Veja agora as melhores dicas para quem vai viajar para o Nordeste

Vai viajar para o Nordeste e não sabe como planejar? Veja, agora mesmo, este guia com as melhores dicas para sua viagem ser perfeita!

O Brasil é um dos países com mais quilômetros de extensão litorânea: mais de 7 mil. Dentre esses, cerca de 3 pertencem à região nordestina, a que tem o litoral mais extenso. Por isso, viajar para o nordeste é uma incrível oportunidade para conferir praias belíssimas.

No entanto, dedicar as férias a essa região não se resume a passar todo o tempo próximo ao mar. Os estados nordestinos são riquíssimos culturalmente e contam com atrações que vão muito além do oceano e do sol.

Mas afinal, quais são os melhores destinos de viagem no nordeste brasileiro? Como posso me preparar para essa viagem? Quais itens e pontos não podem ficar de fora? Descubra a resposta para todas essas perguntas a seguir. Boa leitura!

Por que são tantas as vantagens de viajar para o Nordeste brasileiro

O nordeste brasileiro é, sem dúvidas, uma das regiões mais ricas do país. Afinal de contas, ela foi o cenário de diversos momentos históricos que marcaram a construção de nossa nação, desde o início da colonização até os dias atuais.

Por conta disso, o nordeste é muito mais do que praias deslumbrantes e muitos quilômetros de sol e mar. A região possui relevância cultural e histórica, sendo uma ótima oportunidade de viagem para todos os que buscam experiências voltadas a conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil.

Além disso, as festividades parecem nunca ter fim por aqui. Uma das mais populares, a festa junina, é um evento que abrange todos os estados e une diversas religiões. Ainda há outras, como o carnaval (popular em todo o mundo) e a festa de Bumba Meu Boi.

Isso nos leva a outro ponto crucial e uma vantagem incrível de viajar para o nordeste: seu povo. Sempre felizes e com muito alto astral, a população nordestina recebe os turistas de braços abertos e está sempre contente em ajudar, sendo solícitos e simpáticos em todos os estados.

Outra característica importante do nordeste é a sua gastronomia, famosa em todo o Brasil e até mesmo no exterior. Aqui, a comida é levada muito a sério e é uma atração turística à parte. Os fortes temperos nordestinos fazem a cabeça dos turistas e dos moradores da região.

Por fim, devemos ressaltar a grande representatividade existente no nordeste, fruto da miscigenação de centenas de anos ocorrida no Brasil. Aqui há uma vasta gama de etnias, crenças, religiões e culturas, além de contar com espaços gay friendly e que respeitam outras formas de diversidade.

O que planejar: pense em tudo antes de viajar para o Nordeste

Como todas as viagens, a visita ao nordeste deve ser bem planejada e cuidadosa. Um planejamento minucioso evita problemas desnecessários, que podem minar a diversão e estragar partes importantes da viagem, evitando que você e seus companheiros de passeio aproveitem todas as atrações da maneira correta.

Por isso, é importante prestar muita atenção a alguns pontos, como os que veremos a seguir:

Verifique as passagens aéreas

O primeiro passo para fazer uma viagem barata, mas de qualidade, é verificar as passagens aéreas e buscar a melhor opção de valor. Fique sempre ligado em promoções e pacotes imperdíveis e compre com bastante antecedência para conseguir preços ainda melhores.

Além disso, podemos citar a utilização de milhas como uma boa alternativa para garantir descontos e destinar o seu dinheiro a outros fins, como os passeios que serão feitos no local.

Veja as considerações recomendadas para a viagem

Uma viagem não pode ser boa se não for segura, não é mesmo? Por isso, é importante ficar sempre ligado nas recomendações e obrigações estipuladas pelo governo sobre as viagens para certas regiões.

Elas podem ter naturezas variadas, como a vacinação para a febre amarela (recomendada para turistas do Maranhão, por exemplo) ou o pagamento de taxas de preservação ambiental (como é o caso de Fernando de Noronha). Informe-se com antecedência e evite imprevistos!

Prepare o roteiro com antecedência

Nunca é demais ressaltar a importância de uma boa preparação para viagens, independentemente de qual seja o destino. No caso do nordeste, no entanto, é importante ter ainda mais atenção a esse ponto, devido ao grande número de estados localizados na região.

Por isso, pense bem quais serão os destinos visitados e trace a rota com antecedência, verificando qual será o método utilizado para deslocamento (carro ou avião, por exemplo) e em qual ordem os municípios serão visitados. Esse planejamento é ainda mais importante caso você vá viajar com crianças, ok?

Prepare a mala com cautela

A preparação da mala é quase tão importante quanto a organização da viagem. Afinal de contas, é nela que você levará tudo o que precisa para passar ótimos dias longe de casa, além de trazer lembrancinhas para a sua família e seus amigos no retorno.

Por isso, é essencial fazer uma lista de todos os itens necessários e marcá-los conforme colocá-los na mala. Pense também no espaço necessário para comprinhas feitas durante os passeios e não leve coisas desnecessárias.

Não deixe itens essenciais de fora

Ainda falando sobre a preparação da bagagem, é importante ressaltar que alguns itens são completamente indispensáveis em viagens para o nordeste. Eles garantirão mais conforto para todos os envolvidos e farão com que os passeios sejam muito mais agradáveis.

Entre os principais itens, podemos citar o protetor solar (indispensável para a proteção da pele), óculos escuros (que têm como principal objetivo proteger os olhos dos raios solares), chapéus, roupas leves, kit de primeiros socorros e repelentes (para manter os mosquitos bem longe).

Pesquise sobre os destinos

Além de traçar a rota de viagem, é importante fazer uma pesquisa prévia sobre os destinos escolhidos antes de chegar lá. Isso tornará o passeio mais dinâmico e ágil, evitando que você perca pontos turísticos fundamentais por falta de planejamento.

Anote tudo o que você pretende visitar em cada lugar e crie um cronograma baseado em suas vontades, riscando o que não for possível encaixar e adicionando novas atrações. Além disso, preste atenção aos eventos que ocorrerão no mês de sua viagem e tente colocá-los na programação.

Leve o clima em consideração

Apesar de fazer sol e calor durante quase o ano inteiro, o nordeste sofre com influências climáticas bastante consideráveis. A razão para isso é a sua localização geográfica e sua proximidade com o Oceano Atlântico.

Além disso, o El Niño, fenômeno que ocorre no Pacífico e interfere em regiões próximas, altera a circulação de ar quente e frio em vários pontos do globo. Por isso, sua ocorrência pode fazer com que as chuvas fiquem mais escassas no nordeste, aumentando os preços de forma generalizada e deixando o ar muito mais seco.

Como aproveitar ao máximo durante a viagem

Agora que você já está por dentro dos principais pontos que devem ser levados em consideração no planejamento de uma viagem ao nordeste, que tal saber um pouco mais sobre como aproveitar essa oportunidade ao máximo? Vamos lá!

Busque lugares diferentes

A região nordeste é uma das maiores de todo o território brasileiro e conta com 9 estados repletos de culturas e características diferentes. Por isso, pode ser bastante interessante variar e mesclar destinos desconhecidos e inusitados aos badalados por todo o mundo.

Para isso, pesquise brevemente sobre municípios que fiquem próximos aos locais que você selecionou como destinos de viagem. Assim, incluí-los em sua programação fica muito mais fácil, já que o deslocamento é mais rápido e não há grandes interferências em relação ao próximo passo da viagem.

Faça passeios a pé

É inegável que se locomover utilizando automóveis é muito confortável e prático, além de reduzir o tempo de deslocamento entre uma atração turística e a outra. No entanto, esse não é o melhor método para fazer com que turistas conheçam o nordeste.

Para realmente interagir com as cidades e fazer parte delas, ainda que por pouco tempo, é essencial caminhar por suas ruas estreitas, subir ladeiras e escadas e conversar cara a cara com os nativos do local. Esse tipo de atitude traz uma experiência completamente única e enriquecedora para os turistas.

Tenha a imersão como principal objetivo

Ainda falando sobre a integração com o ambiente, é importante ter a imersão na cultura local como o principal objetivo da viagem. Por isso, dispa-se de preconceitos e receios e mergulhe de cabeça em todas as novidades que o nordeste tem para proporcionar.

Por isso, experimente novos sabores, visite novos lugares e se permita fazer coisas nunca feitas antes. Lembre-se de que um dos principais objetivos da viagem é desconectá-lo dos problemas e o nordeste é, sem dúvidas, o melhor lugar para fazer isso acontecer.

Os melhores locais para curtir no Nordeste

Até agora, já conversamos sobre as vantagens de viajar para o nordeste, os pontos que devem ser levados em consideração na hora de planejar a viagem e as maneiras de aproveitar muito mais os passeios. Mas afinal, quais são os destinos mais populares e encantadores do nordeste?

É bastante difícil escolher apenas alguns entre tantas possibilidades incríveis de viagem, não é mesmo? Mesmo assim, selecionamos algumas boas opções que proporcionarão ótimos momentos e tornarão sua aventura completamente inesquecível. Veja quais:

Porto de Galinhas (Pernambuco)

Localizado a cerca de 70 km de Recife, Porto de Galinhas é um destino que promete agradar a gregos e troianos. A principal razão para isso é a presença de mares calmos, quase como piscinas naturais, e de ondas fortes, ideais para a prática de esportes como o surf.

Além das belas praias, o local conta com muitas opções e atrações de lazer. Ao caminhar pelas suas ruas, é possível entrar em contato com o charme interiorano somado a uma grande carga história. Além disso, o artesanato é bastante forte na região e é possível adquirir lindas peças, incentivando o produtor local.

Fernando de Noronha (Pernambuco)

Fernando de Noronha, um arquipélago localizado a cerca de 500 km de Recife, é figurinha carimbada nas listas e rankings de lugares mais bonitos de todo o mundo. E não é para menos: a região é realmente privilegiada e conta com belezas de tirar o fôlego de qualquer um.

As principais atividades do local estão ligadas ao ecoturismo. Por aqui, a natureza está sempre em primeiro lugar e a preservação do meio ambiente é um dos pilares de Noronha. Nos passeios, é possível ver de perto várias espécies de animais e plantas, além de praticar trilhas e mergulhos.

Jericoacoara (Ceará)

Também bastante popular em qualquer ranking sobre praias bonitas, Jericoacoara (ou simplesmente Jeri, como é conhecida) é uma das joias do estado do Ceará. Localizada a quase 300 km da capital Fortaleza, esse destino paradisíaco permanece praticamente intocado pela ação do tempo e do homem.

A área é, atualmente, uma região de proteção ambiental. Por isso, a preservação do local é levada muito a sério. Jeri é, portanto, um destino imperdível para amantes da natureza e de esportes radicais, como o kitesurf e outras atividades do gênero.

Fortaleza (Ceará)

Com mais de 30 km de praias, a capital do Ceará, Fortaleza, é muito visitada por brasileiros e estrangeiros. Atrativos não faltam na cidade, como as praias, atrações culturais e a vida noturna movimentada. É um ótimo destino para levar crianças, já que possui o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park.

A praia mais popular é a Praia do Futuro, que possui mais de 7 km de extensão. Para os mais boêmios, a Praia da Iracema tem restaurantes e bares agitados. Na parte cultural, não pode faltar a visita ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com exposições de arte, peças de teatro, filmes e shows.

João Pessoa (Paraíba)

Carinhosamente chamada de Jampa, João Pessoa é uma das mais antigas capitais do nordeste. Sua arquitetura urbana dispõe de construções barrocas do século 16 e a sua orla apresenta uma limitação de altura dos prédios, para preservar o clima pitoresco.

O Farol do Cabo Branco, famoso por ser o cartão-postal da cidade, simboliza o ponto mais oriental das Américas, que significa que o sol nasce primeiro nas suas praias. Praias estas que conservam águas verdes e areias limpas, como Tambaú, Cabo Branco, Coqueirinho, entre outras.

Maceió (Alagoas)

Maceió possui incríveis 40 km de praias, sendo Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca as três principais. Nelas, ocorrem formações de corais que formam praias naturais com a presença de peixinhos e águas transparentes. Vale a pena passear também, a bordo de saveiros, na lagoa Mundaú, que possui 600 km quadrados de superfície.

Perto do centro da cidade, é possível visitar o Mercado do Artesanato, com mais de 200 lojinhas de produtos regionais, feitos de couro, barro, madeira, palha, entre outros materiais. Também no centro, a Catedral Metropolitana e a Igreja de Bom Jesus dos Martírios compõem as atrações culturais da capital.

Maragogi (Alagoas)

Muitas vezes chamado de Caribe brasileiro ou Miami brasileira, o município de Maragogi possui um nome de origem tupi com significado bastante inusitado: rio dos gatos-do-mato. A região hoje serve como acesso principal aos estados de Alagoas e de Pernambuco, e é uma parada essencial para os que querem conhecer as mais belas praias brasileiras.

A cidade conta com muitas áreas de preservação ambiental, em que é possível observar os recifes de corais em toda a sua glória. Além disso, as piscinas naturais dão um toque todo especial à paisagem, e o ecoturismo é a principal atração do lugar. Ele é, portanto, um passeio indispensável para pessoas ligadas com a natureza.

São Luís (Maranhão)

A capital do estado do Maranhão, São Luís, recebeu esse nome em homenagem ao rei da nação que a fundou: a França. No entanto, hoje a cidade é brasileiríssima e nos conta um pouco sobre a história de nosso país em suas ruas e em sua arquitetura, predominantemente colonial.

As tradições também têm raízes muito fortes em São Luís. Por aqui, ocorre anualmente a Festa do Bumba Meu Boi, além de contar com belíssimas praias e com um rico Centro Histórico, recheado de museus variados que refletem bem a cultura do estado maranhense.

Lençóis maranhenses (Maranhão)

Você tem sede de aventura? Então certamente os lençóis maranhenses são a melhor opção de destino para você. Aqui, o cenário deslumbrante é perfeito para a prática de esportes como o rapel e outras práticas que exigem esforço físico e liberam muita adrenalina.

Além disso, a beleza do lugar também pode ser apreciada por pessoas mais tranquilas e por famílias com crianças pequenas. Os passeios são muito democráticos e o ecoturismo vive em alta na região. Um dos exemplos é a Ilha do Caju, área preservada em que é possível entrar em contato direto com a natureza.

Salvador (Bahia)

É impossível elaborar uma lista de destinos imperdíveis da região nordeste e não incluir a cidade de Salvador, capital do estado da Bahia. Aqui é possível vivenciar uma das culturas mais marcantes do país.

Além das atrações culturais e da gastronomia marcante, Salvador conta com uma longa costa litorânea recheada de praias belíssimas e muito variadas, além de pontos turísticos marcantes como o Pelourinho e o Centro Histórico da cidade. É um destino que não pode ficar de fora do seu roteiro, especialmente se você quer viajar com pouco dinheiro!

Chapada Diamantina (Bahia)

A região da Chapada Diamantina é composta por mais de 20 cidades, todas elas cercadas por belíssimas serras e paisagens ímpares. Por aqui, estão localizados os pontos mais altos de todo o nordeste, o que garante vistas bastante privilegiadas.

O principal acesso ao parque nacional é pela cidade de Lençóis, que fica a mais ou menos 400 km de Salvador. Ao chegar por aqui, é possível agendar visitas e trilhas guiadas aos principais pontos da região, que é um prato cheio para amantes da natureza (incluindo as pessoas que gostam de observar aves e outros animais).

Aracaju (Sergipe)

Infelizmente, poucas pessoas que visitam o nordeste conhecem a linda cidade de Aracaju. Apesar de ser uma capital, essa cidade se destaca pelo seu ambiente pacato, cheio de charme interiorano.

Por conta disso, esse é o destino ideal para famílias que viajam com crianças e para pessoas mais tranquilas, que fogem de grandes badalações. Apesar disso, suas lindas praias não devem para ninguém e a cultura da região é muito rica, com uma gastronomia variada e opções de lazer para todas as idades.

Cânion do Xingó (Sergipe)

Visitar o cânion do Xingó é como adentrar em um mundo completamente novo. Os cânions são, por definição, vales profundos cortados por um rio. Esses imensos paredões de terra são uma paisagem única e inesquecível e, portanto, algo que todos os visitantes do nordeste precisam ver com os próprios olhos.

O acesso para o Xingó é feito por meio da cidade de Canindé, que está localizada a cerca de 200 km da capital sergipana. O deslocamento pelo rio São Francisco é feito com catamarãs, em um passeio guiado que dura algumas horas e fornece diversas informações importantes sobre o rio e a sua história.

Natal (Rio Grande do Norte)

A capital do Rio Grande do Norte é mundialmente conhecida por suas dunas, uma paisagem bastante peculiar. No entanto, esses belos quilômetros de areia e os passeios de buggy não são a única atração do lugar.

A região também é uma das melhores cidades do nordeste para passear de lancha, além de ser uma ótima opção para pessoas mais jovens, por conta de sua vida noturna agitada. Outro destaque é o Centro de Turismo, área reservada para a preservação cultural da cidade, com lojinhas de artesanato e outras curiosidades sobre Natal.

Maracajaú (Rio Grande do Norte)

Quando falamos sobre piscinas naturais formadas por águas cristalinas e de um azul exuberante, é bastante comum pensarmos em lugares como Bora Bora ou a Polinésia Francesa. No entanto, para desfrutar de paisagens como essa, não é necessário deixar o Brasil.

A região de Maracajaú está localizada a cerca de 70 km da capital potiguar e conta com uma área repleta de parrachos, denominação atribuída aos mares tranquilos e semelhantes a piscinas. Esse é um ótimo destino de viagem tanto para casais quanto para famílias.

Chegamos ao fim de nossa conversa! Como podemos ver, viajar para o nordeste é uma experiência incrível e que funciona perfeitamente para os mais variados tipos de viajantes. Com tantos destinos possíveis, é muito fácil planejar a viagem de seus sonhos!

Para conhecer ainda mais destinos para uma viagem inesquecível, dê uma olhadinha em nosso artigo sobre viagens de inverno! Ele está recheado de informações relevantes sobre passeios na época mais fria do ano. Boa leitura!

Comentários

Deixe um Comentário