Imperatriz: conheça a segunda maior cidade do Maranhão

Se encante por Imperatriz, uma das cidades mais importantes do Maranhão!

Você já ouviu falar sobre a cidade de Imperatriz? Apesar de não ser muito conhecido, esse município é o segundo maior e mais populoso do estado do Maranhão. Assim como a capital do estado, São Luís, Imperatriz é repleta de riquezas culturais, gastronômicas e naturais.

Com um nome forte, a cidadezinha conta atualmente com cerca de 250 mil habitantes e é banhada pelo esplendoroso rio Tocantins, que tem mais de 2000 km de extensão e corta vários estados das regiões centro-oeste, nordeste e norte. Além de belíssima, Imperatriz tem uma importante relevância econômica para o seu estado, especialmente no ramo agrícola.

Mas afinal, quais são as atrações desse local pouco conhecido, mas tão importante para os maranhenses? O que há para fazer por lá? Quais são as vantagens de incluir essa cidade em um roteiro de viagem pela região? Continue a leitura e descubra os encantos de Imperatriz!

Qual é a história da cidade de Imperatriz?

A história oficial de Imperatriz começou há mais de 150 anos. O município foi fundado em 16 de julho de 1852 (e emancipado 4 anos mais tarde, em 27 de agosto de 1856), mas os acontecimentos na região tiveram início muito antes dessa data.

A cidade serviu de palco para as expedições dos bandeirantes, que deram origem às primeiras vilas da região. A partir daí, o município começou a tomar forma e sofreu forte influência dos padres jesuítas que habitavam o Brasil na época. A fundação da cidade, inclusive, foi feita por um religioso, o frei Manuel Procópio.

Seu nome foi dado em homenagem à imperatriz ítalo-brasileira Teresa Cristina, esposa do imperador Dom Pedro II. Conhecida pela alcunha de ‘’mãe dos brasileiros’’, a consorte real era extremamente querida pela população.

Até pouco tempo atrás a cidade de Imperatriz se manteve escondida, sempre à sombra da capital do Maranhão, São Luís (localizada a mais de 600 km de distância). O crescimento definitivo da região se deu com a construção da rodovia Belém-Brasília, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek.

Quais são os principais atrativos desse município?

A cidade de Imperatriz é repleta de atrativos para os mais diversos gostos. Por aqui, é possível observar o charme interiorano em uma cidade de grande porte e próxima a muitos locais interessantes.

De forma geral, podemos afirmar que o aspecto natural da região é responsável pela atração de muitos visitantes todos os anos. Além disso, há muitas opções de atividades culturais que atraem os amantes da arte e aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre o Brasil.

O que torna Imperatriz tão especial?

Vários pontos conferem charme e caráter único à cidade de Imperatriz. Apesar de bastante populosa, especialmente para os padrões do estado do Maranhão, essa cidadela conserva o ar bucólico e interiorano que compôs a maior parte de sua história.

Suas belezas naturais também são muito variadas. Banhada pelo rio Tocantins e por muitos riachos importantes, a região tem vegetação e hidrografia extremamente ricas. Com isso, a fauna é beneficiada, o que confere uma rica biodiversidade e paisagens de tirar o fôlego de qualquer turista.

Além disso, o município está estrategicamente próximo a muitos locais interessantes, como é o caso do estado do Tocantins. Isso torna o acesso a outras regiões muito mais simples, fazendo de Imperatriz uma boa parada na troca de estados e garantindo muita diversão e conhecimento cultural a todos os visitantes.

Quais são os principais pontos turísticos e atrações da cidade?

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre Imperatriz, chegou a hora de verificarmos seus principais pontos turísticos. Vamos lá?

Como mencionado anteriormente, a cidade conta com muitas atrações para os mais variados gostos, desde culturais a cachoeiras incríveis. As principais incluem:

  • Teatro Ferreira Gullar;
  • Praia do Cacau;
  • Casa de Cultura Josué Montello;
  • Farol da Educação;
  • Parque Ecológico Santa Luzia;
  • Parque Nacional da Chapada das Mesas;
  • Cachoeira do Macapá;
  • Cachoeira das Três Marias.

Além disso, há muitas opções bacanas de esportes ligados ao turismo, especialmente os que têm relação com rios e lagos. Outra opção interessante está ligada à educação, ciência e tecnologia, pólos em expansão na região.

Qual é a melhor época para visitar Imperatriz?

Interessante, não é mesmo? Visitar Imperatriz é, sem sombra de dúvidas, uma boa diversão para toda a família. Mas afinal, qual é o melhor momento para dar uma passadinha por essa cidade e conferir as suas atrações?

O clima da cidade é considerado tropical úmido. Isso significa que, apesar das altas temperaturas, a região não sofre grandes períodos secos e tem chuvas bem distribuídas durante todo o ano. A média de temperatura durante o ano gira em torno dos 25ºC, mas no verão pode alcançar 35ºC durante o dia.

Para quem quer fugir dos períodos de maior pluviosidade, ou seja, de chuvas mais intensas, é interessante evitar a cidade durante os primeiros e últimos meses do ano (durante o verão), já que é nessa estação que mais chove na região.

Quais são os pontos fortes da gastronomia local?

A gastronomia da cidade de Imperatriz é muito diversificada. A razão para isso é a influência variada sofrida na região, devido aos grupos étnicos que por ali passaram e deixaram sua marca no decorrer da história.

Por conta disso, a culinária maranhense, incluindo a da cidade de Imperatriz, tem influências portuguesas, africanas, indígenas e até francesas e holandesas. Isso faz com que o ponto forte da gastronomia local esteja na variedade de temperos fortes e deliciosos.

Apesar de toda essa influência estrangeira, é possível observar uma grande brasilidade na comida da região, com ingredientes tipicamente brasileiros (como o açaí e a mandioca) marcando forte presença nos pratos servidos em restaurantes típicos maranhenses.

Como podemos observar, Imperatriz é uma verdadeira joia do estado do Maranhão. Com uma cultura riquíssima, visitar essa cidade é uma oportunidade incrível para conhecer um pedaço pouco explorado do nosso Brasil. Por isso, inclua esse município em seu próximo roteiro de viagens e se impressione com as belezas locais!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a cidade de Imperatriz? Então, que tal se preparar para conhecer esse destino? Encontre as passagens mais baratas na MaxMilhas e prepare suas malas!

Deixe um Comentário