

Qualquer relacionamento a distância é doloroso, e quem conta com o transporte aéreo para acabar com a saudade precisa ficar sempre de olho nas promoções das companhias ou comprar passagens aéreas com milhas.

E esse benefício vai além: as passagens aéreas promocionais permitem que você surpreenda aquela pessoa especial com uma viagem surpresa. Imagina que experiência inesquecível? Vale a pena ficar de plantão para conseguir os melhores preços!

Reservar aquele quarto de hotel luxuoso

Existem pessoas que abrem mão de luxos e confortos durante as viagens, mas para quem gosta de uma cama bem confortável e um café da manhã de dar água na boca, economizar na passagem ajuda na hora de garantir aquela reserva especial.

Quando você consegue passagens aéreas promocionais é possível se permitir extrapolar um pouquinho mais e reservar um quarto ainda mais aconchegante no seu destino.

Como encontrar as promoções de passagens aéreas?

Com todos esses benefícios proporcionados pelas passagens aéreas promocionais você já deve estar se perguntando como é possível encontrar esses descontos, acertamos?

Não se preocupe, neste tópico a gente vai te ensinar como é fácil encontrar os melhores preços para as suas próximas viagens!

Cadastre o seu e-mail para receber newsletters de promoções

Todas as vezes que as companhias disponibilizam passagens aéreas promocionais, elas enviam e-mails com avisos e links que direcionam para a compra. O mesmo também acontece com os sites terceirizados que avisam todas as promoções de diferentes companhias aéreas.

Ao realizar o cadastro nos sites, você pode optar por selecionar o destino com as datas específicas que pretende viajar ou escolher receber avisos sobre diferentes promoções e destinos.

Procure passagens com datas para a baixa temporada

Se o seu trabalho proporciona uma liberdade de horários e dias para folgar, você pode aproveitar inúmeros destinos durante a baixa temporada e encontrar passagens aéreas com descontos especiais.

Você sabia que os meses de julho e setembro são considerados de baixa temporada para alguns destinos nacionais, como o Nordeste? Ou que durante novembro e fevereiro as passagens para países da América do Sul, como Argentina e Chile, é possível encontrar descontos de até 50% do valor total.

Com esses privilégios, essas épocas podem se tornar o momento ideal para antecipar as férias ou escapar da rotina durante o feriado prolongado e curtir lugares turísticos sem enfrentar filas gigantescas.

Pesquise os valores de diferentes dias da semana para viajar

Se você tem disponibilidade para isso, é claro! É comum encontrarmos passagens com valores mais baixos durante os dias da semana. Por exemplo, voos entre terça-feira e quinta-feira oferecem custos mais baixos do que os preços divulgados para quem viaja em dias como sexta-feira, finais de semana e segunda-feira.

Por que os valores são diferentes para cada dia da semana? Porque a demanda para os voos próximos ao final de semana é maior, sendo assim, os passageiros que precisam viajar nessas datas em razão de outros compromissos realizarão a compra mesmo com os preços mais altos.

Tenha em mente a possibilidade de viajar em horários de pouco movimento

Não é todo mundo que tem o interesse de viajar durante a madrugada e encontrar aeroportos vazios e os famosos Duty Free fechados. Devido a essa baixa procura, algumas passagens nesses horários têm valores mais baixos do que os voos diurnos.

Se você dispõe de flexibilidade de horário e dia para viajar não hesite em aproveitar essa oportunidade para garantir os melhores valores de passagens.

Ative as notificações dos sites que você utiliza para comprar passagens

Com essas notificações você garante a chance de receber informações, em primeira mão, sobre passagens aéreas promocionais na lateral direita da sua tela enquanto navega nas suas redes sociais, por exemplo.

Sem dúvidas essa é uma das facilidades mais produtivas e ágeis para quem não tem muito tempo ou paciência para ficar atualizando os sites das companhias ou de vendas de passagens o tempo todo.

Compare os valores das passagens em diferentes sites de busca

Existem diversos buscadores de passagens online, e muitas vezes os valores podem mudar consideravelmente entre um site e outro. Em vista dessa divergência de custos, é preferível que você acesse diferentes ferramentas e compare os preços e benefícios oferecidos por cada um deles.

É importante também comparar os valores com os anunciados nos sites das próprias companhias aéreas, apesar de que, geralmente, os custos dos buscadores são mais baixos. Alguns buscadores já apresentam os preços das passagens e realizam um comparativo com o valor ofertado diretamente pelas companhias — vale a pena conferir.

Quais são as práticas comuns de quem busca promoções de passagens áreas?

Existem inúmeros viajantes que já estão acostumados a procurar passagens áreas promocionais na internet, e muitos deles encontram voos para destinos sensacionais por preços inacreditáveis.

Para que você consiga encontrar essas mesmas promoções, separamos algumas técnicas que são essenciais para encontrar os melhores resultados.

Economizar as moedinhas do troco

As promoções relâmpago podem aparecer a qualquer momento, sendo assim, é preciso estar com o cofrinho cheio para conseguir comprar a passagem e ainda deixar uma reserva para curtir a viagem.

O recomendável é começar a planejar a sua renda de maneira que alguns trocados sejam depositados frequentemente naquela poupança que você não movimenta há anos ou no cofrinho que você comprou e deixou de enfeite.

Ler as notícias sobre passagens e companhias aéreas

A aviação é um ramo que está em constante mudança no mundo inteiro, novas companhias aéreas estão surgindo em diferentes países e muitas delas estão investindo nas categorias low cost, aquelas que têm tarifas mais baixas.

Você sabia que na Europa, por exemplo, existem voos a partir de 8 €? Essas passagens oferecidas por empresas da categoria low cost não incluem as bagagens despachadas, mas é permitido viajar com uma mochila de mão sem custos. Ficar de olho nessas notícias é a chave que pode te fazer economizar (e muito!) na hora de se programar mais uma viagem. 

Acumular milhas por meio de cartões de crédito e programas oferecidos pelas companhias aéreas

Juntar milhas para viagem é uma das melhores estratégias para quem está sempre frequentando as pontes aéreas do Brasil e do mundo.

Quando apareceram no país, a única maneira de acumular milhas era por meio de viagens. Porém, com o passar do tempo os programas de fidelidade evoluíram e, por meio de parcerias, hoje é possível ampliar esses números usando cartões de crédito e realizando compras em estabelecimentos associados.

Para obter milhas você precisa se associar a algum programa de vantagens — que oferecem a possibilidade de conseguir milhas com cartões de crédito, pagando mensalmente uma assinatura para garantir mais benefícios. Smiles, Multiplus e TudoAzul são algumas das opções que apresentam esses benefícios.

Reservar a passagem aérea com antecedência

É normal que, quanto mais próximo da data do embarque, mais caro são os preços das passagens anunciadas. Mesmo que sejam promoções relâmpago, os bilhetes geralmente são para datas nos próximos meses e não para voos que vão acontecer em uma ou duas semanas.

Procure ficar de olho nos valores das passagens para os destinos internacionais com 30 a 90 dias de antecedência, nesse período de tempo é mais indicado que você vai conseguir encontrar as melhores ofertas com liberdade e tempo para pesquisar e comparar os preços de diversos sites.

Comprar passagens com tarifa programada

Você já ouviu falar da tarifa programada? Ela é uma das opções de compra de passagem que são oferecidas pelas companhias aéreas no Brasil. Diferentemente da tarifa flexível, essa opção não permite que o passageiro altere ou cancele o seu bilhete sem pagar uma multa preestabelecida.

Mas quais são as vantagens de utilizar a tarifa programada? Em razão de não incluir a possibilidade de alteração na passagem, essa categoria costuma oferecer preços mais baixos do que a flexível. Outro benefício é a chance de acumular mais milhas nos programas de fidelidade, se compararmos com as outras tarifas.

Além desses benefícios, a tarifa programada também inclui a franquia de uma bagagem, ao contrário de outras opções que oferecem apenas a possibilidade de carregar uma mala de mão sem custos adicionais.

Ler as regras das tarifas promocionais

Ninguém gosta de ser pego de surpresa, certo? No entanto, nem todo mundo tem o hábito de ler todas as regras impostas pelas companhias durante a compra das passagens aéreas promocionais e acaba se incomodando antes do embarque.

Voos com escalas que demoram dias, não incluir o valor da bagagem despachada ou overbooking — quando a companhia afirma que não há mais lugares disponíveis num determinado avião — são apenas algumas das situações estressantes que os passageiros podem enfrentar ao comprar qualquer passagem aérea.

Para evitar essas situações desgastantes o ideal é que você leia todas as regras e termos descritos pelas companhias antes de confirmar qualquer compra de passagem. Algumas pessoas costumam até ligar para a central de atendimento das cias aéreas para reafirmar os preços, horários e a ocupação da aeronave.

Adquirir a passagem assim que encontrar o melhor preço

Se você já está buscando os valores de um determinado trecho há dias e não encontra nenhuma alteração relevante nos preços anunciados, o ideal é entrar em contato com a companhia e perguntar se a ocupação do voo já ultrapassou os 60%.

Caso a resposta seja sim, o recomendável é que você adquira a passagem assim que encontrar o melhor preço, uma vez que dificilmente a companhia vai realizar uma promoção relâmpago para um voo que já ultrapassou a marca de 50% dos assentos vendidos.

Outro ponto importante que devemos ressaltar novamente é a quantidade limitada de assentos com valores promocionais. Se você encontrar uma promoção imperdível e se interessou pela oportunidade, não hesite na hora de apertar o botão e comprar.

Qualquer minuto perdido na hora de decidir entre comprar ou não a sua passagem pode fazer com que outro passageiro seja mais rápido e você fique sem realizar a sua viagem.

Agora que você sabe mais sobre como encontrar as melhores passagens aéreas promocionais ficou ainda mais fácil de programar a sua viagem, não é verdade? Então não perca tempo: baixe o app da MaxMilhas para receber notificações especiais e economize ainda mais na sua próxima aventura! 😉

Deixe um Comentário