Melhores lugares para viajar sozinho no Brasil e no mundo

Os melhores lugares para viajar sozinho são aqueles que nos trazem novas experiências, por isso, listamos os mais incríveis para você. Conheça as dicas, cuidados e destinos neste artigo. Vem!

Sem tempo para ler? Ouça este texto no player abaixo!

Tirar umas férias com a família ou viajar com os amigos para algum destino turístico é ótimo. Mas você já pensou em conhecer outras cidades desacompanhado? Há diversos lugares para viajar sozinho no Brasil e no mundo. Vem com a gente e saiba tudo sobre como viver essa experiência incrível da melhor forma possível. 

Pule para a parte que mais te interessa:

Vantagens de viajar sozinho

Uma viagem desacompanhada proporciona uma série de vantagens, mas a primeira delas é a liberdade de escolha. Estamos tão acostumados a planejar férias ou passeios em família, turma de amigos ou a dois que nos esquecemos do prazer que é poder escolher o que se quer fazer na hora que quiser.

A escolha é sua

Viajar sozinho significa, antes de tudo, trabalhar a autoconfiança e a independência. Por isso, é preciso coragem. O viajante se lança ao mundo e se abre para as experiências que deseja, permanecendo no controle de todo o passeio, o que resulta em aprender a saber se virar.

Quando o novo é rotina

Ao viajar sozinho, você aprende não só consigo mesmo, mas também tem muito mais chance de conhecer novas pessoas e fazer amizades, seja com outros turistas ou com pessoas que moram no local. E isso torna a experiência ainda mais especial. 

Mas atenção, nem tudo são flores e festas. Você estará sozinho para resolver todo e qualquer pepino que aparecer, por isso, a palavra de ordem é planejar.

Dicas para quem vai viajar sozinho

Em qualquer tipo de viagem, é fundamental tomar certos cuidados. Se você vai viajar sozinho, porém, é importante prestar ainda mais atenção. Assim, você evita problemas e curte o passeio em paz! 

Antes de fazer as malas, acompanhe algumas medidas importantes:

Pesquise muito sobre viajar sozinho

Para além da pesquisa com antecedência sobre o destino a fim de conseguir, por exemplo, uma passagem aérea barata, vale ter atenção a alguns aspectos fundamentais. 

É essencial, por exemplo, conhecer bem o local para onde você está indo: como chegar, que tipo de transporte é o mais recomendado, as distâncias, os cuidados a serem tomados nos passeios turísticos, onde é seguro ir, onde não é. Dessa maneira, você evita surpresas e já chega ao destino sabendo o que fazer e como fazer. 

Leia bastante a respeito do lugar escolhido!

Avise sobre sua viagem

Informe a alguém, seja parente ou amigo, a respeito do seu itinerário. Uma prática super recomendável é conversar com esta pessoa todos os dias da viagem. 

Hoje em dia, com as facilidades oferecidas por aplicativos, uma mensagem basta para dizer que está tudo bem. Afinal, imprevistos acontecem e é bom ter alguém de sobreaviso, certo?

O mundo, você e seu documento

Antes de partir para suas férias incríveis, certifique-se de que está levando toda a documentação necessária com você.

Para viagens internacionais, por exemplo, veja se o destino exige passaporte e visto ou se apenas seu documento de identidade basta. As regras variam muito, muito mesmo. 

Por isso: atenção! E isso vale para todo e qualquer passeio durante a viagem!  Certifique-se do que está levando: seus documentos, dinheiro suficiente, cartão de crédito ou débito, celular e tablet.

De médico e louco, todo viajante tem um pouco

Caso tenha uma gripe ou um problema estomacal, por exemplo, não haverá outra pessoa para ir à farmácia por você. Logo, monte uma pequena farmácia particular com tudo aquilo que pode ser preciso, desde antigripais, remédios para dor de cabeça e para problemas de digestão, até band-aids e antialérgicos. 

Ah! Lembre-se de verificar se a região ou país que você irá visitar exige vacinação ou limita algum tipo de remédio para não ter surpresas na hora de desembarcar. Por isso, confira quais vacinas tomar antes de viajar.

Cuidado com o excesso de economia

Aproveitar o máximo possível, gastando o mínimo, é quase sempre o sonho de todo viajante. Porém, se você viaja sozinho, você está totalmente por sua conta em risco. Por isso, não corte as coisas importantes, como seguro viagem.

Se em um primeiro momento pode parecer uma despesa extra, no momento do aperto, pode ser literalmente um salvador de vidas (e bolsos). Há seguros do tipo que cobrem também a perda de bagagens, por exemplo.

Se preferir, você pode fechar um pacote de viagens, boa estratégia para se sentir mais tranquilo. Com todos os passos do planejamento listados, é a hora de decidir para onde ir. Separamos os melhores destinos para se viajar sozinho. Confira!

10 Melhores lugares para viajar sozinho no Brasil

1. Ouro Preto – MG

imagem da parte traseira da igreja de ouro preto com montes de floresta ao fundo

Para quem curte um passeio cultural e histórico, um dos destinos mais recomendados é, sem dúvida, Ouro Preto. 

Como se não bastassem as diversas atrações, você jamais se sentirá solitário ou perdido, mesmo estando sozinho: afinal, estamos falando do povo mineiro e de seu conhecido acolhimento. Além disso, é um local tranquilo e seguro para se explorar sem amarras.

Na cidade, que é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o visitante poderá conhecer muito da história do Brasil, especialmente por meio de suas belíssimas igrejas (como a Nossa Senhora do Pilar) e museus (como o Museu da Inconfidência).

Mas o próprio município em si é uma atração, com suas ruas estreitas, construções coloniais e simplicidade.

É uma ótima oportunidade para aproveitar a riquíssima culinária mineira, em diversos restaurantes charmosos. Se você gosta de um pouco de agito também, saiba que a noite ouro-pretana é movimentada, em bares com música ao vivo e muitas festas para escolher e conhecer novos amigos.

2. São Paulo – SP

Parque Ibirapuera São Paulo

A maior metrópole da América do Sul é uma excelente opção para viajar sozinho por diversos motivos. A capital agrada a diferentes perfis de turistas, já que é uma cidade cosmopolita.

São Paulo conta com atrações para todos os gostos. Se você gosta, por exemplo, de um passeio cult, há várias exposições, cinemas a céu aberto, peças de teatro e shows. 

Quem curte um agito pode aproveitar os bares e baladas da Vila Madalena. Para os turistas que preferem um programa alternativo, bairros como o Liberdade são uma boa pedida, com feiras, restaurantes e lojas japonesas.

São Paulo é um bom destino também pelas facilidades que oferece a quem vem de fora. Além de contar com dois aeroportos, apresenta diversos meios de transporte pela cidade, como ônibus, metrô e carros particulares, o que facilita a locomoção de quem está sozinho e anda meio perdido.

Por fim, trata-se de uma cidade com inúmeras opções de hospedagem. Inclusive, vários hostels promovem festas e eventos, o que ajuda na hora de fazer novos amigos!

3. Bonito – MS

Gruta da Lagoa Azul, Bonito, Mato Grosso do Sul

Se a ideia é viajar sozinho para fugir do estresse e se reconectar com você mesmo e com a natureza, Bonito é o lugar perfeito! Consideradao um dos principais destinos turísticos do nosso país, a cidade é ideal para quem quer relaxar e curtir lindas paisagens.

São muitos roteiros, que envolvem grutas, cachoeiras, trilhas e flutuações em rios de águas cristalinas. Em Bonito, é possível fugir dos afazeres diários, esquecer os problemas e embarcar numa viagem terapêutica junto à natureza.

Na cidade, não deixe de mergulhar no Rio da Prata, visitar a gruta da Lagoa Azul e passar o dia na Praia da Figueira. Se você curte esportes, aproveite para praticar rapel e arvorismo, andar de quadriciclo e fazer trilhas.

4. Jericoacoara – CE

Praia de Jericoacoara, no Município de Ceará

Outra excelente opção para relaxar em contato com a natureza é em meio às belas praias de Jericoacoara. A pequena aldeia de pescadores, localizada em área de proteção ambiental, é um refúgio paradisíaco.

Jericoacoara apresenta praias ótimas para quem procura o descanso e a contemplação. Para muitos, Jeri tem o pôr do sol mais bonito do Brasil! É um território de natureza quase intocada, trilhas e vários quilômetros de dunas.

Em praias como a de Preá, é possível praticar esportes como o surf, a vela e o windsurf. A região não é urbanizada, por isso é uma opção interessante para quem quer mudar de ares da cidade grande.

Se você está sozinho, nada melhor do que levar um bom livro para a praia e lê-lo em uma das redes erguidas na parte mais rasa do mar. À noite, aproveite para provar as bebidas locais nos bares e curtir um luau nas dunas, ao som do berimbau.

5. Curitiba – PR

jardim botânico de curitiba

A capital do Paraná é um destino indicado para quem está sozinho, pois além de contar com ótimas atrações turísticas, é considerada uma das cidades com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. 

Com boa organização urbana, excelente infraestrutura e segurança, é uma ótima escolha para viajantes desacompanhados de primeira viagem, que podem estar um pouco inseguros ainda com sua empreitada.

Limpa e com diversas áreas verdes, Curitiba convida a passeios a pé ou mesmo em seus modernos serviços de transporte, que facilitam a vida de qualquer viajante. Vale muito a pena se perder sem se preocupar com o horário no Jardim Botânico e no Parque Tanguá. Se você gosta de museus, não deixe de ir ao Museu Oscar Niemeyer e ao Museu Paranaense.

À noite, é hora de explorar a gastronomia e o agito local. Vá à Feira Noturna do Champagnat e aproveite o hambúrguer, chopp alemão e waffle, em um ambiente bem familiar. Vale conferir também os food trucks da Feira Gastronômica do Batel, bairro que conta, ainda, com muitas casas noturnas e restaurantes.

6. Paraty – RJ

Barcos aportados em frente a igreja em Paraty

Paraty é uma das cidades mais acolhedoras e charmosas do país. Para quem viaja sozinho, é uma opção que garante tranquilidade e um passeio pela história do Brasil.

Vale contemplar as igrejas e casas dos séculos 17 e 18, circulando pelo belo Centro Histórico local e parando para descansar nos vários cafés e barzinhos de arquitetura colonial. É como se fosse uma viagem no tempo, já que pouca coisa mudou por lá desde os anos 1800, uma vez que a área foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.

Outro bom programa é visitar as belas praias da cidade, com águas quentes e calmas e areias douradas. Se você gosta de literatura, visite a cidade entre julho e agosto e aproveite a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) — um dos eventos culturais mais relevantes do país.

7. Cambará do Sul – RS

Outra cidade que convida à contemplação e a uma jornada de autoconhecimento é Cambará do Sul. 

Localizada na Serra Gaúcha, está a mais de 900 metros de altura e é porta de entrada para dois dos mais importantes parques nacionais: Serra Geral e Aparado da Serra. A beleza local é composta por cachoeiras (como a do Tigre Preto), rios e pela vegetação da Mata Atlântica.

Mas o que mais encanta mesmo são os imponentes cânions, como o Itaimbezinho, que vem atraindo cada vez mais turistas. Não é à toa que Cambará do Sul já foi cenário de várias novelas e minisséries, como “Chocolate com Pimenta” (2003) e “A Casa das Sete Mulheres” (2003). Na região, há três trilhas diferentes, com níveis de dificuldade variados.

O município é muito procurado por quem viaja sozinho porque proporciona um isolamento ao mesmo tempo em que oferece paisagens de tirar o fôlego. Sem falar na infraestrutura, que é excelente e protege os turistas desacompanhados contra qualquer perrengue.

8. Recife – PE

imagem mostra várias casas, coloridas, na Rua Aurora, em Recife, às margens do Rio Capibaribe

Recife é uma opção indicada para os viajantes que querem se aventurar sozinhos com muito agito. Afinal, não há como ficar para baixo ou quieto no seu canto na terra em que surgiu o maracatu, o manguebeat e o frevo e onde a noite é badalada, especialmente com os animados moradores locais.

Com belas praias, rica gastronomia e muita cultura, Recife oferece um passeio um tanto diversificado e inesquecível. Não deixe de curtir a famosa praia da Boa Viagem, que apresenta ótima infraestrutura para turistas e conta com piscinas naturais na maré baixa.

Programe-se para andar bastante pelo Recife Antigo e pela Rua da Aurora. Visite também o Instituto Ricardo Brennand, com seu incrível complexo arquitetônico em estilo medieval e objetos históricos de várias partes do mundo. Por fim, vale, ainda, dar uma esticada em Olinda, com suas ladeiras, mirantes e ótimos restaurantes.

9. Foz do Iguaçu – PR

Vista de cima da queda da cachoeira de Foz do Iguaçu

Ir a Foz do Iguaçu sozinho representa uma oportunidade única: desbravar a natureza por si mesmo, de peito aberto, com segurança e a garantia de que vai conhecer um lugar maravilhoso. O passeio é indicado para quem gosta de turismo ecológico e também de esportes radicais

As famosas Cataratas do Iguaçu (que são Patrimônio da humanidade) são imperdíveis e, estando sozinho, você pode admirar sem pressa a beleza da queda das águas, um espetáculo da natureza. Por isso, reserve um bom tempo para visitar o Parque Nacional do Iguaçu. 

O mesmo pode ser dito em relação ao Parque das Aves, ótima oportunidade de conhecer uma fauna exuberante. Vale a pena também visitar as Minas de Wanda e as Minas de Pedras Preciosas. 

De quebra, você pode dar um pulo na Argentina e no Paraguai, que estão bem pertinho! Na Ciudad del Este, aproveite para fazer umas compras, já que os preços são muito em conta.

10. Fernando de Noronha – PE

Águas da ilha de Fernando de Noronha

Considerado um dos destinos mais bonitos de todo o Brasil, o arquipélago de Fernando de Noronha merece uma visita desacompanhada. Suas praias paradisíacas convidam à contemplação — especialmente a Baía do Sancho, considerada uma das mais bonitas do mundo.

Se você curte a calmaria, escolha as Praias de Dentro, de águas tranquilas; se a sua viagem é voltada para a prática de esportes, como o surfe, porém, opte pelas Praias de Fora. 

Nos dois casos, vale a pena fazer o mergulho de cilindro no Buraco do Inferno a fim de contemplar as formações de corais. O pôr do sol pode ser apreciado na Praia do Boldró e uma opção para a noite é o forró no Bar do Cachorro.

Fernando de Noronha é um bom destino para quem viaja sozinho também pelo fato de contar com uma infraestrutura que deixa qualquer um despreocupado. Há muitas pousadas, restaurantes, agências bancárias, agências de turismo e mercados. Assim, o visitante poderá ficar à vontade!

Viajar sozinho pela primeira vez pode exigir um pouco de coragem, mas quem já desbravou o Brasil sozinho sabe como a experiência é transformadora. Trata-se de um período de descoberta não só das belas paisagens do país, mas também de si mesmo.

Uma viagem dessas pode ser, assim, uma fase de amadurecimento e de desenvolvimento de uma maior autoconfiança. Além disso, o viajante pode aproveitar mais o passeio, uma vez que está focado em si mesmo e nesse momento especial. O melhor de tudo é que, como você pôde ver, o nosso país oferece opções para todos os gostos!

Melhores lugares para viajar sozinho na América do Sul

1. Córdoba (Argentina)

Vista da Catedral em Córdoba, na Argentina.

Localizada a aproximadamente 700 km de Buenos Aires, a cidade de Córdoba é um bom destino para quem deseja explorar o interior do país dos nossos queridos hermanos.

Com um bom tempo à disposição, você pode usar Córdoba como base para conhecer as belezas arquitetônicas de Rosário ou conferir de perto as famosas vinícolas de Mendoza, por exemplo.

Contudo, é importante lembrar que Córdoba é cheia de atrativos por si só. Graças à Universidade Nacional, que foi fundada no século XVII, a cidade conserva um ar jovial em meio a belas construções históricas.

2. Colônia do Sacramento (Uruguai)

Vista da cidade de Colônia do Sacramento.

Colônia do Sacramento é uma pequena joia que fica às margens do Rio da Prata. Por estar a apenas uma hora de balsa de Buenos Aires, é um dos bate e voltas mais famosos entre aqueles que visitam a capital argentina.

Porém, Colônia do Sacramento oferece mais que apenas visitas de um dia só. Se a sua intenção é encontrar um destino bonito para descansar e recarregar suas energias, definitivamente essa cidadezinha é uma boa pedida!

Enquanto estiver por lá, aproveite para explorar as ruas charmosas do Centro Histórico, provar o delicioso churrasco uruguaio e contemplar o pôr do sol nas proximidades do Rio da Prata.

3. Cusco (Peru)

Vista da Cidade de Cusco, no Peru.

Cusco foi a capital do Império Inca e é o principal destino turístico do Peru. Amantes de história se apaixonam pelos sítios arqueológicos e pelas construções coloniais espanholas.

No entanto, a cidade está entre os melhores lugares para viajar sozinho na América do Sul porque pode ser considerada um local completo para visitantes. Entre uma atração histórica e outra, aproveite para se perder por suas ruas!

Visite as coloridas lojinhas locais, experimente os pratos de uma das melhores culinárias do mundo em bons restaurantes e aproveite para conhecer viajantes solitários do mundo inteiro nesse lugar fascinante.

4. San Andrés (Colômbia)

Vista da praia em San Andrés.

San Andrés está entre os melhores destinos para viajar sozinho na América do Sul porque permite que você curta as belezas naturais que só o Caribe é capaz de oferecer sem ter que ir muito longe!

O que tornou a Ilha de San Andrés tão famosa foi o seu mar que tem sete cores. Não é exagero: os vários tons de verde e azul da água convidam a um delicioso mergulho junto aos peixes.

Depois do mergulho, não deixe de alugar um carrinho de golfe para explorar os outros atrativos de San Andrés, como os belos bairros de West View e San Luis, que têm boas ofertas de estabelecimentos.

5. Santiago (Chile)

Vista de Santiago do Chile no Inverno

O Chile é um país que tem destinos turísticos para todos os perfis de viajantes. Santiago está entre os melhores lugares para viajar sozinho na América do Sul e, por isso, pode servir como porta de entrada.

A cidade é limpa, organizada e moderna, o que faz qualquer visitante se sentir seguro em ter uma aventura solo. Aliás, grande parte dos pontos turísticos tradicionais fica no Centro, o que facilita bastante a vida.

Quem não dispensa a hospedagem em hotéis bacanas e o acesso a vias gastronômicas deve dar preferência a bairros como Bellavista e Lastarria. Aqueles que gostam de fazer compras precisam passar em Providencia.

Melhores lugares para viajar sozinho no mundo

1. Nova Zelândia

Imagem panorâmica de uma cidade litorânea na Nova Zelândia

Provavelmente, você já conhece algumas paisagens da Nova Zelândia por conta de duas trilogias cinematográficas de sucesso: O Hobbit e O Senhor dos Anéis. De fato, o país é um prato cheio para quem busca contato com a natureza!

Conhecida como “A Capital de Aventura do Mundo”, a cidade de Queenstown oferece diversas opções para os amantes de esportes radicais, como paraquedismo, bungee jumping e rafting.

2. Noruega

Famosa pelos guerreiros vikings, a Noruega não está entre os destinos mais procurados por quem viaja para a Europa. No entanto, é um dos países mais seguros e felizes do mundo.

Por lá, você pode conhecer charmosas cidadezinhas litorâneas, navegar por alguns dos mais belos fiordes do planeta e, com um pouco de sorte, contemplar as luzes coloridas da Aurora Boreal.

3. Suíça

Como os suíços são bastante respeitosos, seu país é uma boa pedida para quem tem vontade de viajar sozinho sem ser incomodado. Nesse caso, a companhia de deliciosos chocolates é mais que suficiente!

Comece a viagem explorando Zurique a pé. Depois, siga para o sul e aproveite tudo o que Genebra tem a oferecer: restaurantes, museus e boates. Se quiser, dê um pulo em Ticino, onde a língua italiana predomina.

4. Costa Rica

Esse pequeno país localizado na América Central é considerado o mais feliz de todo o mundo! Portanto, não deixe de adicioná-lo na sua lista de melhores destinos para viajar sozinho e conferir os motivos pessoalmente.

O que podemos adiantar para você é que vale a pena reservar uma suíte em um dos famosos eco-resorts da Costa Rica e passar seus dias por lá aproveitando atividades como trilhas, passeios a cavalo e de caiaque.

5. Áustria

Viena, Áustria

Quem disse que é preciso curtir a natureza ou os esportes radicais para viajar sozinho? Se você busca por um destino recheado de atrações culturais, considere a Áustria!

Viena é uma cidade compacta e oferece boas opções de museus, cafés e teatros. Por sua vez, Salzburgo é parada obrigatória para quem deseja conhecer melhor a vida de Mozart.

6. Vietnã

Além de ser seguro e receptivo, o Vietnã é um destino a ser incluído no roteiro de quem pretende fazer um mochilão pela Ásia pelo custo de vida altamente convidativo.

Hanoi reúne restaurantes e lojas que conquistarão você. Também vale praticar tai chi no lago Hoan Kiem, visitar as ruínas de Hoi An e pegar um bronzeado na ilha de Phu Quoc.

Depois deste guia completo sobre lugares para viajar sozinho, não tem mais desculpas para não arrumar as malas e #partir. Tá esperando o quê?

Na MaxMilhas, você encontra as melhores tarifas, para todo mundo, em um só lugar. Garanta agora suas passagens aéreas e viva essa experiência.

Deixe um Comentário