Arena Fonte Nova: conheça o maior complexo esportivo da Bahia

Venha conhecer a Arena Fonte Nova e descubra que o turismo soteropolitano vai muito além das belezas naturais.

Como a maioria dos brasileiros, você é amante do futebol? Então o que acha de conhecer a Arena Fonte Nova quando for a Salvador? O estádio está entre os mais modernos do país. Além disso, os torcedores o escolheram como a Melhor Arena do Mundial do Brasil.

Por meio do Tour na Fonte você poderá conhecer vários espaços da Arena, o que inclui visita ao vestiário, mirante, camarotes, banco de reserva, entre outros ambientes.

Porém, enquanto a viagem para a capital baiana não acontece, resolvemos trazer para você os principais pontos que precisa saber sobre o estádio. Ficou interessado? Então, leia nosso post até o fim e aprenda um pouco mais sobre esse incrível ponto turístico soteropolitano. Vamos lá?

Conheça a história da Arena Fonte Nova

Apesar de a estrutura vigente da Arena Fonte Nova ser bem novinha, ela já foi palco de inúmeros jogos repletos de emoções como a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo de Futebol (2014). No entanto, para o estádio ocupar o patamar atual ele passou por uma longa trajetória.

Tudo começou em janeiro de 1951, com o Estádio Otávio Mangabeira, o qual foi apelidado de Fonte Nova pelos torcedores, por causa do Dique do Tororó existente nas suas proximidades. A sua capacidade era para cerca de trinta mil pessoas.

Duas décadas após a sua criação, ele passou por uma reforma para ser construído o segundo pavimento. Assim, houve uma nova inauguração em 04 de março de 1971.

Porém, essa data foi marcada por um triste acontecimento: após gritos de que o estádio estava desmoronando, houve uma correria que acabou levando duas pessoas a óbito e centenas ficaram feridas. Em 25 de novembro de 2007 um novo acidente ficou marcado na vida dos torcedores após a queda de placas de concreto da arquibancada.

Vale ressaltar que essas histórias de tristeza ficaram no passado, pois todo o estádio antigo foi demolido e em 2013 foi inaugurada a Arena Fonte Nova. Com uma infraestrutura bem mais adequada, o espaço se tornou uma grande área de lazer para os moradores e turistas de Salvador.

Saiba qual é a localização da arena Fonte Nova e as formas de acesso

Localizada na região central da capital baiana, a Arena fica a cerca de 27 km de distância do Aeroporto Internacional de Salvador. O complexo esportivo está bem pertinho do Dique do Tororó. De maneira mais precisa, ele está localizado na Ladeira da Fonte das Pedras, no bairro Nazaré.

Existem várias formas de se chegar ao estádio. Se optar pelo metrô, saiba que existem duas estações que ficam bem pertinho. Assim, poderá escolher a Campo da Pólvora ou a de Brotas. Outra opção é ir de ônibus até a Avenida Vasco da Gama ou a Mário Leal Ferreira e seguir caminhando até a Fonte Nova.

Além disso, a Ladeira dos Galés, situada no bairro de Brotas, é outra maneira que os torcedores têm para chegar ao complexo esportivo.

Veja os bares e restaurantes mais próximos

Se você pretende visitar o estádio, fique sabendo que encontrará algumas opções de lugares para comer nas proximidades. Logo, não precisa se preocupar com esse detalhe.

Com menos de 1 km de distância, é possível encontrar restaurantes com preços que cabem em vários tipos de orçamento. Além disso, há uma grande variedade de pratos — é possível encontrar comidas típicas da Bahia, da Itália, sem falar nos cafés, sorveterias e lanchonetes.

Saiba qual é a capacidade máxima

Depois de sua nova roupagem, uma das transformações da Fonte Nova é a possibilidade de receber um número maior de torcedores do que o antigo estádio. Atualmente, comporta cinquenta mil pessoas em média.

Nesse sentido, o complexo esportivo conta com:

  • 48 mil assentos com cobertura;
  • espaço especial para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção;
  • 2 mil assentos Premium;
  • 70 Camarotes Premium que comportam um total de 1250 pessoas;
  • aproximadamente, 2 mil vagas para estacionamento.

Veja como é a acessibilidade ao estádio

Uma das questões as quais a Arena Fonte Nova manteve a atenção foi para a acessibilidade dos portadores de deficiência e das pessoas com dificuldade de locomoção. Assim, se você ou alguém da sua turma tem necessidades especiais, saiba que será muito bem acolhido nas dependências do estádio.

Ao todo são 500 cadeiras acessíveis para cadeirantes e obesos e mais 500 para os acompanhantes. Além disso, o espaço conta com elevadores, banheiros adaptados e rampas de acesso. Tudo isso para garantir que ninguém ficará de fora dos grandes eventos que o complexo sediará.

Fique por dentro de algumas curiosidades sobre o lugar

É claro que um estádio tão grandioso como esse é cercado por inúmeras curiosidades, não mesmo? A primeira delas é o seu nome que, atualmente, é Itaipava Arena Fonte Nova por questões de patrocínio.

Outro detalhe é sobre a sua inauguração, que não podia ter sido melhor. O dia contou com shows de artistas consagrados da música baiana e logo após houve um grande clássico entre Bahia e Vitória, o famoso Ba-Vi.

Durante o Mundial de Futebol, a Arena foi denominada como a “Fonte de Gols”. Esse apelido deve-se à quantidade de gols que foram feitos durante o evento. No total, foram 24 no decorrer das 6 partidas sediadas.

Informe-se sobre as atividades que podem ser feitas ao redor do estádio

Além da visita ao estádio, você também pode aproveitar para conhecer os seus arredores. Um lugar marcado por histórias e uma incrível cultura. Assim, veja algumas atividades que poderá incluir ao seu roteiro:

  • Pelourinho;
  • Igreja da Ordem Terceira de São Francisco;
  • Museu da Misericórdia;
  • Fundação Casa de Jorge Amado;
  • Dique do Tororó.

Descubra onde ficar em Salvador para assistir aos jogos na Arena

Em Salvador existem várias opções de hospedagens para todos os gostos. Porém, se você pretende ir à capital para assistir a jogos na Arena Fonte Nova, o ideal é que fique em algum hotel mais próximo da região central. Assim, sua locomoção será mais fácil haverá pouco gasto com transporte.

Nesse sentido, veja algumas opções que sugerimos para você:

  • Hotel Pousada da Mangueira;
  • Hostel Pousada País Tropical;
  • Hotel Cruz do Pascoal;
  • Pousada do Pilar.

Depois de descobrir tanta coisa sobre a Arena Fonte Nova, até mesmo quem não é apaixonado por futebol ficará com vontade de conhecê-la. Afinal, esse lugar vai muito além de um simples estádio, pois é um ambiente que comporta vários tipos de entretenimento. Assim, quando for a Salvador não deixe esse complexo esportivo de fora do seu roteiro.

    Gostou deste post? Então, compartilhe-o agora mesmo com os seus amigos por meio das suas redes sociais.

    Deixe um Comentário